Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

Melhor visitante, Botafogo tem apenas 7ª melhor campanha como mandante


Alvinegro conquistou 24 de seus 52 pontos fora de casa. Curiosamente, equipe perdeu apenas um jogo no Nilton Santos, mas empatou muito em seus domínios





A vitória sobre o Boa Esporte, em Varginha, deixou o Botafogo mais próximo do retorno à elite. A 11 rodadas do fim, a vantagem para o Santa Cruz – 5º colocado – aumentou para oito pontos. A situação, no entanto, poderia ser ainda mais tranquila se o time conseguisse se impor em casa. Melhor visitante da Série B, o Alvinegro tem apenas a 7ª melhor campanha como mandante.

Os aproveitamentos são parecidos. Em casa, por sinal, a campanha do Botafogo é até melhor. No Nilton Santos, a equipe venceu oito e perdeu apenas para o Paysandu. O problema foram os quatro empates diante Boa Esporte, Criciúma, Luverdense e Oeste. O aproveitamento, até o momento, é de 71%. O melhor mandante da Série B é o Bahia, com 34 pontos.


- Não existe uma causa. Talvez o único fato que dê para apontar seja a maneira como as equipes jogam quando visitam o Botafogo. Desde que assumi, o Paraná foi a única equipe que veio para jogar. Falei isso logo após a partida – frisou Ricardo Gomes, citando a vitória por 2 a 1 sobre o tricolor paranaense, na 24ª rodada.

Botafogo vem encontrando dificuldades para superar as retrancas em casa (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Presente em 49 partidas do Botafogo na temporada, Willian Arão também citou a retranca dos adversários no Nilton Santos, mas lembrou que o Botafogo só foi derrotado duas vezes em casa na temporada. O Alvinegro perdeu para o Paysandu e para o Figueirense, pela Copa do Brasil.


- No ano nós só perdemos duas em casa. Mas isso é interessante. Ganhamos jogos fora, e às vezes empatamos em casa. Mas assim é a Série B. Às vezes os times vêm para cá bem fechados. Precisamos ter tranquilidade e trabalhar bem a bola. Em casa, às vezes temos poucas oportunidades. Então temos que matar quando pintarem a chances.


SETE VITÓRIAS FORA DE CASA



Como visitante, o Botafogo venceu sete, empatou três e perdeu quatro. O time tem de longe a melhor campanha fora de casa, com cinco pontos a mais do que o Vitória. O aproveitamento fora do Rio de Janeiro é de 57%.

- Não sei a resposta. Tem de tudo aí. Não posso apontar um fator. Depende do jogo. Não existe uma fórmula.

Na próxima terça-feira, o Botafogo retorna ao Nilton Santos para tentar apagar a última impressão: empate com o Oeste, na terça-feira. O adversário será o Macaé, responsável pela pior derrota do Alvinegro na Série B: 4 a 2 no primeiro turno.

Vitória sobre o Boa Esporte foi a sétima fora de casa (Foto: Futura Press)


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Navarro treina e aumenta chances de voltar contra o Macaé


Atacante uruguaio participa normalmente de atividade com bola na reapresentação da equipe botafoguense e fica próximo do retorno. Neilton dá susto no treino



Navarro se recupera de um estilamento na panturrilha
 (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)
A manhã de domingo reservou boas notícias ao Botafogo. Na reapresentação no Estádio Nilton Santos, Carleto e Navarro treinaram com bola e têm grandes chances de enfrentarem o Macaé. Mas se o lateral tem a presença praticamente garantida, o uruguaio, que sofreu um estiramento na panturrilha direita e ficou fora de três jogos, ainda depende da participação na atividade desta segunda.

Sob um sol escaldante, apenas os jogadores que não iniciaram a partida contra o Boa Esporte foram a campo. Os titulares treinaram na academia. O técnico Ricardo Gomes dividiu o elenco em três e comandou um treino técnico, em campo reduzido.

O susto do domingo ficou por conta de Neilton. O atacante levou a pior em dividida com Diérson, ficou caído no gramado e recebeu atendimento médico. O jogador ainda sentiu dores por alguns minutos, mas voltou a treinar normalmente em seguida e não preocupa para a partida contra o Macaé.
 
Neilton deu um susto na comissão técnica do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)


Quem teve seu primeiro contato com bola foi Aírton. O volante, que se juntou ao elenco do Botafogo na última segunda-feira, participou normalmente da atividade e pode ser opção para Ricardo Gomes contra o Macaé.

O Botafogo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, às 17h30. Na terça, às 19h, o time recebe o Macaé, no Nilton Santos. O Alvinegro lidera a Série B com 52 pontos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Mais solto, Fernandes deixa timidez de lado, e confiança reflete em campo


Mais confiantes em campo e com as palavras, meia deixa período de ostracismo para trás, ganha espaço com Ricardo Gomes e tenta se firmar como titular do Botafogo





 Fernandes já não é mais o mesmo. O jogador escalado para conversar com a imprensa neste domingo é muito diferente daquele que começou a temporada. A fala ainda é serena, o olhar é de tranquilidade, mas as palavras transmitem confiança. Nove meses após ser integrado a elenco profissional do Botafogo, Fernandes está mais solto. Com jornalista e companheiros. E isso reflete no desempenho dentro de campo.

- Quando eu cheguei, conhecia só o pessoal da base. No começo, fiquei um pouco acanhado. Depois fui me soltando, ganhei confiança e conquistei a confiança dos companheiros. Isso é fundamental aqui no elenco. Agora é manter o foco, a humildade e os pés no chão, que tudo vai dar certo. Com certeza isso reflete dentro de campo. Jogo mais solto, com mais confiança. As coisas estão acontecendo. O grupo me abraçou muito bem, e acho que estou dando retorno ao grupo e à comissão técnica – reconheceu Fernandes que, outrora envergonhado, foi escalado duas vezes nos últimos oito dias para coletivas de imprensa.
 
Fernandes tem quatro gols na temporada (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)

Os nove meses como profissional já foram suficientes para Fernandes conhecer um pouco dos altos e baixos da carreira de jogador de futebol. Integrado em janeiro, o meia foi bem no Campeonato Carioca, despontando como uma das competições do torneio. Na Série B, no entanto, o jogador perdeu espaço e, por vezes, sequer foi relacionado para algumas partidas. A volta por cima é gradual, vem acontecendo desde a partida contra o Vitória e foi coroada, na última sexta, com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Boa Esporte, em Varginha.

- Representa muito. Precisava muito de um gol. E acho que também pude fazer uma boa partida. Deixo nas mãos do Ricardo. Precisando de mim, estou preparado.

Ricardo Gomes ainda não confirmou, mas a tendência é que Fernandes seja mantido na equipe para a partida contra o Macaé, na próxima terça-feira, às 17h, no Estádio Nilton Santos.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE