Páginas

domingo, 29 de março de 2015

Bota tem cinco desfalques para Copa do Brasil, mas Jefferson retorna


Diego Jardel, Sassá, Pimpão, Mattos e Tássio não viajam para João Pessoa para o jogo contra o Botafogo-PB. Goleiro, por sua vez, tem retorno confirmado




Jefferson chega segunda ao Brasil e viaja com o
Botafogo para a Paraíba (Foto: Reuters)
Não serão poucos os desfalques do Botafogo conta o xará paraibano, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Machucados, Diego Jardel, Sassá, Rodrigo Pimpão, Marcelo Mattos e Tássio não viajam com a delegação nesta segunda-feira para João Pessoa. Por outro lado, René Simões terá o retorno de Jefferson, que se reapresenta após defender a seleção brasileira nas vitórias sobre França e Chile.

Jefferson desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, e à noite segue com o Botafogo para João Pessoa. Quem também não deve ser problema para a partida é o zagueiro Roger Carvalho. Autor do gol alvinegro no clássico contra o Vasco, o jogador sofreu uma pequena torção no pé, mas não preocupa, segundo René Simões.

Em recuperação de uma pancada na coxa, na partida contra o Barra Mansa, na última quarta, Diego Jardel segue em tratamento e não viaja, assim como Rodrigo Pimpão, que perdeu os últimos dois jogos. Recuperado de um estiramento na coxa, Sassá pediu para viajar com o elenco, mas a comissão técnica achou prudente deixar o atleta de fora. Com uma torção no tornozelo, Tássio, que mal conseguiu andar nos minutos finais do clássico contra o Vasco, será desfalque certo. Marcelo Mattos, com dores lombares, está vetado.

O Botafogo se reapresenta no Estádio Nilton Santos, nesta segunda-feira, às 15h30. À noite, o time embarca para João Pessoa, onde enfrentará o Botafogo-PB, na quarta-feira, às 22, no Almeidão. O próximo compromisso no Campeonato Carioca será contra o Madureira, domingo, no Engenhão.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Vasco e Botafogo ficam no empate e esquentam briga pelo G-4 do Carioca


Clubes ficam no 1 a 1 e empatam com o Madureira com 30 pontos, restando duas rodadas para o final da Taça Guanabara. Alvinegro perde liderança para o Flamengo



A briga pelo G-4 do Campeonato Carioca esquentou na reta final da Taça Guanabara. Restando duas rodadas para definir os classificados para a semifinal do estadual, Vasco e Botafogo não passaram de um empate por 1 a 1 na tarde deste domingo, no Maracanã, gols de Gilberto e Roger Carvalho. O Alvinegro perdeu a liderança para o Flamengo, e junto com o Cruz-Maltino ficou igualado com o Madureira com 30 pontos na tabela. A diferença para o Fluminense, o primeiro fora da zona de classificação, ainda pode cair de cinco para dois pontos, caso o Tricolor ganhe a partida que tem contra o Barra mansa, ainda neste final de semana, no Moacyrzão, em Macaé. Panorama que justifica as vaias ouvidas no estádio ao fim do clássico, que teve público de 21.655 pagantes (25.047 presentes) e renda de R$ 694.520,00.

Jhon Cley e Giaretta disputam jogada em um clássico igual no Maracanã (Foto: Mauricio Val/Vipcomm)

O resultado foi ruim para os dois lados, que terminam a rodada empatados. O Botafogo perdeu a liderança, enquanto o Vasco caiu para quarto lugar e viu o Madureira passar à frente com dois gols a mais de saldo. Na próxima rodada, a penúltima da Taça Guanabara, o Alvinegro terá pela frente o Madureira, concorrente direto pelo G-4, no outro domingo, no estádio Nilton Santos, como o clube rebatizou o Engenhão. No mesmo dia, o Cruz-Maltino visitará o Friburguense, ainda sem local e horário definidos.

Enquanto o Vasco ainda acordava para o jogo, o Botafogo vacilou três vezes: Gilberto se enrolou para dominar uma bola livre na área; Gegê errou o passe num contra-ataque três contra dois; e Jobson, do lado da trave, passou da bola no rebote de Jordi. E quem não faz... Quem completa a frase é Gilberto, sempre ele. Recebeu um bolão de Madson, ganhou de Roger Carvalho na corrida e tocou na saída de Renan para abrir o placar. Mas o Cruz-Maltino não soube explorar os contra-ataques no tempo em que esteve em vantagem. E a segunda melhor defesa do campeonato permitiu a Roger Carvalho se redimir na etapa final, contando com o mal posicionamento do goleiro vascaíno e a bobeada de Guiñazu, que saio da trajetória da bola na cabeçada do defensor. Não passou disso, para revolta das torcidas, que vaiaram no fim.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE

Tudo ou nada: Vasco e Bota duelam por topo, mas revés significará 4º lugar


Após vitórias de Flamengo e Madureira, no sábado, times entram em campo pressionados por um bom resultado. Clássico começa às 16h, no Maracanã





Vasco e Botafogo entram em campo pressionados, neste domingo, às 16h, no Maracanã. As vitórias de Flamengo e Madureira neste sábado mexeram com a tabela, e os dois clubes caíram duas posições na classificação. Um triunfo no clássico pode significar a liderança, enquanto a derrota deixará o perdedor na quarta colocação. O Alvinegro, que iniciou a rodada na ponta, precisa vencer por dois gols de diferença para retornar ao topo. O time de São Januário, por sua vez, só assume a primeira colocação em caso de uma goleada por quatro ou mais gols de vantagem.

Melhor defesa do campeonato ao lado do Madureira - seis gols sofridos em 12 jogos -, o Vasco aposta no equilíbrio dos setores do time com o retorno da base titular, que liderou o Carioca por três rodadas. A equipe não terá Luan, que chegou a ser confirmado por Doriva, mas fica fora de sua terceira partida seguida - Flamengo, Boavista e Botafogo.

Doriva e René Simões assumiram neste ano e comandam as reformulações de seus respectivos elencos (Foto: Editoria de Arte)
O técnico Doriva calcula que uma vitória a mais garante a classificação e significa ainda metade do caminho para terminar a Taça Guanabara em primeiro lugar. O que, consequentemente, daria a vantagem ao Vasco nas semifinais e finais do estadual.

- Uma vitória nos daria um grande passo em direção à classificação e nos credenciaria a buscar esse primeiro objetivo, que é o título dessa primeira parte da competição. E também entrar com a vantagem. Tem muitos pontos a serem ganhos nessa vitória. Pés no chão, mesma vontade e determinação para conseguirmos a vitória - disse o treinador do Vasco.

O Botafogo vê no clássico não somente a oportunidade de retomar a liderança, mas também a chance de apagar qualquer foco de crise no clube. Após o empate contra o Barra Mansa, na última rodada, o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano, fez duras críticas ao time e foi retirado do vestiário por René Simões. Uma reunião na última sexta-feira ajustou os ponteiros, mas uma vitória no clássico é fundamental para que não sobrem resquícios da polêmica.

- O Vasco é um adversário difícil, que vem bem. É um time que marca muito. O Doriva também está muito bem. É um cara que gosto muito. É um treinador novo, que me chama de senhor, professor e descubro que estou ficando velho. É legal ver o sucesso dele. Será um grande jogo - destacou René Simões.

O árbitro Grazianni Maciel Rocha apita o clássico, auxiliado por Michael Correia e Diogo Carvalho Silva. A TV Globo exibe a partida ao vivo para RJ, ES, TO, SE, PB, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere exibe para todo o Brasil através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances e cobertura interativa nas páginas dos clubes.




Vasco: Doriva repete a formação tática do time do Vasco, com o retorno de cinco titulares, que não atuaram contra o Boavista. Jordi, Madson, Anderson Salles, Rodrigo, Christiano; Serginho, Guiñazu, Julio dos Santos e Jhon Cley; Yago e Gilberto.

Botafogo: René Simões fechou o treino na véspera e faz mistério. Andreazzi e Diérson disputam a vaga de Marcelo Mattos, suspenso. Gilberto e Diego Jardel são dúvidas. Luis Ricardo e Gegê, respectivamente, despontam como prováveis substitutos. Renan, Gilberto (Luis Ricardo), Roger Carvalho, Renan Fonseca, Carleto; Andreazzi (Diérson), Willian Arão, Geggê (Diego Jardel), Tomas; Jobson e Bill.




Vasco: Martín Silva defende a seleção uruguaia. Luan foi poupado pela comissão técnica. Dagoberto, com edema no pé direito, Marcinho, em tratamento na coxa esquerda, estão fora por lesão. Jean Patrick, ainda em recuperação de fratura no tornozelo, e Emanuel Biancucchi, não estão inscritos.

Botafogo: Jefferson está com a Seleção, enquanto Sassá e Rodrigo Pimpão seguem lesionados. Marcelo Mattos e Fernandes estão suspensos. Diego Jardel, com dores na coxa, e Gilberto, com uma leve torção no tornozelo, podem ser desfalques.



Vasco: Lorran, Luan e Marcinho.

Botafogo: Diego Jardel e Sassá.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

De patinho feio a cisne: Botafogo supera desconfiança e briga na ponta


Depois de conviver com incertezas no início do ano, elenco consegue sequência de bons resultados, lidera boa parte do Carioca e está na disputa pela Taça Guanabara




A reapresentação do Botafogo, no início da temporada, foi cercada por desconfiança. O rebaixamento para a Série B e as contratações de 13 jogadores de pouco impacto deixaram um clima de incertezas quanto ao desempenho do time neste início de ano.

Com a bola rolando, no entanto, o Botafogo surpreendeu. Outrora apontado como quarta força do futebol carioca neste início de temporada, o Alvinegro engatou bons resultados, liderou boa parte do Estadual e chega ao clássico contra o Vasco, neste domingo, na briga pela liderança. Uma vitória no Maracanã por dois gols de diferença recoloca o time de René Simões no topo da tabela. A boa campanha surpreende até mesmo dentro do clube.

- Claro que é uma surpresa. O Botafogo é o único dos quatro que nunca saiu da zona de classificação. É lógico que nós sonhávamos com isso, mas não imaginava chegar à 13ª rodada na liderança do Carioca (o time iniciou o fim de semana na ponta, antes das vitória de Flamengo e Madureira, neste sábado). 
 
Vitória no clássico contra o Flamengo foi um dos pontos altos da campanha do Botafogo até o momento (Foto: Marcio Mercante/O Dia/Agência Estado)
Um dos 13 reforços que chegaram em janeiro, Carleto revelou que a motivação do grupo é um dos segredos do sucesso e destacou que a sequência de bons resultados trouxe mais confiança ao elenco.

- Lá atrás ninguém, há três meses, ninguém falava em título. Agora todos falam. Encaramos todos os jogos como uma final. Se vencermos o Vasco, vamos ficar um pouco mais próximos do título da Taça Guanabara. É mais um motivo para entrarmos motivados – frisou o lateral.

Queda de rendimento

René admite que bom início de ano surpreender
até o Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Nas últimas rodadas, no entanto, o rendimento do Botafogo caiu. O time sofreu para vencer a Cabofriense por 1 a 0, no último domingo, e empatou com o Barra Mansa, na quarta, após ser dominado em boa parte do segundo tempo. Na opinião do zagueiro Roger Carvalho, nenhum time carioca conseguiu uma grande sequência de boas atuações na competição.

- Isso não acontece só com o Botafogo. Outros grandes também fizeram partidas ruins e ganharam ou perderam pontos. Os adversários também têm méritos.

Com 29 pontos, o Botafogo caiu para a terceira colocação, após as vitórias de Flamengo e Madureira. O GloboEsporte.com acompanha a partida entre Vasco e Botafogo, às 16h, em Tempo Real.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE