Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ricardo aprova teste, confirma Lizio e espera por reforço "gringo" no ataque


Treinador elogia movimentação do Botafogo na vitória por 7 a 0 em jogo-treino contra Rio Branco-VN, mostra bom humor, mas não se empolga: "Foi apenas um bom treino"




Ricardo Gomes minimizou placar elástico, mas
elogiou movimentação do time (Foto: Marcelo Baltar)

Foi apenas o primeiro teste, mas os cerca de 500 torcedores alvinegros que acompanharam ojogo-treino contra o Rio Branco de Venda Nova, da Segunda Divisão capixaba, na tarde desta quarta-feira, gostaram do que viram. O placar elástico de 7 a 0 - gols de Bruno Silva, Gegê, Carli, Fernandes, Luís Henrique, Ribamar e Rabello - animou a torcida, mas foi a movimentação o que mais agradou o técnico Ricardo Gomes. Bem-humorado, o treinador enalteceu o bom início, mas não se empolgou com a goleada.


- Foi bom. Um tempo de 45 e depois mais dois de 40 minutos. O adversário estava bem cansado no final. Aproveitamos bem, a movimentação foi boa. Mas foi um bom treino. Só isso. Depois de dez dias só treinando, foi possível ver a resposta do time. Esse foi o propósito, e não o placar. A movimentação foi bem importante. Os adversários tiveram somente dois dias de treino. O objetivo era dar liberdade aos jogadores para eles corresponderem com todo o trabalho que foi feito. O lado direito com Diego e Luis Ricardo, pelo tempo que estão juntos, teve um maior entrosamento. Isso foi claro. O meio foi bem, o ataque também, mas nada demais. Apenas um bom treino - avaliou.


Para o próximo teste, no sábado, o amistoso diante da Desportiva Ferroviária, o Botafogo deve ter mudanças. Ricardo Gomes confirmou que o boliviano Damián Lizio será titular.


- Para o próximo jogo vamos começar com o Lizio. Ele tem certo estilo, está chegando com outro tipo de entrosamento. Vamos observar o trabalho na quinta e na sexta, mas são grandes as possibilidades.

Lizio foi bem contra Rio Branco-VN e deve ser titular diante da Desportiva Ferroviária (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O treinador ainda falou sobre a necessidade de reforços para o ataque, uma vez que o Botafogo conta com poucas opções para o setor. Além de contar com o jovem Ribamar, Ricardo Gomes confirmou que espera o acerto com um camisa 9 sul-americano nos próximos dias.


- Sobre reforços, o Botafogo tem que ter criatividade, porque grana não tem. Às vezes tem um bom nome, mas muitas vezes foge da nossa realidade financeira. Nome de peso não vem. Mas a torcida quer saber é de um bom atacante. Estamos falando com dois ou três jogadores sul-americanos. Não vai ser do Brasil. Nem sempre a gente consegue uma boa negociação. Espero que a gente comece o Carioca com esse camisa 9 ao lado dos meninos.


Por Marcelo Baltar/Domingos Martins, ES/GE

Gringos dão caldo, Bruno Silva marca, e Botafogo faz 7 a 0 no Rio Branco-VN


Alvinegro goleia time da Segundona ES em jogo-treino, gols do volante, Carli, Gegê, Fernandes, Luís Henrique, Ribamar e Rabello. Titulares fazem 2 a 0 em 45 minutos




O teste inicial de 2016 foi um treino de ataque contra defesa para o Botafogo debaixo de muita chuva. E o Alvinegro fez a sua parte goleando o Rio Branco de Venda Nova, da Segunda Divisão capixaba, por 7 a 0 em jogo-treino na tarde desta quarta-feira em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. Os gols foram dos recém-contratados Bruno Silva e Joel Carli, além de Gegê, Fernandes, Luís Henrique, Ribamar e Igor Rabello. A partida foi dividida em três tempos, com os titulares apenas nos primeiros 45 minutos, quando o placar foi 2 a 0.


Foi a primeira oportunidade de observar os gringos do time em ação, maiores esperança da torcida, que compareceu em peso ao CT do Hotel Fazenda China Park com aproximadamente 500 pessoas. Eles viram os estrangeiros darem caldo: além de estufar a rede na bola aérea, Carli se mostrou um xerifão; Damián Lizio foi participativo e criou jogadas; e Gervasio "Yaca" Núñez, único do trio na equipe principal, mostrou habilidade nos dribles e categoria nas finalizações.

Recém-contratado, Bruno Silva marcou um gol e fez papel que era de Willian Arão (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Os titulares jogaram com Jefferson; Diego, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Bruno Silva, Lindoso, Luis Ricardo, Gegê e Yaca; Luís Henrique. O primeiro teste acabou sendo um treino de ataque contra defesa. A defesa alvinegra sequer foi ameaçada pelo rival, que teve o atacante Zé Afonso, campeão brasileiro pelo Grêmio em 1996, em campo aos 44 anos. O setor ofensivo criou várias oportunidades, mas demonstrou dificuldade para empurrar a bola para a rede. Bruno Silva e Gegê conseguiram com chutes de fora da área na parte final do primeiro tempo, que durou 45 minutos. O volante, por sinal, orientou o time e avançou bastante, fazendo o papel que Willian Arão exercia no ano passado. O meia, por sua vez, foi um dos que mais finalizou junto com "Yaca". O argentino partiu para cima, conseguiu bons dribles e chutou muito a gol. O lado direito foi o ponto forte, com as investidas de Luis Ricardo e Diego. Luís Henrique, porém, foi discreto, pouco criou e ficou devendo para os torcedores capixabas.

Como esperado, Ricardo Gomes trocou o time inteiro para o segundo tempo, que teve durante 40 minutos a seguinte escalação: Helton Leite; Octávio improvisado na lateral direita, Carli, Emerson Silva e Jean; Diérson, Lucas Zen, Fernandes e Damián Lizio; Marcinho e Ribamar. Os mais participativos foram Lizio e Ribamar. O meia boliviano criou muitas jogadas e esteve perto do gol em chute da entrada da área, enquanto o jovem centroavante de 18 anos mostrou habilidade com a bola nos pés e ganhou aplausos da torcida. Mas quem marcou marcou não foram eles. Com a defesa reserva também sem ser incomodada, Carli subiu ao ataque e usou seu 1,91m de altura para fazer mais um de cabeça, após cruzamento de Jean - o zagueiro argentino tem o perfil de xerifão e incentivava os companheiros o tempo todo no portunhol "buera, buera". E o quarto foi de Fernandes, de carrinho, si atirando na bola lançada por Octávio na área.

Torcedores do Botafogo improvisaram uma arquibancada no morro perto do campo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Para a etapa final, que teve duração de 30 minutos, o time foi armado com Saulo, Octávio ainda improvisado na direita, Igor Rabello, Emerson Silva e Jean; Matheus Fernandes, Diérson, Leandrinho e Marcinho; Ribamar e Luís Henrique. Ricardo Gomes deu mais uma chance ao jovem titular de 17 anos, e desta vez o atacante não decepcionou. Não foi brilhante, mas deixou o dele após mais uma assistência de Octávio. Jean também foi garçom pela segunda vez ao cobrar escanteio na cabeça de Ribamar, que marcou o sexto. E de novo pelo alto, Igor Rabello marcou o sétimo, dando números finais ao jogo-treino. Do time que terminou em campo, apenas o zagueiro Emerson Silva não foi formado pelo Botafogo.


Por Marcelo Baltar/Domingos Martins, ES/GE

Lesão muscular pode tirar Neilton da estreia do Botafogo no Carioca


Atacante, que não vai a campo desde sexta passada, segue em tratamento em Domingos Martins. Airton não deve ser problema para jogo contra o Bangu





Fora do amistoso contra a Desportiva, no sábado, Neilton também dificilmente jogará na estreia do Campeonato Carioca, dia 30, contra o Bangu. Com lesão muscular no músculo posterior da coxa esquerda, o atacante segue tratamento com os fisioterapeutas em Domingos Martins e não vai a campo desde sexta-feira passada.


A lesão não é grave, mas requer cuidados para não agravar. Neilton será reavaliado na próxima semana, no Rio de Janeiro, mas o mais provável é que ele fique à disposição para a segunda rodada do Campeonato Carioca, contra a Portuguesa da Ilha, no dia 2 de fevereiro.

Neilton pode desfalcar o Botafogo na primeira partida do Carioca 2016 (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)

A situação de Airton está mais adiantada, e o volante tem chances de enfrentar o Bangu. Com dores no joelho, o jogador já está em fase de transição e realiza trabalhos físicos à parte com o preparador Emílio Faro. Contra a Desportiva, porém, dificilmente Airton estará em campo.


O Botafogo enfrenta a Desportiva no sábado, às 19h, no Kleber Andrade, em Cariacica. No domingo, o elenco retorna ao Rio de Janeiro e estreia no Carioca no dia 30, contra o Bangu, em Moça Bonita.


Por Marcelo Baltar/Domingos Martins, ES/GE

Presidente do Bota garante reforços mesmo sem "Caixa" e busca plano B


Carlos Eduardo Pereira admite frustração de perder patrocínio de estatal e irá propor parceria master da camisa para empresas com as quais já negociava outros espaços





Camisa do Botafogo está sem patrocinador master fixo
 desde o início de 2015 (Foto: Gustavo Rotstein)
Principal investidor do futebol brasileiro em 2016, a "Caixa Econômica Federal" desistiu na última terça-feira da parceria que estava encaminhada com o Botafogo e surpreendeu negativamente a diretoria do clube, que já estava correndo atrás das Certidões Negativas de Débito (CND). Mesmo sem ter sido comunicado oficialmente pelo banco estatal, o presidente Carlos Eduardo Pereira não escondeu a frustração com o cancelamento do negócio, que renderia ao Alvinegro R$ 17 milhões em patrocínio segundo o GloboEsporte.com apurou. Mas o mandatário evita o desânimo e já começa a buscar um plano B no mercado, oferecendo o espaço nobre da camisa, sem anunciante fixo desde o início do ano passado, para empresas com as quais já negociava outras partes do uniforme.


- Nós estávamos mantendo contato com várias empresas e vamos prosseguir. As conversas podem ser por qualquer parte da camisa. Mas o peso da "Caixa" no mercado hoje em dia é inegável. Da minha parte, se eles não vão fazer... A decisão é deles - afirmou o mandatário, que ao ser questionado do tamanho do baque para o clube com a desistência do banco respondeu:


- Deixa de crescer apenas.


A desistência pode diminuir a projeção da diretoria no mercado. Embora reconhecesse ser uma meta bem complicada, Carlos Eduardo Pereira projetava conseguir de R$ 10 a R$ 15 milhões com outros patrocínios, sem contar a verba que seria proveniente da "Caixa". O último patrocinador master do clube foi a "Guaraviton", marca de bebida da "Viton 44" que rendeu aos cofres alvinegros por volta de R$ 19 milhões. Desde o ano passado sem parceiro principal, o Botafogo passou a adotar patrocínios pontuais para jogos esporádicos, tipo de receita que não está descartada para 2016. No espaço nobre, terminou a temporada estampando seu programa de Sócio-Torcedor, o "Sou Botafogo".


Apesar da grande dificuldade para captar investimentos na iniciativa privada e da crise financeira - o clube deve atualmente os salários de dezembro, parte do 13º e férias para os jogadores -, Carlos Eduardo Pereira garantiu que a saída da "Caixa" não será um entrave na procura por reforços, já que ainda não estava contando com a verba da estatal. Questionado se a desistência do banco interferiria nas negociações que estão em andamento, respondeu com um categórico "não". A diretoria busca dois atacantes e um lateral-esquerdo para fechar o elenco para o Campeonato Carioca. O GloboEsporte.com apurou que o mais perto de um acerto é outro estrangeiro sul-americano que joga no ataque. O nome é guardado a sete chaves, e a negociação se arrasta por conta dos valores, mas pode ser finalizada ainda esta semana.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Ricardo Gomes testa o Botafogo-2016 contra o Rio Branco-VN



Lízio pode não começar jogando, mas Nuñez, sim. Luis Henrique deve ser titular, mas Ribamar vem treinando bem. Defesa está praticamente definida



Luis Henrique é a esperança de gols do time alvinegro nesta quarta-feira (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O Botafogo faz, na tarde desta quarta-feira, o primeiro teste mais competitivo antes do início da temporada. O jogo-treino contra o Rio Branco de Venda Nova, no China Park, será oportunidade para Ricardo Gomes avaliar melhor as que parecem ser as escolhas para o início de temporada.

O esquema tático escolhido é o 4-2-3-1, conforme coletivo da última segunda-feira. As disputas estão se clareando. No gol, Jefferson, naturalmente, permanece soberano. Na zaga, a opção por Renan Fonseca e Emerson deve ser mantida. Nas laterais, Diogo Barbosa tem sido o titular da esquerda. Do outro lado, o bom desempenho de Diego nos treinamentos fez com que o experiente Luis Ricardo fosse descolado para o meio-campo, aberto pela direita.

No mesmo setor, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso são mais responsáveis pela contenção, sendo que Airton vinha treinando bem, mas está com o departamento médico. Fernandes chegou a treinar na vaga de Lindoso na atividade de segunda-feira.

Gervasio Nuñez deve começar jogando pelo lado esquerdo da armação, com Gegê sendo a companhia no centro. Eles, inclusive, têm alternado as posições no campo. Porém, a tendência é que Lízio ganhe, com o tempo, o posição de articulador central da equipe.

No ataque, Luis Henrique é o titular, mas Ribamar vem aproveitando bem a oportunidade de treinar com o time profissional. Neilton segue lesionado.


Fonte: LANCENET/Felippe Rocha/Enviado especial a Domingos Martins (ES)