Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2016

Luís Henrique exalta experiência adquirida no profissional do Botafogo




Luís Henrique vem amadurecendo no elenco profissional do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)



A grande campanha do Botafogo no Campeonato Carioca de 2016 se deve muito por conta da grande qualidade dos jogadores que vieram das categorias de base. Um deles, o atacante Luís Henrique, que completou 18 anos na última quinta-feira, possui dois gols no torneio estadual e vem agradando aos torcedores.

Luís Henrique falou sobre o amadurecimento adquirido após subir para o elenco profissional. “Acho que em todo o tempo que passo no Botafogo, eu estou amadurecendo de alguma forma, seja com a experiência do dia a dia, seja dentro de campo ou seja no ambiente profissional. É uma vivência nova, venho aprendendo diariamente e ainda tenho muito o que aprender. Então, com o passar do tempo, eu vou me adaptando a tudo e evoluindo cada vez mais”, contou o jovem, em entrevista ao site oficial do Botafogo.

O atacante também garantiu que está muito feliz no Alvinegro e que pretende seguir evoluindo no clube. “Estou muito feliz aqui! Pretendo dar segmento à minha carreira no clube. Foi o Botafogo que me revelou e que me deu confiança para trabalhar. Então, espero seguir aqui amadurecendo para poder retribuir dando muitas alegrias para os alvinegros”, afirmou.

Luís Henrique finalizou falando sobre a ótima relação com a torcida e as mensagens de parabéns recebidas no último dia 17 de março. “Tive uma ascensão muito rápida. Do juvenil fui quase direto para o profissional e acabei conquistando o carinho da torcida, e eles também me conquistaram. Tenho um carinho enorme por todos. Recebi muitas mensagens de parabéns, meu telefone não parou de tocar. Me sinto lisonjeado de verdade, é muito legal ver esse apoio e respeito que a torcida tem comigo”, completou.

O próximo jogo do Botafogo acontece neste domingo, às 18h30(de Brasília), quando o Alvinegro encara o Madureira, no Estádio de Los Larios.


Fonte: Gazeta Esportiva/São Paulo, SP

Botafogo confirma clássico contra o Flamengo em Juiz de Fora


Partida válida pela quinta rodada da Taça Guanabara será realizada no Estádio Mário Helênio. Este será o terceiro jogo de times cariocas no local nesta temporada 2016



O clássico entre Botafogo e Flamengo, pelo Campeonato Carioca, será realizado em Juiz de Fora (MG), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A informação foi confirmada pela diretoria do Alvinegro, mandante do jogo. O jogo - válido pela quinta rodada da Taça Guanabara - acontecerá no dia 2 de abril.

Estádio Municipal Mário Helênio, em Juiz de Fora, passou por reformas recentemente (Foto: Bruno Ribeiro)

Os valores dos ingressos ainda não foram divulgados. A Federação do Rio de Janeiro deve referendar a mudança de local nos próximos dias. Na tabela oficial ainda consta o Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, como palco do jogo.


O Estádio Mário Helênio - ou Municipal de Juiz de Fora - passou por algumas reformas e sediou o jogo entre Fluminense e Criciúma, pela Primeira Liga, na última semana. Nesta quarta-feira, o Flamengo vai utilizar o local para receber o Atlético-PR pela semifinal da mesma competição. A cidade mineira que fica a cerca de 2 horas de carro do Rio de Janeiro.


Por Chandy Teixeira/Rio de Janeiro/GE

Sem mudança: Ricardo repete time no treino aberto. Luís Henrique é ausência


Técnico do Botafogo dá pista de que não vai mexer na escalação contra o Madureira. Atacante de 18 anos faz exames de equilíbrio muscular em clínica, mas está liberado





Ricardo reuniu os jogadores para uma conversa antes
 do treino começar (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
A possível mudança na equipe do Botafogo ficou só no discurso. No treino fechado da última quinta-feira, o GloboEsporte.com apurou que o técnico repetiu a escalação do empate contra o Fluminense, no último domingo. E na atividade aberta da manhã desta sexta, na Escola Naval, aberta à imprensa, também nenhuma surpresa na escalação. A única novidade foi a ausência de Luís Henrique. O atacante, que completou 18 anos na véspera, esteve em uma clínica particular com os médicos alvinegros para fazer exames de isocinética, que calculam o equilíbrio muscular das pernas para evitar lesões futuras. Segundo o clube, trata-se de um procedimento corriqueiro com todos os jogadores, e o jovem não corre risco de desfalcar o time.


Em campo, nada de coletivos. Foi dia de trabalhos leves, táticos e técnicos. Ricardo comandou os titulares em metade do campo, e eles tinham que criar jogadas e finalizar a gol, mas sem adversários marcando. O time teve Luis Ricardo, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Salgueiro e Ribamar. O treinador orientava o tempo todo a movimentação ofensiva e as viradas de jogo. Depois, fez o mesmo com os reservas, mas começou trocando o trio de frente por Leandrinho, Gervasio "Yaca" Núñez e Neilton. Logo em seguida mudou tudo mundo, e alguns titulares apenas correram em volta do gramado.

Salgueiro deve ser mantido ao lado de Ribamar: uruguaio busca o seu primeiro gol (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Com a defesa sólida, a tendência é que, se o comandante realmente for mexer na escalação, a alteração seja no setor ofensivo. E assim, Neilton seria o principal candidato. O atacante vem entrando no decorrer dos jogos desde o dia 21 de fevereiro e ainda não teve chance no time titular - a única vez que teve oportunidade de começar uma partida nesta temporada foi em uma equipe formada por muitos reservas diante do Boavista. Após a primeira semana de trabalhos na Escola Naval, o Botafogo volta a treinar na manhã deste sábado em General Severiano. Com um ponto, o Alvinegro divide a quarta colocação da Taça Guanabara com o Fluminense e enfrenta o Madureira neste domingo, às 18h30 (de Brasília), em Los Lários.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Garotada do Botafogo é responsável por quase 50% dos pontos no Carioca


Gols de Luís Henrique, Gegê, Emerson, Fernandes e Ribamar já garantiram três vitórias e dois empates que mantiveram a invencibilidade do Alvinegro no estadual






Jefferson, Luis Ricardo, Salgueiro? Que nada. Os líderes do elenco do Botafogo estão tendo que tirar o chapéu para a garotada, que vem fazendo bonito no Campeonato Carioca. Dos 23 pontos do time até agora, os jovens foram diretamente responsáveis por 11, quase metade da surpreendente campanha de 85,1% de aproveitamento. Gols de Luís Henrique (18 anos), Gegê (22), Emerson (20), Fernandes (21) e Ribamar (18) garantiram três vitórias e dois empates que mantiveram a invencibilidade do Alvinegro no estadual (veja todos no vídeo acima) - junto com o Vasco, são os únicos que ainda não perderam na competição.

Pontos obtidos pelos jovens:

13/02 - Luís Henrique 1x0 Resende
24/02 - Gegê e Ribamar 2x0 Flu
28/02 - Emerson Santos - 1x1 Vasco
06/03 - Fernandes - 1x0 Boavista
13/03 - Ribamar - 1x1 Fluminense


Atualmente na reserva, Luís Henrique já marcou dois gols neste Carioca, sendo um o da vitória sobre o Resende na 4ª rodada. Na 6ª, foi a vez de Gegê e Ribamar garantirem os três pontos diante do Fluminense. Na rodada seguinte, Emerson evitou uma derrota para o Vasco com um golaço de falta aos 42 minutos do segundo tempo. Já classificado e cumprindo tabela na última rodada da primeira fase, o Botafogo escalou um time formado na maioria por reservas, e Fernandes, que era titular no ano passado e busca recuperar espaço na equipe, fez o único gol do triunfo para cima do Boavista. E no segundo Clássico Vovô de 2016, válido pela estreia da Taça Guanabara, Ribamar voltou a balançar a rede, e o time só não saiu ganhando porque levou o empate no fim.

Enquanto não chegam os "cascudos", Ribamar e Luís Henrique têm dado conta (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Prova da grande esperança do clube nos garotos são as recentes renovações de contrato. No fim do ano passado, a diretoria prorrogou os vínculos de Emerson e Jean até o fim de 2017, e de Fernandes até o final de 2018. Só esse ano, já renovaram com seis: Diego (31/12/2017), Marcinho (31/12/2018), Leandrinho (31/12/2018), Dierson (31/12/2017), Sassá (31/12/2017) e Ribamar (31/12/2018). O próximo deve ser Luís Henrique. Dirigentes já começaram as conversas preliminares com o atacante, que completou 18 anos na última quinta-feira.

Eles estão amadurecendo durante a competição, para as finais vão chegar mais maduros. Não pode jogar tanto a responsabilidade nas costas deles"
Jefferson, goleiro do Botafogo


Os garotos alvinegros que foram inscritos no estadual são: Saulo, Diego, Octávio, Emerson, Marcinho, Igor Rabello, Jean, Leandrinho, Ribamar, Lucas Zen, Diérson, Fernandes, Gegê e Luís Henrique. Capitão e referência da equipe, Jefferson elogiou a maturidade pela qual os jovens têm passado e acredita que eles ainda irão evoluir ainda mais na reta final do Carioca. Porém, o goleiro admite que jogadores mais cascudos serão importantes para o Campeonato Brasileiro.


- Eles estão amadurecendo durante a competição, para as finais vão chegar mais maduros. Não pode jogar tanto a responsabilidade nas costas deles. A diretoria falou que está em busca de outros jogadores para o Brasileiro - frisou o goleiro, em entrevista coletiva da última terça-feira.


Sem contar o quarto goleiro, posição em que o clube tem promovido um revezamento com jogadores da base, o Botafogo chegou a ter 17 pratas da casa no elenco principal. Mas o volante Matheus Fernandes e o lateral-esquerdo Victor Lindenberg voltaram aos juniores, e Sassá, ainda se recuperando de uma grave lesão no joelho esquerdo, ficou fora da lista do Carioca. Mais do que uma casualidade de "safra", o número é fruto de uma política de valorização dos jovens aliada à crise financeira atual, que impede a diretoria de fazer grandes investimentos em nomes badalados. Além disso, retoma uma antiga tradição do Alvinegro de formar jogadores, muito presente nas primeiras décadas da segunda metade do século passado.


Por Matheus Palmieri* e Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE
*Estagiário, sob supervisão de Thiago Lima