Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

Em jogo de tempos distintos, Fla e Bota empatam na final da Taça GB


Equipes decidem título no próximo sábado, às 15h, na Gávea, e Rubro-Negro necessita apenas de um empate para conquistar o caneco




A decisão sub-20 começou neste sábado (Foto: Chandy Teixeira)
Botafogo e Flamengo empataram em 2 a 2 no primeiro jogo da decisão da Taça Guanabara Sub-20, disputado neste sábado, no Engenhão. Após uma etapa inicial muito fraca, rubro-negros e alvinegros protagonizaram um segundo tempo eletrizante. Lima e Vinícius Tanque anotaram para o Glorioso, enquanto Cafú e Thiago Santos marcaram os gols do Fla.

A exemplo do que ocorre na decisão entre os profissionais, o melhor colocado na Taça Guanabara antes das fases de mata-mata tem a vantagem dos dois empates. Assim, o Flamengo joga por um empate no próximo sábado, às 15h, na Gávea, para levantar o caneco. A diferença em relação à categoria principal é que não houve finais da Taça GB, e o critério anteriormente citado será aplicado nas partidas que apontarão o Campeão Carioca. Nos juniores, ainda haverá a disputa da Taça Rio, que indicará o outro finalista da competição;

Disposição os times mostraram desde o início do jogo. Mas o primeiro tempo não reservou grandes emoções aos espectadores que compareceram ao Nilton Santos. O Botafogo levou mais perigo. Lima, Leandro e Tanque movimentavam-se bem, e Moraes animou a torcida alvinegra quando recebeu uma falta quase em cima da linha da grande área - nenhuma jogada de muito perigo, porém. Enquanto isso, o Rubro-Negro apostava na parceria Matheus Sávio e Jajá. Eles, porém, também não conseguiram levar grandes sustos ao adversário.

Se a etapa inicial foi morna, a segunda começou sem tempo para desatenções. Logo aos quatro minutos, Lima subiu por trás da zaga rubro-negra para aproveitar cruzamento da direita e abrir o placar. Os jogadores alvinegros não tiveram muito tempo para comemorar. Cinco minutos depois, o gol de empate do Flamengo - em um lance parecido, mas desta vez da esquerda: Cafú aproveitou a brecha na defesa para deixar tudo igual. O Rubro-Negro cresceu demais na partida, dando muito trabalho a Saulo. Aos 39, conseguiu a virada. Thiago Santos, aproveitando-se de falha infantil de Emerson, marcou. Já nos acréscimos, quando tudo se encaminhava para a vitória flamenguista, Vinícius Tanque fez jus ao apelido e, como um autêntico centroavante, subiu mais que todos para empatar e dar números finais ao duelo.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE
R

Meia Diney, do América, e volante Fillipe Soutto, que pertence ao Atlético, podem ir para Botafogo


Clube carioca estuda a possibilidade de contratar jogadores para a disputa da Série B




Sem muito espaço no América, Diney pode acertar com o Botafogo para a disputa da Série B do Brasileiro

Sem espaço no grupo do América, o meia-atacante Diney pode ser emprestado ao Botafogo para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Fontes ligadas ao clube e ao próprio jogador disseram à reportagem doSuperesportes que há boas chances de o atleta seguir rumo a General Severiano nas próximas semanas.

O Coelho não vê problema em abrir mão de Diney, que disputou somente três jogos na temporada 2015, sendo um na condição de titular. No ano passado, o atleta fez 11 apresentações, marcou um gol e deu uma assistência. Quando conquistou a titularidade, no returno da Série B de 2014, Diney sofreu uma lesão muscular na coxa e acabou voltando à reserva.

Como contratou vários jogadores para a posição antes da Série B, o América está disposto a abrir mão de compensação financeira para liberar Diney. O Botafogo, por sua vez, arcaria somente com os salários do atleta.

Fillipe Soutto também pode ir para o Botafogo
No ano passado, Ponte Preta e Chapecoense cogitaram contratar Diney, mas a diretoria do América, em ambas as ocasiões, exigiu o pagamento de uma multa para liberá-lo.

Fillipe Soutto


Outro atleta nos planos do Alvinegro é o volante Fillipe Soutto, que pertence ao Atlético e está emprestado ao Náutico. De acordo com informação divulgada nessa sexta-feira pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, os dois clubes dividiriam os vencimentos do jogador de 24 anos.

No Náutico, Soutto foi titular em 17 oportunidades e marcou um gol. Ele disputou cinco partidas na Copa Nordeste, uma na Copa do Brasil, duas na Supercopa do Maranhão e nove no Campeonato Pernambucano.

Em dia de treino fechado, Bill vai a campo mas segue como dúvida


Jobson é mais uma vez liberado de treinamento, e Gilberto diz que atividade sem presença da imprensa é importante



Numa estratégia até então inutilizada ao longo de toda a atual temporada, o Botafogo realizou um treino fechado na manhã deste sábado, no Estádio Nilton Santos. Até então, a comissão técnica havia fechado somente a primeira parte do treino, mas na véspera da primeira partida da final contra o Vasco, a imprensa não teve acesso a qualquer imagem da atividade comandada por René Simões. O centroavante Bill foi a campo e está relacionado para a concentração, mas, como ainda se recupera de uma torção no tornozelo, segue como dúvida.

Treino Botafogo Bill (Foto: Igor Rodrigues)

Jobson foi novamente liberado do treino neste sábado. O atacante, que está suspenso preventivamente por acusação de ter se recusado a fazer exame antidoping quando defendia a o Al Ittihad, da Arábia Saudita, continua preservado pelo Botafogo. Rodrigo Pimpão será mantido ao lado de Bill. Caso o camisa 9 não tenha condição, Henrique aparece como um dos candidatos, assim como Sassá.

Ao longo da semana, René Simões não fez mistério para montar a equipe que enfrenta o Vasco. O time base foi Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Gegê; Rodrigo Pimpão e Henrique. Neste sábado, a opção foi por um treino totalmente fechado à imprensa, o qual o lateral-direito Gilberto considerou válido.

- Na véspera do jogo não pode desgastar muito, mas é preciso fazer coisas importantes para lembrar na hora. Antes de clássico é um costume fechar o treino. Tem a sua importância, porque trabalhamos algumas coisas que precisam ser feitas no jogo - disse.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Taça Guanabara Sub-20: Bota e Fla começam decisão com desfile de joias



Sem Douglas Baggio, Rubro-Negro aposta suas fichas em Matheus Sávio e Jorge. Alvinegro conta com os gols de Vinicius Tanque e poder de marcação de Dierson



Times de melhor campanha no Campeonato Carioca Sub-20, Flamengo e Botafogo começam neste sábado, às 17h, a decidir a Taça Guanabara, no Engenhão. Apesar de valer o título do primeiro turno do estadual da categoria e de quebra em cima de um arquirrival, a disputa pelo caneco na base acaba ficando em segundo plano para o interesse na formação e teste das promessas. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real

Os dois times entram em campo recheado de jogadores que já tiveram oportunidades no elenco principal, alguns com certo destaque: caso de Matheus Sávio e Dierson. Entretanto, uma das maiores atrações encontra-se lesionada: Douglas Baggio, artilheiro da competição com 16 gols, está fora com um problema no tornozelo direito.

Atento às promessas, o GloboEsporte.com destaca as joias que merecem olho vivo:

JORGE, LATERAL-ESQUERDO

Jorge foi utilizado uma vez na equipe principal no
 ano passado (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
O único entre os participantes da final que foi recentemente convocado para a Seleção de base. Lateral-esquerdo de 19 anos, Jorge aparece como um jogador com bom poder de apoio e conclusão. Prova disso são os os quatro gols marcados pelo jogador neste estadual. Foram três contra o Boavista, na primeira fase, e o gol de empate na segunda partida de semifinal contra o Vasco.

Jorge foi relacionado em algumas oportunidades para o time principal. Entretanto, foi utilizado apenas uma vez, no Carioca do ano passado no empate contra o Bangu. Na ocasião, o lateral entrou na segunda etapa.

VINICIUS TANQUE, ATACANTE
Vinicius Tanque é o vice-artilheiro do Carioca
Sub-20 com 16 gols (Foto: Divulgação)
Ninguém marcou mais gols no Botafogo do que o atacante de 20 anos. Tanque é o vice-artilheiro do Campeonato Carioca Sub-20, com 15 gols - o líder é Douglas Baggio, do Flamengo, que tem 16. Com porte físico avantajado, o atacante faz deste quesito seu principal trunfo dentro de campo.

Promessa das categorias de base do Glorioso, o jogador teve apenas uma chance na equipe profissional até então: foi relacionado para a partida contra o Goiás, no Campeonato Brasileiro do ano passado, mas sequer entrou em campo. Neste sábado, é a principal esperança de gols do time do técnico Maurício de Souza.

MATHEUS SÁVIO, MEIO-CAMPO
Matheus Sávio fez quatro gols no profissional este
 ano, inclusive contra o Flu (Foto: André Durão)
Este jovem meio-campo tem apenas 18 anos e é tratado como um joia dentro do Flamengo. Na torcida também. Tanto que um grupo intitulado "Flamengo da Nação" ajudou a comprar parte dos direitos federativos do atleta.

Veloz e habilidoso, Matheus Sávio tem sido utilizado na equipe principal, onde já marcou três vezes em cinco jogos neste ano. Um deles, inclusive, na vitória contra o Fluminense. No Carioca Sub-20 divide a criação ao lado do também badalado Jajá. Marcou outros três gols pelo estadual da categoria de base. Antes disso, o meio-campo já havia sido o grande nome da equipe na conquista do Torneio Otávio Pinto Guimarães no ano passado.




DIERSON, VOLANTE

Dierson já é conhecido da torcida
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
O volante de 19 anos é bem conhecido pela torcida botafoguense. Com a chegada de Renê Simões, ele passou a figurar na equipe profissional e fez sua estreia no Campeonato Carioca deste ano, na vitória sobre o Tigres. O menino também atuou no jogo seguinte, contra o Resende, e foi relacionado para outras quatro partidas.

No Campeonato Carioca Sub-20, Dierson marcou apenas um gol. Porém, o volante se destaca em campo pela entrega na marcação e também na qualidade do passe.

ATAQUE X DEFESA

O Flamengo aparece com a melhor campanha e é o único invicto na competição até o momento. Foram 10 vitórias e quatro empates em 14 jogos. O Rubro-Negro tem também o ataque mais positivo do torneio com 46 gols. Porém, é justamente neste setor que o time tem o seu maior desfalque para a partida: o atacante Douglas Baggio não joga por conta de uma lesão.

- O grande objetivo da base é formar o atleta para o profissional. Uma final envolve muitas variáveis que somente aquele momento dará ao atleta e irá contribuir na sua formação. Até agora, na minha opinião, conseguimos ser competitivos e também apresentando um bom nível de jogo. Estamos querendo manter essa filosofia também nesses dois jogos. Entendo que, dessa forma, estaremos mais perto do que queremos. Jogar bem irá nos aproximar desse objetivo - afirmou o técnico do Flamengo, Zé Ricardo, que recentemente rejeitou um convite para a Seleção Sub-15 para permanecer no comando da equipe.

O Botafogo fez a segunda melhor campanha na fase de grupos. E, se o adversário tem o melhor ataque, o Alvinegro tem a defesa menos vazada da competição: apenas oito gols sofridos. O técnico Maurício de Souza tem dois desfalques para a partida. Suspensos por terem sido expulsos na partida de semifinal contra o Fluminense, o lateral-direito Diego e o atacante Luiz Henrique não jogam. Entram, respectivamente, Erick e Leandro.

- Acho que o mais importante é o clube ter filosofia na maneira de jogar, construir a maneira de jogar. E, dentro desta maneira de jogar, buscar ganhar títulos. Claro, existem as variações, tudo pode acontecer durante a partida. Mas o mais importante, na minha opinião, sem dúvidas é a filosofia de jogo. E que siga o padrão do clube. Dentro da filosofia, temos que buscar ganhar. Acho que não precisa dissociar a formação da vitória. Você pode formar e vencer - disse o técnico Maurício de Souza.

Por Tébaro Schmidt e Chandy Teixeira Rio de Janeiro, RJ/GE