Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

OPINIÃO: Botafogo, da vergonha ao orgulho renovado em 13 meses





Definitivamente, existem coisas que só acontecem ao Botafogo. Há um grande simbolismo envolvido no jogo contra o Bahia, neste sábado, e é preciso valorizar esta história. Foi contra o Bahia, em setembro do ano passado, que o Glorioso começou a cair de divisão. Uma virada de 3 a 2 para os baianos - em pleno Maracanã - com Emerson Sheik sem equilíbrio, sendo expulso e gritando vergonha (contra a CBF), deixou o Alvinegro na zona de rebaixamento e desestabilizado emocionalmente. Daí em diante, o frágil castelo de cartas desabou. Aquele foi o Jogo da Vergonha - não só pela reclamação com a CBF, mas também para o Botafogo. Agora, é a hora de escrever o Jogo do Orgulho.

Orgulho de um clube que voltou a ter futuro. Naquela noite de 17 de setembro de 2014, o Botafogo estava completamente derrotado dentro e fora dos campos. Há 13 meses, a projeção para o Alvinegro era a pior possível. Segundo clube mais endividado do Brasil, com estádio interditado e receitas bloqueadas após erros de gestão. Do Botafogo que a gente conhece e gosta, citando os versos de Beth Carvalho, só tinha sobrado Estrela Solitária e a camisa.

E por falar em camisa, ela jogou junto nesta Série B, pesou demais. Gols quase no fim (ou no fim) contra Paysandu, Vitória, Paraná... Campanha incrível fora de casa. Os rivais sentiram, um a um, a pressão de jogar contra um clube gigantesco.

Meus parabéns também para a nova gestão do clube. Soube reinventar o elenco mesmo após perdas importantes, como a saída de Rodrigo Pimpão, e deixou o grupo unido (e motivado) ao longo da temporada. Pela sufocamento financeiro que o clube tinha na virada de 2014 para 2015, a disputa da Série B se desenhava como um drama. Porém, esses jogadores do atual Botafogo souberam entender a grandeza da instituição e focaram o acesso de maneira exemplar, buscando até mesmo triunfos complicados (contra o América-MG, no Horto, e diante do Náutico, no Recife).

Sendo assim, que venha a vitória neste sábado, para que o medo que tomava conta do pensamento há 13 meses termine de vez e seja inversamente proporcional a dose de esperança para 2016. É possível sonhar alto de novo.

Time atual não tem craques, mas é unido como poucos. A foto ilustra muito bem isso

Leia mais no LANCENET! 

Gomes prevê duelo difícil contra o Bahia, mas quer Bota atuando bem


Treinador frisa que time precisa estar concentrado para poder ter boa atuação neste sábado, no Nilton Santos. Equipes se enfrentam às 17h10 (de Brasília)




No discurso do "jogo a jogo", o Botafogo precisa da vitória neste sábado para chegar mais próximo do seu objetivo, o retorno à Série A. Contra o Bahia, o técnico Ricardo Gomes prevê um duelo difícil, uma vez que o adversário está no G-4 e brigará para se manter ali. Para conseguir sair vitorioso do Nilton Santos, o técnico quer sua equipe atuando bem.


- Temos de jogar muito bem. É um clássico. O Bahia é um bom time. Já conquistou esse ano, acho, o Campeonato Baiano. Briga com grandes chances para subir. Será um clássico. (Se Botafogo pode ser surpreendido?) Surpreendido, não acredito. Mas, sem jogar bem, será difícil - disse.

Ricardo Gomes quer o Botafogo jogando bem contra o Bahia (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Botafogo e Bahia são duas das equipes que mais marcaram gols em toda a temporada no Brasil. Questionado sobre se o duelo, portanto, será de muitos gols, Ricardo Gomes brincou, descontraiu, mas afirmou que é preciso ter cuidado uma vez que o adversário também tem características ofensivas:


- Gols para o Botafogo, né? (risos) Nossa cabeça é fazer o maior número e não sofrer. Sabendo que o adversário tem qualidades ofensivas, tem de ter muita atenção. Cultura de Botafogo e Bahia nunca foi defensiva. Espero que sobre ao Botafogo muitos gols.


Para o jogo deste sábado, o Botafogo espera contar com um bom público. Mais de 10 mil ingressos já foram vendidos até o começo desta sexta-feira e o número deve aumentar bem mais. O técnico alvinegro respondeu sobre a presença da torcida e sobre a pressão que ela aplica aos jogadores em campo, dizendo que faz parte da profissão saber lidar com as questões psicológicas naturais de um jogo de futebol.


- É a nossa profissão. Se for sem público, não tem sentido a gente estar aqui. 10 mil é pouco. Na minha infância, via o Botafogo, no Maracanã, com 80 mil torcedores. Jogador tem de estar preparado para 10, 20, 30, se for o caso de 60, 100 mil torcedores... tem de estar preparado. Jogador que não tiver esse tipo de suporte (de aguentar pressão e ansiedade), aí troca de profissão, pois não tem jeito. Tem de estar trabalhando para a concentração ser maior ainda, sem ansiedade. Mais concentração que ansiedade - opinou.


Botafogo e Bahia se enfrentam às 17h10 (de Brasília) deste sábado, no Nilton Santos, pela 33ª rodada da Série B. O Alvinegro é o líder da competição, com 62 pontos.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Ricardo Gomes confirma Sassá no ataque, mas despista sobre o time


Técnico fecha treinamento nesta sexta e não confirma equipe que enfrentará o Bahia, neste sábado. Neilton deve ser o parceiro à frente, mas Lulinha também é opção




Ricardo Gomes confirmou apenas a presença de
 Sassá como titular no ataque neste sábado,
 contra o Bahia (Foto: Jessica Mello)
O técnico Ricardo Gomes fez mistério nesta sexta-feira. O treino nesta manhã foi fechado à imprensa e não foi possível confirmar qual a escalação para o jogo deste sábado, contra o Bahia. Em entrevista coletiva após a atividade, o treinador tampouco deu pistas de qual será a equipe. Pelo contrário: despistou. Após relutar em duas perguntas em confirmar Sassá como titular, Ricardo afirmou que o atacante, de fato, começará a partida.


- Difícil. Imagina? (jogador marca três gol e não escalar). Jogador faz três gols e vai para a reserva? Vai explicar como? (risos) Parte tática dele foi muito bem executada no último jogo... Pronto. Sassá joga - disse.


Sobre seu companheiro de ataque, no entanto, Ricardo Gomes não confirmou. A tendência é que seja Neilton, quem treinou em duas atividades como titular esta semana. Porém, quando questionado sobre a parceria inédita entre Neilton e Sassá iniciando uma partida, o técnico despistou. E ainda deu dica de que seu escolhido pode ser Lulinha.


- Sobre o Neilton, não falei nada (risos), você que está escalando. Lulinha e Sassá jogaram juntos também... - afirmou.

Navarro treinou em separado com o preparador Emilio Faro nesta sexta-feira (Foto: Jessica Mello)

Carleto, recuperado de dores musculares, deve atuar normalmente. Navarro, com lesão na coxa direita, não deve atuar, mas deve ir para a concentração junto dos companheiros. De acordo com Ricardo, o atacante será reavaliado neste sábado para saber se tem condições de atuar ou não.


- O Carleto começou ontem (o treino) normal. Navarro, ainda não. Vamos ver as reais condições antes da partida. O Thiago está muito bem. Ainda temos o Navarro, que vamos esperar até minutos antes da partida para decidir - explicou.


Com isso, o Botafogo deve ir a campo com: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton (Lulinha) e Sassá. O jogo contra o Bahia é às 17h10 (de Brasília) deste sábado, no estádio Nilton Santos.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE