Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Chinês é dispensado pelo Botafogo depois de confusão em reunião


Changbao, que treinava com profissionais, "visitou" a reunião do Conselho Diretor após alegar intermediação do aluguel de uma sede do clube nas Olimpíadas





Chang Bao estava desde maio no Botafogo
 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
A reunião do Conselho Diretor do Botafogo, na segunda-feira, já passava das nove da noite quando, de repente, uma surpresa. O jogador chinês Bing Changbao, que vinha treinando com o elenco profissional, chegou ao clube e pediu para entrar na reunião. Mais: Changbao dizia ter sido convidado pelo vice de futebol, Antonio Carlos Mantuano. Começava ali a confusão que terminaria com a renúncia do dirigente alvinegro e a dispensa do chinês, que treinava no clube.

Changbao, de 26 anos, chegara ao Botafogo em maio - tendo sido apresentado como uma espécie de "reforço comercial". Com passagens anônimas por times pequenos como Búzios, Barra Mansa, Goytacaz e Paulista de Jundiaí, Changbao foi escalado para treinar junto ao time profissional com o declarado interesse de abrir portas para possíveis investimentos chineses no clube. Filho de pais ricos, "bon vivant", sem grande talento futebolístico, Chang passou três meses treinando no Botafogo - sendo chamado de "Shangue Bom" e gerando piadinhas antes de alguns treinos, como:

- Aí, Sassá, vou te botar no time no Chang, hein!

Em junho, Changbao intermediou encontro entre Mantuano e o cônsul-geral da China no Brasil, Song Yang - que o Botafogo divulgou em seu site oficial. Na ocasião, o dirigente ouviu que a China estava disposta a ter o Botafogo como embaixador do futebol chinês no Brasil. Além das instalações do clube, a ideia era que a "parceria" atraísse patrocínios de empresas chinesas, bem como intercâmbios e amistosos com equipes do país asiático. Ironicamente, a breve saga de Changbao no clube começou a terminar justamente por causa de uma parceria com chineses.

ChangBao não chegou a atuar pelo Botafogo (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.con)

Em julho, o clube foi procurado pela Federação Chinesa de Remo para alugar a sede do Sacopã durante as Olimpíadas. Ao saber da iniciativa, Mantuano acreditou que Changbao tinha sido intermediário do negócio (que ainda não foi fechado). E levantou o tema na reunião da segunda-feira - perguntando se o chinês não teria direito a 10% de comissão. O vice-presidente executivo, Luiz Fernando Santos, disse que o clube havia sido procurado diretamente, sem qualquer intermediário. Mantuano disse que ligaria para Chang.

Menos de uma hora depois, com a reunião em andamento e ânimos exaltados, o jogador-intermediário chinês chegou ao clube e fez menção de entrar na sala da reunião. O presidente Carlos Eduardo Pereira não aceitou a "invasão" - disse que não receberia o jogador-empresário chinês. Os ânimos já estavam exaltados por conta de outro tema: Mantuano reclamava que o clube não estava assumindo os custos judiciais de sua defesa no caso Argel.

Mantuano e Muffarej com o cônsul chinês
 (Foto: Divulgação)
Alguns integrantes do grupo político do presidente, o Mais Botafogo, já queriam remover Mantuano do cargo há algum tempo. Vários membros do MB nunca esconderam que sua presença na vice-presidência de futebol tinha sido um acordo político necessário para ganhar a eleição - por conta do trânsito do dirigente entre sócios eméritos e beneméritos.

- Sem ele a gente não ganhava a eleição. Mas não sei se ele dura seis meses - disse um membro do grupo em janeiro.

Durou oito - muito por conta da presença de Nelson Muffarej na vice-presidência geral. Muffarej era originário do grupo de Mantuano - o Botafogo Acima de Tudo - e se mostrou um aliado importante de Carlos Eduardo na gestão do clube. O Mais Botafogo temia que um rompimento com Mantuano afetasse essa relação. Mas, na reunião do Conselho Diretor, Muffarej defendeu as posições da diretoria - em especial uma que irritou muito Mantuano - a de o clube não assumir integralmente o custo de sua defesa jurídica no caso Argel (em julho, o vice de futebol foi acusado de tentar agredir o treinador do Figueirense no Engenhão após partida pela Copa do Brasil).

- O clube foi incapaz de publicar uma nota oficial dizendo o que ocorreu de fato naquele dia – disse Mantuano ao comentar sua renúncia.

Quando Changbao chegou, a discussão fervia. Mantuano teve que ser contido ao partir para cima de Muffarej. Irritadíssimo, declarou que estava deixando o cargo:

- Estou fora!

Carlos Eduardo, conhecendo o temperamento explosivo do dirigente, pediu que ele redigisse então uma carta de renúncia e assinasse.

- O Mantuano é explosivo. Se irrita e depois volta atrás. Carlos Eduardo aproveitou a chance na hora - disse uma fonte da diretoria.

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, Antônio Carlos Mantuano não atendeu as ligações. O presidente Carlos Eduardo Pereira negou toda a confusão e desconversou.

- Não entra nessa do Mantuano. Ele só quer criar caso...

O demissionário vice assinou a carta e saiu cuspindo marimbondos, se dizendo traído. A carta foi rapidamente publicada no site oficial do clube. Para o grupo do Mais Botafogo a solução acabou sendo conveniente, com a exclusão de Mantuano e a permanência do vice-presidente geral. Quem acabou de mãos abanando foi Changbao - que não foi recebido, não ganhou comissão alguma e ainda foi dispensado pelo clube no dia seguinte.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

América x Botafogo: confronto de quase 86 anos pode valer liderança da Série B do Brasileiro


Coelho e Botafogo escrevem novo capítulo de uma história iniciada em 1919. Nos amistosos, vantagem é alvinegra, mas time alviverde leva a melhor em partidas oficiais


Em 1975, América e Botafogo empataram por 1 a 1 no Mineirão pela Primeira Divisão do Brasileiro

Há quase 86 anos, América e Botafogo se enfrentaram pela primeira vez num amistoso no Estádio de General Severiano, atual sede do clube carioca, onde o alvinegro atropelou os mineiros: 7 a 2. Lá se foram oito décadas e meia. Amanhã à tarde, a partir das 16h30, Coelho e Bota voltam a duelar, desta vez em Belo Horizonte, pela 19ª rodada da Série B. Mas, diferentemente do caráter de amizade da partida de 1919, o confronto deste fim de semana, na Arena Independência, pode valer a liderança da Segunda Divisão. Vice-líder com 34 pontos, o América aposta no ótimo aproveitamento como mandante (oito vitórias e um empate, com 92,5% dos pontos) para garantir a vitória. O Botafogo, terceiro com 33, tenta fazer valer a força de principal favorito ao título nacional.

Desde 1919, América e Botafogo se enfrentaram 29 vezes na história. Nos amistosos, predomina a vantagem da equipe carioca: nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Contudo, o Coelho é mais forte quando se trata de confrontos oficiais: quatro triunfos, quatro empates e três tropeços. Ao todo, os mineiros somam 48 gols, contra 64 dos cariocas. O último encontro ocorreu em 16 de novembro de 2011, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na Arena do Jacaré, Kempes, em cobrança de pênalti, e Fábio Júnior marcaram os gols da vitória americana por 2 a 1. Loco Abreu descontou para o Botafogo.

Embora estejam próximas na tabela, as equipes vivem situações diferentes na Série B. O América vem em constante ascensão na competição, somando 10 pontos nos últimos cinco jogos disputados. Já o Botafogo tropeçou em algumas ocasiões e conquistou somente uma vitória nas cinco partidas mais recentes. Para piorar, o time foi eliminado pelo Figueirense na terceira fase da Copa do Brasil. A queda de produção determinou a demissão do técnico René Simões. Ricardo Gomes, o substituto, comanda o grupo desde 22 de julho. Com ele na beira do campo, a equipe empatou com Luverdense (0 a 0), perdeu para o Santa Cruz (1 a 0) e venceu o ABC (3 a 1).

Quem conhece bem o ambiente do próximo adversário do América é o volante Leandro Guerreiro. Entre 2007 e 2010, o atual capitão do Coelho defendeu as cores do Botafogo, disputando 222 partidas e marcando cinco gols. “É um jogo especial. Vou relembrar muitas coisas boas que passei no Botafogo. Tenho um carinho enorme por aquela camisa, por aquela torcida. Só que, a partir do aquecimento, já esqueço tudo isso. Vou com tudo para defender as cores do América, a tradição do América. Vamos com tudo para ganhar esse jogo”. No time alviverde, Guerreiro também tem história: ele disputou 74 jogos desde que foi contratado, em janeiro de 2014. Antes de pensarem no duelo de amanhã, América e Botafogo torcem contra o líder Vitória, que entra em campo hoje à noite contra o Santa Cruz, às 19h, no Barradão.


Fábio Júnior marcou um dos gols do Coelho na vitória sobre o Botafogo por 2 a 1 na Série A de 2011


Ingressos

Iniciada na terça-feira, a venda de ingressos para América x Botafogo prossegue hoje, das 10h às 17h, em quatro postos: sede administrativa do Boulevard Shopping, Loja Centauro do Pátio Savassi, Lojas Aqui e bilheteria do Estádio Independência (Rua Pitangui). A diretoria espera um público superior a 10 mil torcedores. “Estamos preparados para receber mais que isso”, diz Marco Antônio Batista, integrante do conselho de administração. O tíquete custa R$ 20 na venda antecipada e R$ 40 no dia do jogo. Estudantes e idosos pagam meia-entrada. Crianças menores de 12 anos e mulheres entram gratuitamente, desde que estejam acompanhadas por alguém com ingresso em mãos. O site www.ingressofacil.com.br também comercializa as entradas para a partida.

Confrontos entre América e Botafogo

Vitórias do América: 8
Empates: 9
Vitórias do Botafogo: 12
Gols do América: 48
Gols do Botafogo: 64

1919 – Botafogo 7x2 América – amistoso – General Severiano (RJ)
1933 – América 2x3 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1936 – América 0x4 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1937 – Botafogo 6x3 América – amistoso – Figueira de Mello (RJ)
1941 – América 4x8 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1943 – América 1x5 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1947 – América 2x2 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1948 – Botafogo 1x2 América – amistoso – General Severiano (RJ)
1948 – América 3x2 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1953 – América 2x2 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1954 – América 0x2 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1956 – América 1x2 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1960 – América 1x2 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1961 – América 1x1 Botafogo – amistoso – Alameda (BH)
1966 – América 2x1 Botafogo – amistoso – Mineirão (BH)
1970 – América 0x0 Botafogo – amistoso – Mineirão (BH)
1971 – Botafogo 2x1 América – Brasileiro – Maracanã (RJ)
1972 – América 3x1 Botafogo – Brasileiro – Mineirão (BH)
1973 – América 1x1 Botafogo – Brasileiro – Mineirão (BH)
1973 – América 1x0 Botafogo – Brasileiro – Mineirão (BH)
1975 – América 1x1 Botafogo – Brasileiro – Mineirão (BH)
1993 – América 3x0 Botafogo – amistoso – Independência (BH)
1998 – América 0x0 Botafogo – Brasileiro – Independência (BH)
2000 – América 5x2 Botafogo – Brasileiro – Mineirão (BH)
2001 – Botafogo 1x1 América – Brasileiro – Maracanã (RJ)
2003 – Botafogo 2x1 América – Série B – Mário Helênio (Juiz de Fora)
2011 – América 1x1 Botafogo – amistoso – Mário Helênio (Juiz de Fora)
2011 – Botafogo 4x2 América – Brasileiro – Maracanã (RJ)
2011 – América 2x1 Botafogo – Brasileiro – Arena do Jacaré (Sete Lagoas)

Fonte: Futebol 80


Por Rafael Arruda /Superesportes

Com foco no gramado, Ambev financia parte das obras no Caio Martins


Por meio do Movimento Por Um Futebol Melhor, a empresa custeia algumas das reformas no estádio de Niterói. Primeiro passo é o uso pelas categorias de base




Ambev custeará parte das obras no Caio
 Martins (Foto: Jessica Mello)
O Botafogo tem um parceiro para realizar as obras no Estádio Caio Martins, em Niterói. A Ambev, por meio do Movimento Por Um Futebol Melhor, custeará parte das reformas necessárias no local para que a equipe volte a atuar lá. Por ora, porém, a prioridade é as categorias de base, que utilizarão o Caio Martins para treinos e jogos. Em um segundo momento, o Alvinegro busca a reformulação do estádio para utilizá-lo no Campeonato Carioca 2016, quando o Engenhão estiver em uso por parte do Comitê Olímpico Internacional.

O foco principal do investimento da Ambev é o gramado, que deve estar pronto para uso em setembro. De acordo com a diretoria alvinegra, ainda precisarão ser reformados vestiários, refeitórios, cozinha e arquibancadas para poder atender às necessidades do grupo principal nas competições oficiais do ano que vem.

- Inicialmente, as reformas são para o uso da base. O principal era o gramado. Para o uso profissional, é um segundo momento, é um projeto mais ambicioso - explica o vice-presidente social e de comunicação, Marcio Padilha.

Visando o Campeonato Carioca, o Botafogo precisaria reformar as arquibancadas do estádio, aumentando a sua capacidade, dos atuais 5 mil para cerca de 20 mil. O investimento total será de R$ 12,5 milhões. Todavia, o Alvinegro depende de uma aprovação por completo da prefeitura de Niterói, o que ainda não ocorreu, para que possa se dar início às obras de maior porte. O presidente Carlos Eduardo Pereira terá uma reunião com o prefeito Rodrigo Neves nesta terça-feira para alinhar o projeto.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Ricardo Gomes confirma Botafogo com Diego no lugar de Luis Ricardo


Contra o América-MG, time terá apenas uma mudança por conta da suspensão do titular. Delegação embarca na tarde desta sexta para Belo Horizonte



O técnico Ricardo Gomes fechou parte do treino nesta sexta-feira, mas não escondeu o time que vai a campo neste sábado, contra o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte. Em relação à equipe que venceu o ABC, a única mudança será a entrada de Diego no lugar de Luis Ricardo, suspenso.


- O Luis Ricardo é uma perda, mas gosto muito do Diego. Ele é um jogador com características diferentes das do Luis Ricardo, que saiu do meio para virar lateral. Gosto muito do Diego - elogiou Ricardo Gomes.

Ricardo Gomes treina Botafogo nesta sexta-feira (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)
Com isso, o Botafogo vai a campo neste sábado com Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto; Serginho, Willian Arão, Diego Jardel, Daniel Carvalho; Neilton e Navarro.


Nesta sexta-feira, foi a primeira vez após o jogo contra o ABC, na última terça, que os titulares treinaram em campo. Ricardo Gomes, portanto, teve pouco tempo para fazer ajustes.


- Foi pouco tempo, mas o fato de mantermos o mesmo time, fora o Luis Ricardo, é importante. Principalmente o setor de meio de campo, já que toda a organização passa por aí. Espero que possamos mostrar alguma evolução - disse o treinador.


Na terceira colocação, com 33 pontos, o Botafogo tem a oportunidade de fechar o primeiro turno da Série B na liderança. Para isso, além de vencer o América-MG (34), precisa torcer por um tropeço do líder Vitória (34), nesta sexta, diante do Santa Cruz. O GloboEsporte.com acompanha toda a rodada em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Gilberto, ex-Botafogo, é apresentado por clube italiano






A Fiorentina, da Itália, apresentou oficialmente um jogador brasileiro nesta sexta-feira. Quem chegou ao clube italiano foi o lateral-direito Gilberto, que estava no Botafogo.

"Florença será uma etapa importante na minha carreira. Espero já começar bem com a camisa viola na Serie A. Minha posição? Eu fico bem a vontade na faixa direita. O treinador tentou me colocar até no meio campo, posição que joguei algumas vezes no Brasil. Eu vou jogar onde o Paulo Sousa quiser".

Gilberto também falou sobre a escolha do número 3 e de seu ídolo, Cafú: "No Brasil eu joguei mais de lateral direito. Eu sempre fiquei com a 3, as opções não eram muitas e também era o numero de Roberto Carlos. Cafú? É um ídolo, venceu muitos títulos e teve uma grande carreira na Itália. Edmundo? Conheço a história dele, o vi jogar quando eu era pequeno".



Para contar com o lateral, o clube italiano precisou desembolsar 1 milhão de euros (cerca de R$ 3,4 milhões). Entretanto, o Botafogo vai receber metade do valor. O restante irá para o CFZ. Cada um possuí 50% dos direitos econômicos do jogador.

Fonte: Redeball http://redeball.com.br

Botafogo aposta na 'mão pesada' e na experiência de Jefferson para vencer o Coelho


Convocado, Paredão vai desfalcar time em três jogos na Série B



Jefferson é o trunfo do Glorioso no
Independência (Foto: Vitor Silva/SSPress)
 O Botafogo tem um jogo muito importante sábado, contra o América-MG, no Estádio Independência. O Glorioso é o terceiro colocado da Série B, com 33 pontos e precisa da vitória para ter chances de recuperar a primeira colocação e também ultrapassar o adversário direto. O Coelho é o segundo colocado, com um ponto a mais do que o Alvinegro. Para esta partida tão decisiva, a equipe carioca tem um trunfo que já está bem acostumado a disputar jogos decisivos: o goleiro Jefferson.


Experiente, o camisa 1 alvinegro espera um jogo complicado diante dos mineiros. No entanto, o pensamento é de voltar de Minas Gerais com os três pontos.

– Respeitamos o América-MG e sabemos que será um jogo difícil. Mas entramos sempre para vencer. O Botafogo é grande, e vamos buscar a vitória, com cautela, inteligência e estratégia. Podemos dizer que esta é uma partida de seis pontos. É um jogo difícil, que podemos dizer que é um clássico. Esperamos dar sequência ao nosso trabalho. A equipe está mais experiente agora. Com Serginho, Neilton e Navarro, o time deu mais uma encorpada – analisou o Paredão Alvinegro.

Jefferson foi convocado para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, dias 5 e 8 de setembro, respectivamente. Por isso, ele vai desfalcar o Botafogo em três partidas na Série B, contra Atlético-GO, Vitória e Paraná. O goleiro falou com entusiasmo sobre as novas oportunidades na Seleção.

– Todos os jogadores sonham em vestir a camisa da Seleção. Comigo não é diferente. Procuro sempre trabalhar bem no Botafogo para me manter na Seleção Brasileira. Espero manter a regularidade para chegar bem nas Eliminatórias – completou o arqueiro.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET! 

Botafogo comemora saída de cartola e quer substituo com perfil oposto




Vitor Silva / SSPress


A queda de produção do Botafogo refletiu também nos bastidores do clube. Antônio Carlos Mantuano não gostou de ser cobrado e deixou o cargo de vice de futebol. O clube não fala abertamente, mas está bastante satisfeito com a decisão do cartola, que tem uma personalidade considerada difícil.

A tal personalidade, inclusive, prejudicou o Botafogo em algumas negociações. Alguns botafoguenses ilustres, liderados por Carlos Augusto Montenegro, tentavam se aproximar da diretoria para ajudar o Alvinegro no difícil momento em que o clube atravessa. Porém, a presença do cartola impedia um avanço nas conversas.

Tanto que o Botafogo agora quer um perfil totalmente diferente no próximo vice de futebol. O clube prefere alguém com uma postura mais educada e que não represente uma pedra no sapato na solução de alguns problemas.

"Tivemos alguns desentendimentos, mas o que considero normal. Ele quis sair e acho uma pena ele sair dessa maneira tão deselegante. A personalidade que ele tem atrapalha em algumas oportunidades. A diretoria está conversando para achar um substituto, mas terá um perfil completamente diferente", disse Carlos Eduardo Pereira, presidente do Botafogo ao UOL Esporte.

E a tal personalidade forte de Mantuano foi comprovada logo após ele renunciar o cargo. O cartola deixa claro sua insatisfação e acusa o presidente do clube de ter usado sua imagem para ganhar as eleições, em 2014.

"Estou cansado dessa trairagem que é a política do Botafogo. Podem escrever aí, eu nunca mais irei me candidatar ou apoiar qualquer candidato. Cansei de me decepcionar com pessoas que elegi, pois sou muito importante na vida desse clube. Me orgulho de sempre ter saído e mostrado não compactuar com certas coisas. O tempo mostrou que eu estava certo. A única coisa que falam de mim é que sou intempestivo. E sou mesmo. Quando vejo algo errado, não fico quieto e não gostam disso", afirmou Mantuano a rádio Bradesco Esporte.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Primeiro time profissional de Garrincha encontra registro histórico do jogador


Documento perdido do ponta foi descoberto esta semana em uma sala de troféus do Serrano e levanta discussão sobre o verdadeiro prenome do "Anjo das Pernas Tortas"





Uma peça histórica de Garrincha foi encontrada esta semana pelo Serrano, time de Petrópolis e primeiro clube em que o jogador atuou profissionalmente. Assim como o ponta-direita fazia nos gramados, o primeiro cartão de identificação de atleta profissional de Mané, datado de 17 de abril de 1951, driblou gerações de dirigentes e foi descoberto por acaso nesta quinta-feira em uma sala de troféus da equipe - que não atua mais no futebol profissional. No local que guarda as maiores conquistas do Leão da Serra, o registro - que aparece como um dos maiores troféus para o time que superou até o mesmo o Flamengo de Zico - foi achado em um antigo armarinho pelo dirigente social do time, conhecido como Pupilo, durante uma limpeza no local.

Registro do Garrincha, encontrado pelo clube Serrano (Foto: Guilherme Rabello/Arquivo Pessoal)






Segundo o presidente do Serrano, Alexandre Beck, o China, o documento encontrado é o primeiro registro profissional que se tem conhecimento do ponta bicampeão do mundo.


- No Pau Grande, o Garrincha só jogava amistosos. Foi no Serrano que atuou profissionalmente. Faz parte da história, ele é um dos maiores jogadores do mundo - disse o presidente.

Sala de troféus do Serrano, onde o documento foi encontrado dentro do armário (Foto: Chandy Teixeira/GloboEsporte.com)



De acordo com o supervisor do Leão da Serra, Guilherme Rabello, o registro acabou se perdendo com o tempo e o clube, inclusive, não tinha mais pretensões de encontrá-lo.


- Na verdade, nós não tínhamos mais esperança de achar algo relacionado ao Garrincha, devido ao tempo. Acho que acabou que ninguém se deu conta do documento tão surrado em um monte de coisa velha, em um local sem a conservação adequada. Passaram muitas administrações pelo clube e nem todas tiveram a consciência de armazenar as coisas. Ficamos felizes por termos encontrado uma peça tão importante para o futebol - afirmou.



PRIMEIRO CLUBE


Antes de se tornar o Garrincha dos dribles desconcertantes do Botafogo, o "Anjo das Pernas Tortas", ou o "Demônio de Pernas Tortas", como certa vez cravou o locutor Clóvis Filho, o ponta-direita iniciou a carreira atuando pelo Pau Grande - time amador de Magé, sua cidade natal. Os dribles humilhantes do menino que na infância caçava garrinchas, um passarinho típico das matas de Pau Grande, no entanto, não demoraram a subir a serra para a Cidade Imperial.

Antes de brilhar no Botafogo, Garrincha deus os primeiros passos profissionais no Serrano (Foto: Agência Globo)



O jogador, primeiramente, foi chamado para atuar no Cruzeiro do Sul, mas foi parar no Serrano, de Petrópolis, onde realizou o primeiro registro profissional da carreira. Segundo conta o livro "Gigantes do Futebol Brasileiro", Mané passou então a fazer jornada dupla: pela manhã, jogava no Leão da Serra e pegava o trem, que demorava aproximadamente meia-hora para chegar em Magé, para sua segunda partida do dia, no Pau Grande.


Foi nesse período, inclusive, em que se dividia entres os jogos nos dois times, em que Mané desceu à cidade grande para realizar testes em clubes como Vasco, São Cristóvão e Fluminense. Mas foi somente em 1953, quando levado para fazer um teste no Botafogo, que o endiabrado ponta-direita que carregava nome de passarinho conseguiu chamar a atenção para alcançar voos maiores, que o levariam à Seleção e às conquistas dos mundias de 1958 e 1962.


MANUEL OU MANOEL?

Documento levanta controvérsia sobre o prenome
 de Garrincha, que se mostra um driblador também
 fora de campo (Foto: Agência Globo)
Uma controvérsia sempre esteve atrelada a Mané quando o assunto é a grafia do prenome do jogador. Conhecido popularmente como Garrincha, o jogador responde por Manuel ou Manoel dos Santos? Muitos veículos e livros de história atribuem o "u" após o "n", mas no documento descoberto pelo Serrano, o "Anjo das Pernas Tortas" assina como Manoel dos Santos.


Outro fator que chama a atenção é a data de nascimento. Alguns registros alegam que a certidão de nascimento do ponta-direita consta 18 de outubro de 1933. O documento, no entanto, aparece como Mané tendo nascido no dia 28 de outubro do mesmo ano. Mais um drible do ponta, conhecido pelas gozações dentro e fora do gramado.

Por Gustavo Garcia, Chandy Teixeira e Tébaro Schmidt Cabo Frio, RJ

Com multa de Pimpão, Bota planeja quitar direitos de imagem nesta sexta


Com liberação da verba dos direitos de transmissão, clube colocou em dia, nesta quinta, a CLT dos atletas. Atraso no pagamento foi de uma semana



O Botafogo planeja colocar em dia os salários dos jogadores nesta sexta-feira. Nesta quinta, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) liberou a verba dos direitos de transmissão, e o clube quitou o salário que os atletas recebem na Carteira de Trabalho. A ideia agora é acertar os direitos de imagem, referentes ao mês de julho, com o dinheiro da multa de Rodrigo Pimpão (U$ 500 mil), depositado nesta quinta pelo Emirates Club.

Botafogo espera quitar dívidas com os jogadores com o dinheiro da venda de Rodrigo Pimpão (Foto: Marcelo Baltar)

Nesta quinta-feira, o capitão Jefferson minimizou o atraso de uma semana nos salários dos jogadores e ressaltou que a situação, atualmente, é muito diferente da do ano passado, quando os atletas ficaram meses sem receber na gestão do então presidente Maurício Assumpção.


- Não dá para comparar a direção passada com a atual. Nosso presidente é transparente e trabalha com honestidade. Sabemos das dificuldades financeiras do Botafogo. Mas a diretoria vem cumprindo com as obrigações, tem crédito e conta com nosso total apoio. Tenho certeza que em breve o pagamento vai sair – disse Jefferson.


Os salários referentes a julho venceram na última sexta-feira. O atraso, segundo o clube, se deu por conta de tramites burocráticos do TRT. Maior receita do Botafogo, a verba dos direitos de transmissão da televisão é depositada todos os meses em juízo no TRT.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE