Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Gomes vê reservas do Bota vencerem Duque de Caxias em jogo-treino


Há menos de uma semana no clube, treinador aproveita atividade para observar elenco alvinegro. Lulinha sofre entorse no tornozelo e será examinado nesta quarta




Há menos de uma semana no comando do Botafogo, Ricardo Gomes teve, na tarde desta terça-feira, a oportunidade de observar mais de perto o elenco que tem em mãos. Em jogo-treino no Estádio Nilton Santos, sem a presença dos titulares, o Alvinegro venceu por 2 a 0 o Duque de Caxias, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. Tomas Bastos e Allyson marcaram os gols do jogo. O primeiro ainda não teve chances desde a saída de René Simões.


Ricardo Gomes assiste ao jogo-treino contra o Duque de Caxias (Foto: Marcelo Baltar)

O time foi diferente, mas os problemas, parecidos. Assim como a equipe principal, que marcou apenas dois gols nos últimos sete jogos, a equipe reserva encontrou dificuldades para criar, mas chegou à vitória em cobrança de falta da entrada da área de Tomas Bastos. De positivo, a boa movimentação do atacante Álvaro Navarro. Apesar de não finalizar a gol, o uruguaio fez bem o papel de pivô, teve participação importante nos principais ataques alvinegros e mostrou que sabe sair da área para buscar o jogo.


O Botafogo disputou a atividade com Renan (Hélton Leite), Emerson, Roger Carvalho, Alisson, Pedro Rosa; Serginho (Bazallo), Rodrigo Lindoso (Camacho), Daniel Carvalho (Fernandes), Gegê (Tomas Bastos); Lulinha (Vinícius Tanque) e Álvaro Navarro (ChangBao).

Lulinha saiu de campo mancando
(Foto: Marcelo Baltar)
O jogo-treino foi proveitoso para alguns jogadores, mas nem todos tem o que comemorar. Lulinha, por exemplo, levou uma pior em dividida e deixou a partida mancando. Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e iniciou tratamento com gelo no tornozelo logo após deixar a atividade. Ele será examinado nesta quarta-feira.


Ricardo Gomes acompanhou todo o treino do banco de reservas. À beira do gramado, que passava instruções para a equipe era o auxiliar Jair Ventura. Pela manhã, Ricardo comandou uma atividade com os jogadores que iniciaram a partida contra o Luverdense, além de Neilton. O foco foram as finalizações. Com o elenco completo, o time volta a treinar na tarde desta quarta-feira.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Com boas recordações do Botafogo, Loco Abreu confia no acesso para a primeira divisão


Hoje no Nacional-URU, uruguaio acompanha a saga alvinegra na Série B


Crédito: Flickr do Botafogo


Uma história de amor que durou pouco mais de dois anos, mas até hoje, apesar da distância física, guarda boas lembranças e um sonho. Este é o cenário da relação entre Sebastián Abreu, mais conhecido como El Loco, ou Loco Abreu, e o Botafogo de Futebol e Regatas. O uruguaio, hoje com 38 anos e vestindo a camisa do Nacional-URU, ficou marcado no time de General Severiano após ser protagonista no título carioca de 2010, com direito a gol com cavadinha, encerrando uma série de três vices-campeonatos para o Flamengo. Em entrevista exclusiva para a Super Rádio TUPI, o atacante revelou que tem acompanhado a campanha do time na Série B. Apesar de reconhecer as dificuldades da competição, a confiança no retorno para a elite do futebol nacional é total.


“Estou acompanhando. a gente sabe que o Botafogo tem obrigação de subir rápido para a série A, mas o torcedor também quer que o time jogue bem, além de ganhar. A gente sabe que a Série B é difícil, tem times que jogam muito bem e fazem uma estratégia complicada jogando em casa. Mas o torcedor tem que estar junto do time para que o Botafogo retorne à Série A, que é para onde tem que ir. É um torneio difícil. Mas, sinceramente, o jogador que está no Botafogo tem que saber que independente das dificuldades, tem que jogar bem e ganhar. A obrigação do time grande é essa: ser protagonista da competição e voltar para a Série A. Este tem que ser o único objetivo do clube para este segundo semestre.”, analisou.


Depois de passar pelo Botafogo, Loco Abreu passou por clubes como Figueirense, Rosário Central-ARG, Aucas-EQU e hoje veste a camisa do Nacional-URU, atual campeão uruguaio, clube pelo qual sempre admitiu ser torcedor de infância. Mesmo assim, o atacante garante que mantém contato com pessoas do clube de General Severiano e reforça a ligação que criou com o alvinegro.


“Ainda mantenho contato com o pessoal lá do Botafogo e mantenho o carinho. Estive com o Jefferson lá na Copa América e ainda nos falamos por WhatsApp. Também tem um cara que deu demonstrações de muito carinho para mim, que é o (Antônio Carlos) Mantuano, hoje na diretoria do clube. Então eu continuo ligado com o Botafogo, porque eu sou torcedor do clube tenho um carinho muito grande.”, destacou.


Em sua passagem de Loco Abreu pelo Botafogo disputou 105 jogos e marcou 62 gols. O uruguaio sempre deixou claro que planeja um retorno ao clube carioca e reforçou que ainda mantém viva a esperança de voltar a vestir a camisa gloriosa.


“Estou jogando muito. A idade não importa, deve-se saber se está jogando bem ou mal. Hoje estou em um clube que tenho muito carinho, que é o Nacional-URU, mas ainda tenho o sonho de poder voltar. Sempre falei isso. Enquanto continuar jogando futebol em alto nível, o sonho de voltar permanece. Não sei se isso será possível, mas a última esperança é sonhar. Por enquanto estou ligado fortemente no Nacional-URU, mas a esperança de voltar sempre está na minha mente.”, frisou o atacante.


Depois de Loco Abreu, alguns uruguaios vestiram a camisa do Botafogo. Lodeiro, Arévalo Rios, Mario Risso e, atualmente no elenco, o volante Gonzalo Bazallo e o atacante Álvaro Navarro. O eterno camisa 13 da Seleção uruguaia elogiou os atuais reforços alvinegros, destacando que podem ser importantes para a sequência da temporada.


"Eles podem ajudar o Botafogo sim. Um é um meia de muita marcação e pegada, outro é um centro avante, que precisará de companhia, para ser positivo para o time. Mas são jogadores que tem muita fome de triunfar no futebol brasileiro.", avaliou o camisa 13.

Confira na íntegra outros trechos da entrevista exclusiva.

CONTATO COM O TORCEDOR DO BOTAFOGO

“Eu consegui viajar para a Copa do Mundo de 2014 e a torcida fez uma homenagem muito linda para mim, fiquei muito emocionado. Na hora que a competição está rolando, a gente continua com essa ligação. Volto a dizer, ainda que eu continue jogando futebol, por tudo que passei no Botafogo, passei a ser torcedor e apaixonado pela estrela solitária.”

ESTÁ ABERTO A PROPOSTAS DO BOTAFOGO

“Todo mundo no Botafogo, precisando do Loco Abreu, está livre para entrar em contato. Mas, volto a falar, hoje estou focado em um desafio desportivo muito lindo no Nacional-UR, vamos jogar a Copa Sul-Americana, temos que cuidar do título de campeão uruguaio, mas daqui a uns três ou quatro meses, eles (Botafogo) achando que é um momento para poder voltar, podemos conversar. A paixão pelo clube e o sonho permanecem sempre presentes em mim”

LEMBRANÇAS DO CLUBE DE GENERAL SEVERIANO

“Principal lembrança, obviamente, é conseguir o reconhecimento do torcedor, mesmo sendo um jogador estrangeiro, e ficar na lembrança da torcida para toda a vida. Isso é o melhor que tenho para falar. O agradecimento por me colocarem lá no muro do povo, em frente à Sede, onde está Manga, Nilton Santos, Garrincha, e eu estar entre os ídolos eternos do clube. Isso para mim foi muito importante. Os momentos mais lindos são quando você sai de campo sentindo o que o torcedor quer sentir: identificação e respeito a um clube com muita história. Obviamente que o título (Carioca de 2010) foi muito importante para todos nós daquele grupo, por cortar um jejum de muitos anos sem ganhar, perdendo para o principal rival. É lógico que essa final vai ficar nas nossas lembranças para sempre.”

Por: Thiago Travassos e Thiago Veras/ Rádio Tupi

Jeferson Paulista revela surpresa e questiona Botafogo por afastamento



Meia aponta que diretoria rejeitou uma proposta de empréstimo da Portuguesa, e questiona ausência de oportunidades de atuar no alvinegro: 'Eu queria jogar'




Imagem da Internet
O meia Jeferson Paulista considerou uma surpresa o fato de estar na lista de cinco jogadores afastados do elenco do Botafogo para a sequência da Série B. Nesta terça-feira, o jogador de 23 anos questionou a diretoria do clube carioca, especialmente pela rejeição recente a um empréstimo para a Portuguesa:

- Eles rejeitaram o empréstimo, disseram que contavam comigo, então eu fico sem entender nada. Lá eu poderia estar jogando seria bom para mim e para o Botafogo também, mas não quiseram e agora me afastaram se você parar para pensar você vê que é estranho.

Jefferson Paulista lamentou as poucas oportunidades que teve com a camisa do clube. E questionou o fato de sequer ter chances de atuar sob o comando de Ricardo Gomes:

- Fico triste porque queria jogar, ajudar o Botafogo na Série B, tive paciência para esperar a oportunidade mas ela infelizmente não veio, fiquei no banco algumas poucas vezes mas não entrei, não tive oportunidade de mostrar meu futebol dentro de campo, nem de retribuir o carinho que a torcida tem comigo. Não deram nem a oportunidade do professor Ricardo Gomes me conhecer, conhecer o meu trabalho.

O meia questionou a declaração de René Simões, que afirmou que sua escalação não ocorreu por qualidade técnica, mas por "outros problemas":

- Não tenho problemas. Nem físicos, nem de relacionamentos. Sou um cara tranquilo, sou caseiro, não bebo. Estava sim fazendo um trabalho com o coaching Paulo Serrano mas era sobre não perder o foco, sobre ter paciência e esperar pela oportunidade.

Jeferson Paulista treinará em separado do restante do elenco. Ao lado dele, Cidinho, Milton Raphael, Sidney e Andreazzi foram afastados.


RADAR / LANCEPRESS! - LANCENET!

Presidente do Botafogo explica decisão de colocar quinteto no grupo B


Carlos Eduardo Pereira explicou situação de jogadores que estão fora dos planos da comissão técnica, a princípio



Cidinho em treino do Botafogo
(Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, explicou a decisão do departamento do futebol, de afastar cinco jogadores do elenco principal para o grupo B, formado por atletas não aproveitados pela comissão técnica. O mandatário alvinegro evitou usar a palavra 'afastamento' e contou que Cidinho e Andreazzi vão receber uma atenção especial para melhor entender os problemas com lesões. Já o jovem volante Sidney deve ser emprestado em breve.


- Não há esta situação de afastamento, parece que eles foram alijados. Andreazzi e Cidinho tem sofrido com muitas contusões. Observamos que se eles continuassem no grupo, não conseguiriam um processo de recuperação adequada. Eles dois vão receber uma atenção adequada aos problemas que vêm apresentando. O Sidney está disponível para empréstimo - comentou o mandatário, durante o programa Seleção SporTV.

Assim como René Simões, o presidente do Botafogo deixou no ar a situação do meia Jefferson Paulista, que também foi afastado. De acordo com o ex-treinador do Glorioso, o jogador tem grande potencial, mas também tem um problema extracampo. O mandatário alvinegro não contou qual é o

- Sobre o Jefferson Paulista, esperamos que ele consiga superar alguns problemas - limitou-se a dizer Carlos Eduardo Pereira.

Recentemente, Jefferson Paulista recebeu uma proposta da Portuguesa para deixar o Botafogo, mas o clube carioca não liberou o atleta.

O goleiro Milton Raphael também foi afastado do elenco principal. Ele deve ser negociado com outro clube em breve. No início deste ano, ele defendeu o Sampaio Corrêa-MA.

Leia mais no LANCENET! 

Botafogo é o pior líder da história da série B em pontos corridos


Clube iguala campanha do Avaí de 2006, a pior da história


Por: Redação PLACAR

Botafogo faz campanha não tão boa como líder da série B | Crédito: Vitor Silva/SSPress

O Campeonato Brasileiro da série B, por pontos corridos, existe desde 2006. De lá para cá, após 16 rodadas, apenas um líder fez uma campanha tão pobre quanto a do Botafogo.

O Fogão é o favorito para a conquista da série B em 2015 mas, apesar da liderança, faz uma campanha aquém da grandeza do clube. Após 16 rodadas, o clube conquistou 30 pontos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas. O clube ainda marcou 23 gols e sofreu nove.

A campanha atual do Botafogo só iguala-se à do Avaí, em 2006, no primeiro ano dos pontos corridos na série B. Naquele ano, o clube fez os mesmo 30 pontos que o Fogão, com a mesma campanha, mas com 16 gols a favor e nove contra.

O clube, inclusive, foi a equipe que chegou como líder na 16ª rodada que fez a pior campanha na história desde então. Ao término do torneio, o clube acabou na 13ª colocação.

O Ceará, em 2014, e o Figueirense, em 2010, eram líderes com campanhas não tão boas na 16ª rodada, com 31 pontos. Ambas equipes terminaram sem o título Em 2010, o Figueira foi vice e conseguiu acesso. Contudo, o Ceará, no ano passado, acabou em oitavo.



Em jejum de gols, Bota tenta calibrar pontaria em treino sob forte calor


Ricardo Gomes trabalha setor ofensivo em atividade com titulares na manhã desta terça-feira no Engenhão


Não teve sol forte e temperatura acima dos 30 graus que impedisse um forte trabalho do Botafogo na manhã desta terça-feira. Os principais objetivos do técnico Ricardo Gomes no treino realizado no campo anexo do Estádio Nilton Santos foram ajustar a movimentação ofensiva e calibrar a pontaria.


O Botafogo marcou apenas seis gols em suas últimas seis partidas do Campeonato Brasileiro. O time está há dois jogos sem balançar a rede adversária – também não sofreu gols – e não vence há três rodadas. Após o empate em 0 a 0 com o Luverdense, Ricardo Gomes admitiu pensar em mudanças no setor ofensivo para o jogo contra o Santa Cruz, no próximo sábado.

Ricardo Gomes deu ênfase ao setor ofensivo na atividade desta terça-feira (Foto: Gustavo Rotstein)

Na manhã desta terça-feira apenas o time titular foi a campo. Além dos goleiros Jefferson, Renan e Helton Leite, treinaram Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto, Dierson, Willian Arão, Octávio, Diego Jardel, Sassá, Luis Henrique e Neilton. Os demais vão trabalhar à tarde, num jogo-treino contra o Duque de Caxias.


No treino, Ricardo Gomes optou por um trabalho em campo reduzido, no qual exigiu rápidas decisões para vencer a marcação adversária e chegar ao gol. No fim, os atletas trabalharam as finalizações, tentando ajustar a pontaria para reencontrar a rede rival.


Luis Ricardo foi novamente a campo para seguir com o tratamento de lesão na coxa esquerda. O lateral-direito chegou a fazer uma atividade com bola, mas segue na transição do departamento médico para a preparação física. O clube ainda não dá uma previsão de volta.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Botafogo também aciona Fifa para receber por Caio e Fellipe Bastos


No mesmo dia em que protocolou pedido por recursos da venda de Dória, Alvinegro solicitou reconhecimento de formador de jogadores vendidos para os Emirados



Caio nos tempos de Botafogo: clube tenta receber
 por transferência (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)
Nesta segunda-feira, o Botafogo anunciou ter dado início ao processo judicial junto à Fifa para receber do Olympique de Marselha o dinheiro pela venda do zagueiro Dória, em 2014. E, no mesmo momento, enviou à entidade ofícios para cobrar valores relativos ao direito de formação do volante Fellipe Bastos e do atacante Caio, recentemente negociados por Vasco e Internacional, respectivamente.

De acordo com as regras da Fifa, o clube formador tem direito a 5% do valor da negociação internacional. Assim, o Botafogo espera, por exemplo, receber US$ 350 mil (quase R$ 1,2 milhão) pela venda de Fellipe Bastos do Vasco para o Al Ain, dos Emirados Árabes, e valor semelhante pela transferência de Caio do Internacional para o Al Wasl, do mesmo país.

Fellipe Bastos começou no futsal do Botafogo e ficou até a categoria juvenil. Depois de disputar os Jogos Pan-Americanos de 2007, deixou o clube antes de assinar um contrato profissional. Após testes no PSV, da Holanda, foi contratado pelo Benfica, de Portugal. Em 2011 chegou por empréstimo ao Vasco, que no ano seguinte adquiriu seus direitos em definitivo. Em 2009, depois de outra ação junto à Fifa, o Alvinegro conseguiu receber € 154 mil (cerca de R$ 475 mil de acordo com o câmbio da época) pela transferência do volante para o clube português.

Já o atacante Caio chegou ao Botafogo para defender o time de juniores, em 2009, e no fim do mesmo ano foi promovido aos profissionais. Em 2013, o atacante, hoje com 24 anos, foi vendido ao Internacional, que em julho deste ano o negociou em definitivo com o Al Wasl.

Dinheiro por Pimpão


O Botafogo ainda aguarda para receber os US$ 500 mil (cerca de R$ 1,7 milhão) da multa rescisória pela venda de Rodrigo Pimpão ao Emirates Club, também dos Emirados Árabes. O clube, por enquanto, descarta ação na Fifa, já que os trâmites da transferência ainda não se encerraram.

- O Pimpão ainda não assinou a rescisão, e por isso o Botafogo não enviou os documentos internacionais necessários para concluir a transferência. Como acreditamos que haverá o entendimento com o clube dos Emirados, não será necessária ação junto à Fifa - explicou o vice jurídico do Botafogo, Domingos Fleury.


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Cidinho, Andreazzi e Jeferson Paulista são afastados do elenco do Botafogo


Além deles, goleiro Milton Raphael e volante Sidney passam a treinar no grupo 2 com os demais atletas que estão fora dos planos do clube para a disputa da Série B




Após conviver com problemas médicos,
 Cidinho fica fora do elenco alvinegro
 (Foto: Vitor Silva / SSPress)
A semana do Botafogo começou agitada. Nesta segunda-feira, o clube afastou cinco jogadores de seu elenco principal. Após o treino, no Estádio Nilton Santos, Cidinho, Jeferson Paulista, Andreazzi, Milton Raphael e Sidney foram comunicados que não estão mais nos planos e passarão a integrar o grupo 2 com os demais atletas que não estão sendo aproveitados.

O gerente de futebol Antônio Lopes foi o responsável por comunicar aos jogadores sobre o afastamento. Segundo o dirigente, a decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica e se deu devido à grande quantidade de jogadores no elenco principal.


Curiosamente, os cinco jogadores afastados são crias da base alvinegra. Recentemente, a diretoria do Botafogo apontou a falta de espaço para os jovens como um dos motivos pela demissão de René Simões.

Joia da base do Botafogo e xodó de Seedorf no período em que o holandês esteve no clube, Cidinho, 22, está há mais de dois anos envolvido com lesões. Em fase de transição e próximo do retorno aos gramados, o meia esteve em campo apenas uma vez na temporada, na vitória por 3 a 0 sobre o Capivariano, pela Copa do Brasil. Por estar se recuperando de lesão, o meia ainda pode participar de alguns treinos com o elenco principal, mas não está mais nos planos. 

Andreazzi é mais um que passa a treinar separado (Foto: Vitor Silva / SSpress)

O meia Jeferson Paulista, de 23 anos, é outro que não conseguiu espaço nesta temporada. Emprestado ao Rio Claro para a disputa do Campeonato Paulista, ele retornou a General Severiano no início da Série B, mas sequer entrou em campo. Jeferson foi relacionado para os jogos contra Figueirense e Náutico, mas não deixou o banco. O curioso é que, há algumas semanas, o Botafogo recusou proposta da Portuguesa pelo armador, que tem contrato com o clube até o fim do ano.

Outro caso que chama a atenção é o de Andreazzi. O volante, de 21 anos, teve parte de seus direitos econômicos adquiridos pelo Botafogo no início do ano. Em fase final de recuperação de uma lesão no joelho, ele tem contrato com o clube até o fim de 2017.

Sem chances no Alvinegro, Jeferson Paulista é outro a não ser aproveitado (Foto: Satiro Sodré / SS Press)


Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE