Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Botafogo vai condecorar Garrincha, Zagallo e outros 6 campeões mundiais


Jogadores do Botafogo que conquistaram a Copa do Mundo receberão título de sócio emérito em cerimônia marcada para dezembro




Clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira, o Botafogo vai condecorar aqueles que foram campeões mundiais. Na última terça-feira o presidente Carlos Eduardo Pereira enviou ao Conselho Deliberativo uma proposta de concessão do título de sócio emérito a Zagallo, Amarildo, Jairzinho, Roberto Miranda, Paulo César Caju e o ex-goleiro Rogério Hetmanek, além de Garricha e Didi (ambos já falecidos).

Zagallo ao lado de Loco Abreu. Velho Lobo receberá título de sócio emérito (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
Nilton Santos, campeão mundial em 1958 e 62, não está na lista porque é sócio grande benemérito do clube. A emerência não será concedida a integrantes da comissão técnica, como Lídio Toledo, Admildo Chirol e Paulo Amaral porque este título se aplica somente a ex-atletas.

A cerimônia de condecoração deve ocorrer em 8 de dezembro, quando o Conselho Deliberativo se reúne para celebrar a fusão do Clube de Regatas Botafogo e Botafogo Futebol Clube. Neste mesmo dia será inaugurada na sala de troféus de General Severiano uma galeria de fotos dos jogadores do Botafogo que conquistaram a Copa do Mundo pela seleção brasileira.


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Confirmado: Sassá será operado e só volta em 6 meses. Navarro é desfalque


Garoto passará por cirurgia na próxima semana. Uruguaio desfalca time duas rodadas



Duas baixas no ataque do Botafogo: Sassá e Navarro estão fora da partida contra o Criciúma, neste sábado, que pode definir o acesso da equipe à Série A. O caso do jovem atacante é mais grave. O jogador, que se machucou na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, ficará ausente por ainda mais tempo. Ele sofreu uma lesão no joelho esquerdo, que atingiu o ligamento cruzado anterior, e precisará passar por cirurgia. Dessa forma, a previsão de retorno é em maio de 2016.

- O Sassá sofreu uma entorse no joelho esquerdo, que causou lesões graves, no ligamento cruzado anterior, no menisco e na cartilagem do joelho. O mais grave é a do ligamento, que precisará ser reparado cirurgicamente. Expectativa é de que se recupere completamente, mas em um prazo de seis meses – explicou o chefe do departamento médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros.

Já a situação de Navarro é mais simples. O fato de o uruguaio não ir a campo na manhã desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, foi o indício. Em seguida, foi a vez do médico alvinegro confirmar: por conta da lesão na coxa esquerda, o centroavante será desfalque também contra o Luverdense, na próxima terça, no Mato Grosso.

- Ele está sendo tratado e preservado para estar 100% no jogo contra o Santa Cruz.

Luis Fernando Medeiros confirmou ausência de Navarro nos próximos dois jogos (Foto: Gustavo Rotstein)

Dessa forma, Ronaldo será o dono da camisa 9 do Botafogo na partida contra o Criciúma. Será apenas seu terceiro jogo com a camisa alvinegra e a estreia como titular. No banco, vai estar Luís Henrique, xodó da torcida, que volta após defender a seleção brasileira no Mundial Sub-17.


Por Gustavo Rotstein e Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Ricardo rejeita oba oba antes do acesso: "Isso é com o Corinthians"


Técnico garante que concentração do grupo está na partida contra o Criciúma, sem euforia pelo acesso iminente. Time pode subir no sábado



A semana de preparação mostrou um grupo motivado e leve. Mas apesar de o acesso à Série A depender apenas de uma vitória sobre o Criciúma, neste sábado, Ricardo Gomes deixou claro que o excesso de confiança passa longe do Botafogo. Segundo o treinador, mesmo com o objetivo tão próximo, o time vai a Santa Catarina com a concentração na máxima potência para não deixar que o clima afete o desempenho em campo.


- Não quero saber de oba oba. Isso é com o Tite, com o Corinthians, que está folgado na frente. Nós estamos na Série B e queremos sair dessa situação. Isso é o mais importante. O assunto é o Criciúma, a preparação para o jogo. Não tem nada de “está perto, está quase”. Isso não é com a gente. O que vale é a preparação, dentro e fora do campo - disse o treinador.

Ricardo garante que proximidade do acesso não atrapalha ambiente do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Ricardo Gomes não quer antecipar nada, seja sucesso ou fracasso. Por isso, quando perguntado se, a partir do momento que o acesso for consolidado, o título da Série B passa a ser obrigação, o treinador avisou que a ideia do Botafogo precisa ir muito além de uma celebração:

- Primeiro vamos comemorar o acesso. O segundo o objetivo é o título. Vamos comemorar o título para nunca mais voltar. Não tem problema de comemorar, desde que não volte. Botafogo não é clube para estar nessa série.
O técnico também destacou que o trabalho na semana que antecede o possível acesso foi pautado pela concentração no que foi feito em campo e nada pela expectativa em garantir o retorno à elite. Até porque, segundo ele, ainda há aspectos a serem corrigidos.


- O time está mais confiante do que ansioso. A semana está leve. Isso foi verdade no último jogo até a hora do gol. Depois o Bahia veio para cima e ficamos mais preso. É preciso ter uma unidade, é um time. Trabalhamos para isso não acontecer na próxima partida.


Por Jessica Mello e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE 

Jefferson pode ficar fora de eventuais jogos de acesso e título do Botafogo


Caso Botafogo não garanta retorno à elite no sábado, contra o Criciúma, goleiro pode perder partidas decisivas por conta da seleção brasileira



O Botafogo tem pressa, mas Jefferson tem mais. Convocado para a seleção brasileira para as partidas contra Argentina e Peru pelas Eliminatórias, dias 12 e 17 de novembro, respectivamente, o goleiro se apresentará ao técnico Dunga na próxima segunda-feira e vai desfalcar o time carioca contra Luverdense e Santa Cruz. O jogo diante do Criciúma, neste sábado, no Heriberto Hulse, deve ser a única oportunidade do camisa 1 estar em campo no acesso. O Alvinegro precisa de uma vitória para assegurar o retorno à elite. 

Convocado para os dois jogos da Seleção, Jefferson está ansioso para ver logo o Botafogo de volta à elite (Foto: Vitor Silva / SSPress)

- Estava conversando com amigos e familiares sobre essa questão. Por causa da Seleção, eu posso ficar fora dos jogos que podem representar o acesso e o título da Série B para o Botafogo. Espero que nossa vaga se confirme logo nesse sábado contra o Criciúma, e que todos nós possamos comemorar o título o mais breve possível. E eu, mesmo de longe, comemoraria igualmente o trabalho que realizamos com sucesso durante o ano todo - assegurou o goleiro.


Além do acesso, a convocação para a seleção brasileira pode tirar Jefferson das partidas que podem dar o título ao Botafogo. A cinco rodadas do fim, a vantagem para o segundo colocado, América-MG, é de cinco pontos, sendo que o Coelho tem uma partida a mais.

Para conquistar o título antecipadamente sem depender de outros resultados, o Botafogo precisaria vencer os próximos três jogos. Caso isso aconteça, o Alvinegro se sagrará campeão da Série B diante do Santa Cruz, quando Jefferson ainda estará com a seleção brasileira.

- É claro que eu, como todos os outros jogadores do elenco, gostaria de estar nesses jogos decisivos do clube, mas estarei ausente por um motivo especial, que é servir à Seleção. Mesmo de longe, com certeza vou vibrar com a vitória do Botafogo e o importante título. Todos sabem que o nosso primeiro objetivo era o retorno à Série A e que, depois, pensaríamos no título.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE