Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Luis Henrique canta parabéns ao Bota e anima torcida: "Me sinto honrado"


Atacante encerra atividade de aniversário de 111 anos do futebol alvinegro. Jogador passeia por General Severiano e pequenos torcedores gritam: "Aí, é o Luis Henrique!"



Luis Henrique assopra a velinha do bolo de
aniversário do Botafogo em General Severiano
 (Foto: Jessica Mello / GloboEsporte.com)
Luis Henrique teve um momento de celebridade na noite desta quarta-feira. Encerrando o evento de aniversário de 111 anos do futebol do Botafogo, o atacante passeou pela sede de General Severiano e ouviu muitos gritos, chamados, pedidos de fotos e autógrafos. Antes, o atleta cantou "parabéns a você" na loja oficial da sede e assoprou a velinha do bolo, ao lado da gandula Fernanda Maia. Tudo com a presença maciça do torcedor, que festejou junto e puxou o coro para o hino do clube.


- Me sinto muito honrado em estar fazendo parte deste tour, com ídolos do clube. É o clube que me abriu as portas. Então, nada mais justo do que eu estrear profissionalmente e seguir minha carreira no Botafogo. Estou muito feliz aqui, agradeço muito por tudo o que está acontecendo. E, com certeza, ainda vai acontecer muita coisa boa - falou.


Ao longo do dia, ídolos do Botafogo passaram por General Severiano. Amarildo, Roberto Miranda, Maurício 89 e Gonçalves fizeram tours com os torcedores. Passaram pelo espaço Túnel do Tempo, onde contaram parte da história do clube, seguindo para a sala de imprensa, onde bateram papo com os presentes, e encerrando na Sala de Troféus e na Sala de Camisas Históricas.


A Luis Henrique coube o momento do "feliz aniversário". Pouco antes do atleta chegar à loja, onde se encontrava o bolo e estava toda decorada com fitas e balões, o espaço já estava cheio de torcedores, que ocuparam todos os espaços assim que o atacante adentrou. Na sequência, sempre seguido pela torcida, Luis Henrique seguiu pelo Túnel do Tempo, mas apenas caminhou e não parou para dar explicações. 

Luis Henrique faz o tour pelo Túnel do Tempo em General Severiano (Foto: Jessica Mello)


Ao chegar na área externa da sede, onde há uma escolinha de futebol, houve momentos de euforia. Vários torcedores que não estavam na programação do tour correram para acompanhar. Pediram para tirar foto. As crianças que batiam bola interromperam a partida.


- Aí, é o Luis Henrique! É o Luis Henrique, gente! - disseram alguns.


O passeio encerrou na área de camisas históricas. Lá, atendeu a todos os torcedores. Houve tempo para bater fotos e várias selfies. Uma, inclusive, de todo o grupo.


Ao término do evento, ao conversar com a imprensa, o atacante admitiu que sua vida mudou após a estreia no profissional. Basicamente pelo aumento de assédio, antes, praticamente inexistente.


- Não vou mentir para você que não mudou nada. Mudou. Realmente muda. Em questão de pessoa, continuo sendo o mesmo Luis Henrique da base, todos que me conhecem sabem que continuo a mesma pessoa, mantenho meus princípios, minhas raízes desde sempre. Mudou mais em questão de assédio, de mídia, de redes sociais - afirmou.

Luis Henrique faz selfie com os torcedores durante o evento de aniversário (Foto: Jessica Mello)
Há, porém, um assédio que deixa Luis Henrique ainda mais feliz. Trata-se daquele vindo dos garotos, como o do passeio pela área externa na sede, quando eles pararam tudo para vê-lo passar e, quem sabe, receber um aceno de volta.


- É muito bom. Do mesmo jeito que eu sonhava quando era criança, quando via os jogadores, ficava encantado... Fico muito honrado em ser, não um ídolo, não posso dizer isso ainda pois sou muito jovem, mas ser um exemplo para a molecada. Eu me vejo neles, porque também vivi isso. Fico feliz demais por receber esse carinho - explicou.


Nos últimos dois jogos, Luis Henrique deixou a titularidade para as entradas de Neilton e Navarro, que passaram a formar a dupla de ataque. Neste sábado, o Botafogo entra em campo contra o América-MG, no Independência, pela 19ª rodada da Série B.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Planejamento: Na Série B, quarteto tem sócios-torcedores como 'virtude'


Botafogo, Vitória, América-MG e Bahia trabalham para fortalecer o programa de associados e já colhem os bons resultados, segundo o Torcedômetro 



No G4, Botafogo é o clube que angariou mais
 sócios-torcedores (Foto: Cleber Mendes)
A disputa pelas quatro vagas rumo à elite do Campeonato Brasileiro está acirrada. A distância do líder Vitória para o nono colocado, o Criciúma, é de apenas sete pontos. Dentro do G4, somente dois pontos separam as agremiações. Para manterem-se na briga pelo acesso, os clubes contam com planejamento e um dos pilares é o programa de sócio-torcedor.


Importantes fontes de renda, os projetos aos associados estão em ascensão no Brasil, em todas as divisões. De acordo com números do Movimento por um Futebol Melhor, idealizado pela Brahma, os quatro primeiros colocados na Série B tentam aumentar a quantidade de afiliados.

Terceiro colocado, o Botafogo é o clube com mais novos sócios-torcedores angariados na temporada em relação ao quarteto. O Alvinegro tem 5.789 novas adesões e figura na 15º colocação do Torcedômetro. Ao todo, a agremiação carioca tem 14.255 afiliados. O líder Vitória conquistou quase mil adeptos em 2015. Atualmente, o Rubro-negro tem 8.694 e aparece na 19ª posição em ranking geral.

América-MG aumentou em 63% o número de sócios-torcedores e conta com 1.677 afiliados. O clube está na 38ª colocação no Torcedômetro. Já o Bahia mantém o número de 24.021 adeptos e figura na 12ª colocação do ranking do Movimento por um Futebol Melhor. O Tricolor deve lançar, em breve, o reformulado projeto.

O programa de sócio-torcedor, em alguns casos, já supera o valor obtido com patrocínios e direitos de transmissão pagos pela televisão.

Aos seus sócios-torcedores, as agremiações do G4 oferecem inúmeras vantagens, como em mais de 600 produtos e serviços de Ambev, Unilever, Pepsico, SKY, TIM, BIC, Centauro.com.br, Easy Taxi, Multiplus, Editora Abril, Méliuz e Raízen, empresas integrantes do Movimento por um Futebol Melhor.


Leia mais no LANCENET! 

Ídolos viram guia por um dia, se emocionam e contam história do Bota


Amarildo, Roberto Miranda, Maurício 89 e Gonçalves estiveram em General Severiano em evento de aniversário do futebol do Botafogo com a torcida




Os torcedores ficaram mais perto da história do Botafogo nesta quarta-feira. No dia em que o clube comemora os 111 anos do seu futebol, um evento em General Severiano foi realizado com a presença de ídolos. Amarildo, Roberto Miranda, Maurício 89 e Gonçalves foram guias por um dia. Em diferentes horários ao longo do dia, acompanharam grupos de torcedores pelo Túnel do Tempo do clube, pela Sala de Troféus e pela exposição de camisas históricas, sempre explicando e contando a história do Botafogo e, claro, a sua própria no clube. Na sala de imprensa da sede, paravam para um bate-papo.

Amarildo e Navarro se encontram no tour de General Severiano (Foto: Vitor Silva / SS Press)


Amarildo, bicampeão carioca em 1961 e 1962, do Rio-São Paulo de 1962 e da Copa do Mundo do mesmo ano, foi quem iniciou os trabalhos, no fim da manhã. Em determinado momento do tour, encontrou o atacante uruguaio Navarro, que marcou dois gols nesta terça-feira contra o ABC no Estádio Nilton Santos. Os dois se cumprimentaram e posaram para foto, mas o jogador do elenco atual não seguiu no evento.


Na sequência, foi a vez de Roberto Miranda. Campeão carioca em 1962, 1967 e 1968 e campeão brasileiro em 1968, o ex-atacante é agora apenas torcedor alvinegro. Confessa que vai sempre ao estádio e, quando eventualmente não pode, assiste tudo pela televisão. E tem certeza que o Botafogo retornará à Série A no próximo ano.

Roberto Miranda, atacante campeão carioca em 62, 67
 e 68, além do Brasileiro de 68 (Foto: Jessica Mello)
- Quando não vou ao estádio, vejo todos os jogos pela TV. Nossa torcida é a maior que tem. Não tenha dúvida que nós vamos voltar para a Série A. Pode ficar tranquilo (risos) - disse.


O terceiro tour do dia foi comandado pelo ex-atacante Maurício, autor do gol do título Carioca de 1989, que encerrou um jejum alvinegro de 21 anos sem levantar uma taça. Maurício foi o mais emocionado dos ídolos. Chegou a chorar ao falar sobre o ano em que se tornou herói.


- Sou um garoto da favela. O Botafogo foi um divisor de águas na minha vida - contou.


Era Maurício também o mais animado. A todo momento parava para tirar foto. Brincava. Abraçava os torcedores. Gravou vídeos e até atendeu ligações de torcedores que não puderam comparecer a General Severiano. Disse ser uma pessoa muito sentimental, por isso as lágrimas.


Ao fim do passeio, falou rapidamente sobre o título de 1989 e sobre o grupo campeão daquele ano. Para ele, tratava-se de um time que contagiava em campo e que, claro, fez história.

Mauricio posa com ele mesmo no Túnel do
Tempo do Botafogo (Foto: Jessica Mello)
- Esse grupo de 89 fez isso, contaminou com amor, entrou em campo, mostrou aos botafoguenses que tinha uma história por vir, uma vitória por vir. E ela veio. Isso é ser Botafogo. A estrela do Botafogo jamais deixará de brilhar, seja na Segunda (Divisão) ou aonde estiver. Estaremos juntos e isso é o mais importante - afirmou.


Encerrando o dia de ídolos, foi a vez do ex-zagueiro Gonçalves, campeão brasileiro de 1995, além dos Cariocas de 1990 e 1997 e do Rio-São Paulo de 1998. Foi um dos tours com mais presença de torcedores, que tiraram muitas fotos, demonstraram apoio ao ex-jogador e ainda cantaram músicas da torcida ao longo do trajeto.


Assim como os demais que participaram do evento, Gonçalves também se mostrou emocionado com a oportunidade. Para o ex-atleta, o contato com o torcedor é "fantástico", mesmo com aqueles ainda pequenos que sequer o viram entrar em campo ao vivo.


- Foi maravilhoso o dia. Esse contato com o torcedor é fantástico. Além de receber o carinho dos que me viram em ação e que passaram essa história para seus filhos, para seus netos, isso realmente não tem preço... Fiquei muito emocionado por poder relembrar a minha história com o clube, passar um pouco para os torcedores que estiveram aqui presente os momentos que vivi defendendo a camisa do Botafogo. E não só a minha passagem, mas poder rever toda essa história gloriosa que o Botafogo construiu ao longo dos 111 anos. É realmente muito emocionante - falou.

Gonçalves tira foto com os torcedores na Sala de Troféus, ao fim do tour (Foto: Jessica Mello)
A emoção ainda foi dupla para Gonçalves. Além do aniversário do futebol do Botafogo, quem também comemora nesta quarta-feira é a filha do ex-zagueiro. Gonçalves lembrou da vez em que a filha, então com três anos, entrou em campo com ele pela primeira vez. Foi em um jogo no Maracanã em 1996.


- Esse dia está sendo maravilhoso para mim. Além de ser o aniversário do Botafogo, é o aniversário da minha filha Marcela, que entrou comigo em campo no Maracanã em 1996, quando ela tinha apenas três anos. Hoje, está completando 23. E é isso que fica na nossa vida. São esses momentos que nós guardamos - completou.


Encerrando o dia de festa em General Severiano, a torcida terá contato com o atacante Luis Henrique, do elenco atual. Está prevista para começar às 19h uma sessão de fotos e autógrafos com o jogador formado na base do Alvinegro. O valor da entrada é R$ 10 (R$ 5 a meia). Sócios-proprietários são isentos e sócios-torcedores pagam a meia-entrada.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Com brinco vistoso, Neilton aponta caminho para brilhar: sequência


Um dia depois de marcar primeiro gol pelo Botafogo, atacante admite que ainda busca melhor forma física, mas exalta aumento da confiança




Neilton chamou a atenção na sala de imprensa do Estádio Nilton Santos por usar brincos com a inscrição N94, numa referência ao seu nome e ao seu ano de nascimento. Mas na última terça-feira, o atacante foi notado pelo gol marcado na vitória por 3 a 1 sobre o ABC, seu primeiro com a camisa do Botafogo. Segundo ele, a boa atuação tem a ver com algo que vinha faltando desde seu início de explosão no Santos: sequência.

Escalado pela terceira vez por Ricardo Gomes, Neilton teve contra o ABC sua segunda partida seguida como titular, novamente com Navarro. O crescente entrosamento com o uruguaio – autor dos outros dois gols – e as tabelas com Daniel Carvalho deram a ele a confiança de reencontrar as boas atuações.

Brinco de Neilton faz referência ao nome e à data de nascimento do atacante (Foto: Gustavo Rotstein / GloboEsporte.com)
- O que faltava era ritmo. Fiquei muito tempo sem jogar, e isso atrapalha. No jogo contra o Santa Cruz senti, porque há muito tempo não começava uma partida. Com o tempo vou ganhando cada vez mais confiança. O atleta vive muitos altos e baixos, então é preciso ajudar a equipe, já que algumas vezes um companheiro não está bem. Admito que ainda não estou legal fisicamente, mas com a sequência de partidas vou recuperar o ritmo - prometeu.

Embora tenha feito apenas sua terceira partida pelo Botafogo, Neilton já experimentava a pressão sofrida por uma equipe que vinha em jejum de gols e vitórias, caindo de rendimento na Série B. Por isso, reconheceu que balançar a rede do ABC foi o mesmo que tirar um grande peso das costas.

- Atacante vive disso, de fazer gols. Fui feliz ontem e espero repetir nos próximos jogos. Agora quero trabalhar para fazer mais gols e ajudar o Botafogo - disse.



 Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Alvo do Botafogo, Danilo deixa conversa em aberto para 2016


Alvinegro carioca enxerga urgência na contratação de meia ofensivo, mas jogador avisa que deseja cumprir contrato com Corinthians. André Lima também em pauta




Danilo foi procurado por torcedores influentes
 do Botafogo (Foto: Marcos Ribolli)
A vitória por 3 a 1 sobre o ABC, na noite desta terça-feira, deu um alívio momentâneo ao Botafogo na Série B. Mas a diretoria sabe da necessidade de contratações para que o time seja mais forte na luta para retornar à elite do futebol brasileiro. Em General Severiano existe a certeza de que é preciso buscar no mercado um camisa 10 experiente, que chegue para ser titular. O meio-campoDanilo, do Corinthians, se encaixa no perfil, e os primeiros contatos foram feitos.


A abordagem ao jogador foi feita por torcedores dispostos a contribuir financeiramente, já que não há dinheiro em caixa para novas contratações. A intenção era a de que esses torcedores, desvinculados da diretoria, se responsabilizassem por, pelo menos, metade do salário de Danilo – pouco mais de R$ 200 mil. O meia mostrou-se disposto a encarar o desafio, mas deixou claro que dificilmente isso se concretizaria agora.


O contrato de Danilo com o Corinthians termina em dezembro, e o jogador explicou aos representantes do Botafogo que deseja cumpri-lo. Além disso, o técnico Tite não deseja liberar o meia, apesar de não usá-lo como titular. O clube carioca estaria disposto a firmar agora um contrato válido até o fim de 2016. Danilo respondeu que neste momento não pretende sair, mas mostrou-se disposto a conversar sobre uma possível transferência para a próxima temporada.


Mas o Botafogo tem urgência de reforçar o meio-campo. Por isso fez uma sondagem por Almir, um desejo que data do Campeonato Carioca. Sem espaço no Flamengo, o jogador até poderia ser liberado, mas o Alvinegro tem dúvidas se o fato de ele já ter atuado também pelo Bangu em 2015 impediria legalmente uma transferência.


André Lima também em pauta

O nome do atacante André Lima também foi sugerido por estes torcedores à diretoria do Botafogo, que ainda vê o nome com ressalvas. O bom momento de Navarro e a esperança em Luis Henrique são fatores que tornam a negociação mais difícil, além de o fato de o centroavante ser titular do Avaí no momento.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Volta de titular, assistências e elogios: Daniel Carvalho faz bonito contra ABC


Meia dá passe para gol de Neilton e cruza para a cabeçada de Navarro, no terceiro gol. Jogador não iniciava partida desde a 11ª rodada, contra o Ceará







Daniel Carvalho não iniciava uma partida como titular desde a 11ª rodada, em 7 de julho. Foi contra o Ceará, no Castelão. O técnico ainda era René Simões. Pouco mais de um mês se passou. O meia entrou em campo outras três vezes, todas no decorrer do jogo - contra Bahia, Luverdense e Santa Cruz. Mas foi na aposta de Ricardo Gomes na noite desta terça-feira que Daniel Carvalho voltou a brilhar. O técnico escalou-o entre os 11, e o meia correspondeu: deu duas assistências na vitória por 3 a 1 sobre o ABC, no Estádio Nilton Santos (confira os melhores momentos acima). Mais: foi um dos melhores em campo.

Os números de Daniel no jogo:

24 passes certos
12 passes errados
3 bolas levantadas

1 falta recebida
1 falta cometida
1 roubada de bola
2 desarmes
2 assistências


Primeiro, Daniel serviu Neilton, no segundo gol marcado pelo Botafogo na partida. Ele entrou na área pela direita e tocou para o companheiro, que vinha avançando pelo meio. Depois, no segundo tempo, foi a vez de fazer um cruzamento certeiro para Navarro, desvencilhando-se do marcador. Igualmente pelo lado direito do campo.


Com o número às costas, iniciou-se o questionamento: com Daniel Carvalho, teria o Botafogo o seu camisa 10, para armar e pensar o jogo? Quem responde é seu colega de equipe, o lateral Luis Ricardo.


- Já tem um tempo que ele procura se firmar na nossa equipe. No começo do jogo, eu disse para ele que ele devia assumir logo essa responsabilidade, para poder ser, de fato, o nosso camisa 10, o que o time está procurando. E hoje ele foi muito feliz, deu passe, marcou, jogou... A gente fica feliz pelo crescimento dele - disse o jogador.

Daniel Carvalho deu duas assistências na vitória contra o ABC (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Os elogios não vieram apenas dos companheiros. Ricardo Gomes também gostou do que viu em campo. Daniel Carvalho ficou cerca de um ano e meio sem jogar futebol, uma vez que havia se aposentado no fim de 2013, mas decidiu voltar a pedidos do filho, nesta temporada. Para o técnico, esse tempo parado ainda é determinante nas atuações do meia até que ele volte a jogar aquilo que sabe.


- Foi um bom jogo do Daniel. Ele passou um ano e seis meses sem jogar, mais ou menos. Isso tem um preço. A qualidade vocês conhecem bem. Ele vai achar uma posição onde irá evoluir. Não foi de ontem para hoje que decidi colocá-lo em jogo. Da partida do Luverdense até a do Santa Cruz, tivemos uma semana de trabalho em que ele foi muito bem. Conversei com ele, ele esperava a oportunidade e hoje aproveitou muito bem - afirmou o técnico.


O Botafogo volta a treinar na tarde desta quarta-feira já em preparação para o duelo do sábado, contra o América-MG, no Independência. Em terceiro colocado na Série B, com 33 pontos, será necessário engrenar mais uma vitória para recuperar a liderança da competição e voltar a respirar mais tranquilo na disputa.

Por Jessica MelloRio de Janeiro/GE

Ricardo Gomes festeja fim de jejum e primeira vitória após retorno


Botafogo volta a marcar após três jogos sem balançar a rede na Série B



Ricardo Gomes estava aliviado. A vitória por 3 a 1 diante do ABC, na noite desta terça-feira, no Engenhão, tirou um peso dos ombros do técnico do Botafogo. A equipe, que não marcava gol há três rodadas, voltou a balançar a rede. O time, que não vencia há quatro partidas, voltou a subir na tabela, ocupando a terceira posição. E o treinador, enfim, pôde celebrar sua primeira vitória após quase quatro anos longe do futebol.


- Oito jogos com dois gols. Quebramos isso. Não tem como você conviver com isso. Segundo tempo muito bom. Espero que a gente consiga manter dessa forma. Com mais posse de bola. ABC, por méritos, conseguiu equilibrar o jogo no segundo tempo, mas sem conseguir finalizar. Minha ideia era fazer o primeiro tempo no jogo inteiro. Não vai ser fácil. Pouco tempo para treinar, mas é a minha ideia. Estou feliz, claro. Primeira vitória depois de três anos e onze meses fora - disse Ricardo, que havia dirigido o Alvinegro no empate diante do Luverdense e na derrota para o Santa Cruz.


O Botafogo chegou aos 33 pontos e está em terceiro, um atrás de Vitória e América-MG. O time volta a jogar sábado, às 16h30, justamente diante do América-MG, em Belo Horizonte.

Ricardo Gomes no comando do Botafogo na noite desta terça-feira (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Em instantes a entrevista na íntegra.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Neilton comemora vitória após tropeços: 'Precisávamos disso'


Atacante se mostrou aliviado por voltar a vencer diante da torcida do Botafogo



Neilton marcou pela primeira vez
com a camisa do Botafogo
(Foto: Celso Pupo/Fotoarena/LANCE!Press)
Depois de dois empates sem gols contra Criciúma e Luverdense no Engenhão, o Botafogo reencontrou o caminho dos gols e das vitórias ao vencer o ABC em casa por 3 a 1, gols de Navarro (2) e Neilton. O ex-atacante do Cruzeiro marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra e se mostrou aliviado pelo triunfo após dois tropeços diante do torcedor.

- Foi um resultado importante. Precisávamos disso. Não pode acontecer de seis pontos a gente somar só dois em casa. Foi muito bom voltar a vencer. Fico feliz por ter marcado meu primeiro gol pelo Botafogo - disse.


Neilton ainda elogiou o companheiro de ataque, o uruguaio Navarro, que marcou duas vezes e foi decisivo na vitória diante do ABC. Segundo o jogador, foi importante o ataque voltar a marcar após três jogos sem balançar as redes:

- É sempre importante fazer gols. O atacante vive disso. Se a gente não fizer, a torcida vai cobrar.


Botafogo vence o ABC no Nilton Santos




















LANCEPRESS! LANCENET!