Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Com ídolos do passado e presente, muro de Gen. Severiano é revitalizado


Além da recuperação estrutural, local ganha nova pintura e novos jogadores que passaram pelo Botafogo. Estátua do Manequinho recebe iluminação especial





Enquanto aguarda a confirmação do acesso à Série A, os botafoguenses podem se alegrar com repaginação alguns dos símbolos do clube. O Muro dos Ídolos, que fica do lado oposto ao da calçada da sede de General Severiano, e a estátua do Manequinho, localizada na praça em frente à entrada, passam por manutenção e ganharam iluminação especial.


O trabalho de restauração do muro teve início em setembro deste ano, com a recuperação estrutural, que recebeu novo embolso e nova pintura. Em seguida, Tadeu Tnak, membro da torcida e artista plástico, pintou desenhos mais realistas e incluiu, na galeria a céu aberto, jogadores que não se encontravam antes, dando mais visibilidade ao projeto original, lançado em 2008. A arte conta a história alvinegra desde a década de 10, começando com Mimi Sodré e passando por ídolos como Didi, Garrincha e Nilton Santos. Do atual elenco, o goleiro Jefferson é lembrado. 

Dois dos maiores ídolos da história do Botafogo: Garrincha e Nilton Santos (Foto: Divulgação)

A estátua do Manequinho ganhou pela primeira vez iluminação direta, que a destaca na paisagem noturna de Botafogo. Ela também está recebendo limpeza e manutenção, que inclui a substituição de parafusos e a reforma da base de sustentação, a cargo de Hebert Parente, comerciante que realizou anteriormente a restauração e limpou, por conta própria, a pichação da famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada na Av. Atlântica, em Copacabana.

A restauração do Muro dos Ídolos foi realizada por integrantes da torcida “Loucos Pelo Botafogo”, e o Manequinho ganhou uma iluminação inédita. Instalada pelo subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, a pedido do secretário de Administração, Marcelo Queiroz, botafoguense apaixonado, que solicitou também a manutenção da praça onde a estátua está instalada. 

Muro dos Ídolos em frente à sede de General Severiano (Foto: Divulgação)

Os projetos de melhoria no entorno de General Severiano contam com a contribuição financeira de membros e simpatizantes da torcida, a chamada "vaquinha", e terá sua inauguração oficial no próximo dia 22, quando a torcida “Loucos pelo Botafogo” fará uma festa de comemoração aos seu nove anos de existência, no Casarão da sede do clube.

Confira a lista completa de jogadores presentes no Muro dos Ídolos: Mimi Sodré, Carvalho Leite, Heleno de Freitas, Garrincha, Nilton Santos, Didi, Quarentinha, Jairzinho, Marinho Chagas, Carlos Roberto, Rildo, Gerson, Carlos Alberto torres, Paulo César Caju, Nilson Dias, Ney Conceição, Mendonça, Manga, Wagner, Jefferson, Adalberto, Alemão, Maurício, Mauro Galvão, Paulinho Criciúma, Gottardo, Gonçalves, Sérgio Manoel, Donizete, Túlio Maravilha, Sandro, Túlio Guerreiro, Loco Abreu.

Muro dos Ídolos em frente à sede de General Severiano (Foto: Divulgação)



Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Ainda sem conseguir recursos, Bota estuda opções para o Caio Martins



Glorioso firmou acordo com a Prefeitura de Niterói, mas estádio precisa de reformas

Presidente Carlos Eduardo Pereira em visita ao Caio Martins (Vitor Silva / SSPress)


O Botafogo já estuda alternativas caso não possa mandar jogos no Caio Martins, em 2016, como planejava. O clube ainda não conseguiu levantar os recursos necessários para fazer uma reforma no estádio, e, por isso, começou a se mexer.

O Glorioso não poderá contar com o Estádio Nilton Santos em boa parte de 2016 devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sem o Niltão e com a dificuldade para fazer uma reforma no Caio Martins, o Botafogo terá de arranjar alguma opção para mandar jogos.

O Botafogo e a Prefeitura de Niterói chegaram a assinar um termo de cooperação para a revitalização do Caio Martins, em setembro, mas não houve muito avanço deste então.

Uma possibilidade que vem sendo especulada é do clube firmar uma parceria com Flamengo e Fluminense para fazer uma reforma e utilizar o Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, como já ocorreu em 2005. São Januário também aparece como opção, tendo em vista a boa relação com a diretoria do Vasco.

Fonte: Lancenet/Paulo Victor Reis/Rio de Janeiro (RJ)