Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Botafogo encaminha pedido de expulsão de Maurício Assumpção


Documento entregue por Conselho Diretor em reunião de última terça-feira solicita a exclusão de ex-presidente do quadro de sócios por improbidade administrativa




Maurício Assumpção sofre processo administrativo
dentro do Botafogo (Foto: Satiro Sodré)
Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Botafogo, na noite da última terça-feira, o Conselho Diretor entregou formalmente um pedido de expulsão de Maurício Assumpção do quadro de sócios. No documento há acusações de improbidade administrativa, favorecimento a amigos e empréstimo sem destino especificado, entre outros.

O documento foi entregue para apreciação da Junta de Julgamento e Recursos, que vai decidir o futuro do Maurício Assumpção no clube. Em 2010, o ex-presidente Bebeto de Freitas também sofreu processo de exclusão e chegou a ter, em primeira instância, cassado o título do sócio emérito. Menos de 20 dias depois, no entanto, acabou absolvido após recurso por maioria de votos dos conselheiros à época.

Por ser sócio emérito, Bebeto de Freitas teve direito a se defender no Conselho Deliberativo. Mas como Assumpção é sócio proprietário, o procedimento pode ocorrer de forma diferente.

– O estatuto prevê recurso no Conselho Deliberativo somente quando se trata de sócio emérito, benemérito ou em exercício de algum cargo. Em tese, eu diria que o Maurício Assumpção terá a oportunidade de se defender somente na Junta. Mas por se tratar de um caso mais grave, pode ir ao Conselho – explicou Jorge Aurélio Domingues, presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo.

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, Maurício Assumpção afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Em novembro do ano passado veio à tona a notícia que o Alvinegro buscou um empréstimo de R$ 3 milhões junto a empresários de São Paulo. A comissão de 10% pela transação foi repassada a um advogado que disse ter ligações com o ex-gerente de futebol Sidnei Loureiro. Em resposta oficial ao Globoesporte.com, o Botafogo então negou conhecer esse intermediário – apesar de ele constar em contrato como indicado pelo clube.

Não está descartada a possibilidade de o Botafogo levar as acusações contra Maurício Assumpção à esfera criminal. Mas para isso o clube pretende aguardar o parecer de uma auditoria externa, que, segundo a diretoria, ainda não foi contratada por falta de recursos financeiros. Internamente, comenta-se que o ex-diretor executivo Sérgio Landau e o ex-vice de futebol e financeiro Chico Fonseca podem ser os próximos a sofrer processos de exclusão do quadro de sócios.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Irritado, René dá bronca em titulares; Henrique é destaque em coletivo


Em atividade na manhã desta quarta, no Estádio Nilton Santos, atacante marca dois gols e arranca aplausos dos companheiros. Treinador eleva o tom e cobra jogadores




René conversa com jogadores após o treino
(Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)
No primeiro contato com bola na semana, os jogadores do Botafogo tiveram uma manhã de treinos intensa, nesta quarta-feira, no campo anexo do Estádio Nilton Santos. Na atividade, o técnico René Simões comandou um coletivo e repetiu a equipe que iniciou a partida o Paysandu, no último sábado, em Belém. No fim do treino, irritado com a atuação do time principal, o treinador elevou o tom e cobrou seus atletas.

- Acontece. Começamos o treino meio devagar, e o professor (René) procurou nos motivar. Mas como não melhorarmos, conversamos no fim. Essa cobrança é normal. Temos que aceitar. Até porque se não abrimos os olhos para sábado, teremos problemas. Todos se cobram, todos se ajudam – disse o lateral Gilberto, após a atividade.

O destaque do treino foi Henrique, que marcou os dois gols da vitória da equipe reserva por 2 a 1. O primeiro deles arrancou aplausos dos companheiros, em lance em que o atacante encobriu o goleiro Jefferson em chute de fora da área. No fim, Carleto descontou para os titulares.

Os titulares treinaram com Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto; Marcelo Mattos; Willian Arão, Fernandes, Diego Jardel; Rodrigo Pimpão e Bill. O time reserva, por sua vez, foi escalado com Renan, Luis Ricardo, Emerson, Pedro Rosa, Jean; Aírton, Camacho, Daniel Carvalho, Gegê; Sassá e Henrique. Após o coletivo, René Simões conversou por cerca de 15 minutos com os titulares no centro do campo.

Tomas Bastos e Alisson foram poupados, realizaram um trabalho à parte na academia, mas não preocupam para a partida de sábado, contra o CRB. A dupla deve reaparecer em campo no treino desta terça-feira.

Integrados ao elenco profissional, o zagueiro Emerson e o atacante Vinícius “Tanque” treinaram com o grupo. Em fase final de recuperação, o meia Elvis e o zagueiro Roger Carvalho foram a campo, mas realizaram um trabalho à parte com o preparador físico Emílio Faro.

O Botafogo volta a treinar na tarde desta quinta-feira. No sábado, o time vai a campo contra o CRB, às 16h30, no Estádio Nilton Santos, pela 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE