Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Menos vazada, defesa do Bota divide mérito: “Sucesso começa lá na frente”


Em 28 partidas no ano, time sofreu 17 gols: média de 0,6 por jogo. Ao lado do Náutico, clube carioca é o menos vazado da Série B, com um gol sofrido em quatro rodadas





Entra jogador, sai jogador, e a defesa do Botafogo continua sofrendo poucos gols na temporada. Na Taça Guanabara, o time foi, ao lado do Flamengo, a equipe menos vazada, com nove gols sofridos em 15 jogos. Na Série B não é diferente. Nas primeiras quatro rodadas, o Alvinegro sofreu apenas um gol, na goleada por 4 a 1 sobre o CRB. Ao lado do Náutico, o Botafogo é quem menos sofreu gols na competição.

A temporada começou com Renan Fonseca e Roger Carvalho formando a dupla de zaga titular, mas ao longo do ano Alisson, Emerson e Diego Giaretta tiveram chances. Hoje, Giaretta é quem joga ao lado de Renan Fonseca. Para o zaguiro, que também já atuou como volante, o segredo do sucesso está em todo o time, e não apenas nos zagueiros. 

Diego Giaretta marcou dois gols nos últimos três jogos do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)

- Quando falamos em defesa, já pensam logo nos zagueiros. Mas sabemos que o posicionamento dos nossos meias e atacantes tem nos ajudado muito lá atrás. O René exige sacrifico dos nossos pontas e atacantes. Seja o Bill, o Elvis, o Pimpão, o Sassá... Quem estiver na função tem que ajudar na marcação. Existe essa responsabilidade de anular os laterais e volantes adversários. Nosso sucesso começa lá na frente – destacou Diego Giaretta.

Giaretta ainda exaltou o desempenho dos volantes titulares do Botafogo. Para ele, Marcelo Mattos e Willian Arão são dois dos principais responsáveis pelo fato de o time sofrer poucos gols.

- Os dois ajudam muito na marcação à nossa frente. Aí fica mais fácil para os zagueiros. Já passei em outros clubes e sofria com isso. Era bem complicado – brincou o zagueiro.

Em 28 jogos, o Botafogo sofreu 17 gols na temporada. A média é de 0,6 gol sofrido por partida.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

"Melhor reserva do Brasil": Renan reassume gol do Bota sem Jefferson


Com o titular a serviço da seleção brasileira durante a Copa América, goleiro terá novas oportunidades em junho. Na temporada, ele disputou 11 jogos e agradou




A convocação de Jefferson para a Copa América vai abrir brecha, mais uma vez, para Renan no gol do Botafogo. Caso a seleção brasileira chegue à decisão, em 4 de julho, o goleiro reserva assumirá a posição por pelo menos seis rodadas na Série B. Neste sábado, contra o Vitória, o camisa 1 fez sua última partida antes de se apresentar ao técnico Dunga.

Nada, no entanto, que preocupe o clube carioca. Por conta de amistosos da Seleção e de uma lesão no joelho direito de Jefferson, Renan foi titular em 11 jogos na temporada. Em alguns deles, o goleiro foi muito bem, especialmente contra a Cabofriense e no jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Fluminense.

- Não homenageamos o Jefferson após o jogo. Homenageamos o Renan. Falamos com ele no vestiário após a partida contra o Vitória. O Diego Jardel até brincou: "É o melhor reserva do Brasil". Fico muito feliz por ter recuperado esse jogador - disse o técnico René Simões.

Renan volta ao time titular do Botafogo na próxima terça, contra o Paraná (Foto: Vitor Silva / SS Press)

Apontado por René como criador do slogan “melhor reserva do Brasil”, Diego Jardel deu o crédito aos torcedores, mas reiterou que Renan conta com a confiança de todo o elenco do Botafogo.

- É uma brincadeira que começou com os torcedores, em um treino. Aí começamos a brincar no vestiário que o Renan era o melhor reserva do Brasil. O René gostou e pegou. O Renan é um cara que dispensa comentários, estamos muito bem servidos de goleiros. O Jefferson vai fazer falta, mas estamos muito felizes por ele estar na seleção brasileira. Temos total confiança no Renan, que já mostrou a capacidade que tem – elogiou Diego Jardel.

Após um ano de 2014 difícil, quando perdeu espaço com Vagner Mancini e passou a ser o quarto goleiro do Botafogo, Renan deu a volta por cima. Ele brilhou com grandes defesas em sua primeira oportunidade, contra a Cabofriense, e foi o herói da classificação para a decisão do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. Na ocasião, na disputa por pênaltis, Renan defendeu duas cobranças e ainda converteu a decisiva, que colocou o Botafogo na final contra o Vasco.

A nova sequência de Renan começa nesta terça-feira, diante do Paraná, em Curitiba. Com dez pontos, o Botafogo está na vice-liderança da Série B, atrás do Bahia no saldo de gols. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Daniel Carvalho deve ficar no banco de reservas do Botafogo contra o Paraná


Meia diz que se sente bem, mas técnico comenta que jogador deve ficar entre os suplentes



Daniel Carvalho foi substituído no segundo tempo do jogo
 contra o Vitória (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
O técnico René Simões deixou claro que deve fazer, pelo menos, uma mudança no time titular do Botafogo para o duelo contra o Paraná, nesta terça-feira, no Estádio Durival Britto. O treinador alvinegro deu a entender que não vai escalar Daniel Carvalho entre os titulares por causa do desgaste físico do atleta no jogo de sábado, contra o Vitória, no Nilton Santos.

– Não sei se o Daniel Carvalho poderá começar jogando contra o Paraná. Acho que foi um equívoco escalá-lo contra o Atlético-GO, porque ele estava gripado. Não devo cometer este equívoco de novo – disse o treinador.

Dessa forma, Diego Jardel e Camacho disputam uma vaga na equipe titular. O primeiro teve boa atuação nos minutos em que esteve em campo contra o Rubro-Negro Baiano e quase fez um gol.

Por outro lado, Daniel Carvalho se colocou à disposição para ajudar, independentemente de começar jogandou ou não.

- Vou estar sempre à disposição, mas o René sempre vai fazer o melhor para o grupo. Estou aqui para ajudar. Se tiver de ficar fora, vou ajudar e colaborar, independentemente de entrar no início ou no meio do jogo - comentou.


Paulo Victor Reis - LANCENET! 

Após conversa com René, Gilberto celebra 'melhor atuação no ano'


Lateral revela que teve bate-papo com o treinador alvinegro na semana passada



Gilberto, à esquerda, em ação contra o Vitória
(Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
O lateral-direito Gilberto teve boa atuação no triunfo de 2 a 0 sobre o Vitória, sábado, no Estádio Nilton Santos. O jogador revelou que teve uma conversa com o técnico René Simões dias antes da partida, para voltar a se destacar.

– O professor René conversou muito comigo nesta semana. Ele disse que gostaria que eu fizesse uma partida como no Carioca, quando fui muito bem. Ele me deu muita liberdade e confiança para este jogo. Consegui fazer do jeito que ele queria. Depois da partida, ele me elogiou. Agora é manter a sequência de bons jogos – disse o camisa 4.

O Botafogo de Gilberto volta a campo nesta terça-feira, quando enfrenta o Paraná, pela quinta rodada da Série B, no Estádio Durival Britto.

Paulo Victor Reis - LANCENET!