Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

Destaque do Bota, Airton é quem mais sofre falta no Carioca: 29 em oito jogos


Outrora marcado com fama de mau, volante tem média de 3,6 infrações recebidas por partida, segundo site "Footstats". Jogador é visto internamente como a coluna do time



Ricardo Gomes citou o temperamento como um problema a corrigir, mas prometeu um novoAirton em 2016. E não é que o volante está realmente diferente: outrora marcado pela fama de jogador violento, ele agora é quem mais sofre faltas no Campeonato Carioca. Segundo informações do site "Footstats", que analisa apenas os números dos quatro grandes do Rio de Janeiro, o jogador já recebeu 29 infrações em oito partidas. Média de 3,6 por jogo, muito à frente do 1,7 de Ribamar, outro alvinegro que aparece na lista dos maiores dados do quesito.

Quem mais sofreu faltas*:

29: Airton (Botafogo)
25: Emerson Sheik (Flamengo)
25: Nenê (Vasco)
21: Wellington Silva (Fluminense)
20: Marcelo Cirino (Flamengo)
19: Madson (Vasco)
18: Andrezinho (Vasco)
17: Jorge Henrique (Vasco)
17: Ribamar (Botafogo)
17: Gabriel (Flamengo)

*Fonte: Footstats


De encostado no ano passado a titular absoluto na atual temporada, Airton é tido internamente no elenco como a coluna vertebral da equipe. Opinião também compartilhada pela diretoria e comissão técnica. O volante versão 2016 além de proteger a dupla de zaga com sua marcação, ainda aparece à frente para auxiliar na construção de jogadas. Foi após uma arrancada até a linha de fundo que saiu o cruzamento para o gol de Ribamar contra o Fluminense, desviando finalização de Gegê na área. Com três cabeças de área, ele tem mais liberdade para avançar, embora seja quem mais fique atrás em comparação a Rodrigo Lindoso e Bruno Silva, dupla que avança com maior frequência.

Olha o bote: Airton já sofreu 29 faltas em oito partidas, média de quase 4 por jogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Com histórico de lances violentos, contra jogadores como Alexandre Pato e Nilmar, por exemplo, Airton não se orgulha do passado e tenta apagar a fama. Em entrevista ao GloboEsporte.com no mês passado, o volante garantiu que a fama a qual foi atribuído não faz jus a seu futebol.

Quem mais cometeu faltas*:

27: Julio dos Santos (Vasco)
23: Guerrero (Flamengo)
22: Airton (Botafogo)
18: Nenê (Vasco)
17: Riascos (Vasco)
17: Pierre (Fluminense)
16: Wellington Silva (Fluminense)
16: Bruno Silva (Botafogo)
16: Rodrigo Lindoso (Botafogo)
15: Emerson (Botafogo)

*Fonte: Footstats

- O Ricardo conversou comigo. Falou que eu não precisava fazer o que eu fazia, que eu sabia jogar. Ele vem me instruindo, até em relação a posicionamento. Foram lances que aconteceram e não me orgulho. Eu me arrependi. Foram momentos que perdi a cabeça. E peguei essa fama. No Botafogo, foram três expulsões (Flamengo, São Paulo e Coritiba). Mas peguei a fama e parece que foram 20. Espero acabar com essa imagem. Eu sei jogar - afirmou, na época.


Apesar do lado mais armador, Airton não deixa suas funções defensivas de lado e também aparece na relação do "Footstats" dos jogadores que mais cometem faltas no estadual: ele já fez 22, média de 2,7 por partida - está só atrás de Guerrero, do Flamengo, com 23, e Julio dos Santos, do Vasco, com 27. O volante já recebeu cinco cartões amarelos na temporada. Os outros alvinegros da lista são Bruno Silva e Lindoso, com 16, e Emerson, com 15.


Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE

"Yaca" marca três, e Botafogo vence jogo-treino contra time da Escola Naval


Alvinegro ganha por 5 a 0 com destaque para meia argentino, atualmente barrado da equipe titular. Neilton e Matheus Fernandes também estufam a rede durante goleada




O que seria um simples treino para os reservas na tarde desta terça-feira, na Escola Naval, virou um jogo-treino contra o time da Marinha. Melhor para o Alvinegro, que testou vários jogadores que não vêm sendo utilizados e ainda goleou por 5 a 0. Destaque para Gervasio "Yaca" Núñez, autor de três gols, enquanto Neilton e Matheus Fernandes, que vem alternando participação entre os profissionais e os juniores, completaram o placar. Atualmente barrado da equipe titular, o meia argentino tenta recuperar seu espaço após começar a temporada entre os 11 iniciais, ter balançado a rede duas vezes no Carioca, mas ter caído de produção logo depois. A atividade foi observada de perto pelo técnico Ricardo Gomes e pelo gerente de futebol Antônio Lopes.

Igor Rabello faz o passe observado por Ricardo Gomes e Antônio Lopes à beira do campo (Foto: Divulgação / Botafogo)

Ricardo dividiu dois times para cada tempo: no primeiro, jogou Helton Leite; Diego, Renan Fonseca, Emerson Silva e Jean; Diérson, Fernandes, "Yaca" e Leandrinho; Neilton e Luís Henrique. Com esta escalação, o Botafogo abriu 2 a 0, ambos com o argentino, incluindo um belo gol de falta. Na segunda etapa, O treinador trocou cinco jogadores e usou dois que vinham jogando com a equipe sub-20 no estadual da categoria: o zagueiro Marcelo e o volante Matheus Fernandes, que marcou um gol. O ataque foi mantido, e Neilton também deixou a sua marca. Os outros que entraram foram Marcinho, Igor Rabello e Lucas Zen.


Com o jogo-treino, Ricardo já começa a estudar o substituto de Luís Ricardo na lateral direita - o titular sofreu uma lesão muscular no adutor da coxa direita e está vetado para o clássico deste domingo, contra o Vasco, e possivelmente da partida diante do Volta Redonda, na próxima quarta-feira. Diego, de 20 anos, largou na frente de Marcinho, de 19. Outra opção é Octávio, meia que vem sendo improvisado no setor desde a pré-temporada, jogou praticamente toda a partida contra o Madureira na posição e nesta terça fez apenas um trabalho regenerativo pela manhã em General Severiano.


Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE

Contra crítica no Bota, Bruno Silva cita Corinthians: "Às vezes 1 a 0 é goleada"


Volante, que desencantou com a camisa alvinegra, minimiza cobrança sobre número de gols da equipe e usa como exemplo a campanha do campeão brasileiro em 2015




Autor de cinco gols em 2015, Bruno Silva quer mais
após 1º no Bota (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Bruno Silva desencantou com a camisa do Botafogo no último domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o Madureira em Los Lários, foi o escolhido pelo clube para dar entrevista coletiva na manhã desta terça-feira e coube a ele enfrentar os questionamentos da imprensa sobre os placares magros do time na temporada. O Alvinegro, que foi vazado só quatro vezes e tem a melhor defesa do Campeonato Carioca ao lado do Flamengo, soma 14 gols e está atrás dos três grandes rivais, além do Volta Redonda. Para o volante, os atacantes têm se sacrificado pela esquema de forte marcação, mas não é nada preocupante, visto que a equipe vem conseguindo os resultados e é uma das poucas invictas ao lado do Vasco. E para minimizar a cobrança citou como exemplo a campanha do título do Corinthians no Brasileiro de 2015 - apesar de ter tido o ataque mais produtivo, com 71 gols, ganhou em cinco rodadas por 1 a 0 e em outras vezes por diferença mínima.


- Lógico que precisamos, sim (marcar mais gols). Tem que estar pensando grande, mas não está errado, estamos ganhando. Eu particularmente não me incomodo, futebol é resultado. Tem muita coisa para melhorar ainda, estamos melhorando. Atacante é cobrado para fazer gol, mas a nossa defesa é a menos vazada porque os atacantes marcam muito. Estamos sacrificando eles nessa parte, mas é para o bem do coletivo. Não vai ser o Bruno ou o Ribamar o vencedor, vai ser o Botafogo. Lógico que torcida quer ver gol, mas pelo conjunto está sendo bem feito. A gente sabe que o futebol hoje é muita correria, força física. Sem comparações, mas quando o Corinthians foi campeão brasileiro, eu acompanhei, a maioria ele ganhou de 1 a 0. Lógico que algumas vezes vamos fazer dois, três, mas às vezes 1 a 0 é goleada - afirmou.

Ataque do Carioca 2016:

Vasco 21
Flamengo 20
Fluminense 17
Volta Redonda 16
Bangu 14
Boavista 14
Botafogo 14
Portuguesa 13
América 12
Friburguense 12
Madureira 12
Cabofriense 10
Macaé 10
Resende 7
Tigres 7
Bonsucesso 6


Apesar do número não tão expressivo de gols marcados, a divisão deles mostra o futebol coletivo do Botafogo. Bruno Silva foi o décimo jogador a balançar a rede depois de Gegê, Gervasio "Yaca" Núñez, Neilton, Fernandes, Luís Henrique, Renan Fonseca, Ribamar, Emerson e Lizio. O volante, que marcou cinco gols no ano passado - dois pela Chapecoense e três pela Ponte Preta -, fez as pazes com a rede e quer fazer mais pelo Alvinegro.


- Venho trabalhando desde o começo para sair o gol. Dá uma aliviada, mas por outro lado aumenta a cobrança. Eu sou um cara que me cobro muito, vou querer fazer mais. Dá uma tranquilidade, mas também aumenta a minha responsabilidade. Acho que saiu na hora certa, estava merecendo já pelos jogos que vinha fazendo. Tira um peso das costas - admitiu o jogador, que até se confundiu ao ser questionado do último gol que havia feito: pensou que fosse o marcado na vitória por 2 a 0 sobre o Joinville, no Brasileiro, mas na verdade foi o que anotou no 3 a 0 sobre a Ponte Preta, pela Copa Sul Americana.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Veja quais times vendem mais camisas no Brasil


por Rafael Pereira




A rivalidade entre os clubes de futebol sempre foi viva no esporte. Porém, se engana quem pensa que ela acaba dentro de campo. Fora dele, os clubes disputam outro tipo de competição: venda de camisas.

Segundo um levantamento de dados da empresa Centauro, avaliando suas vendas no segundo semestre de 2015, em 15 estados brasileiros mais o Distrito Federal, o Flamengo ficou com a liderança folgada, com 23,4% do total. Em segundo surge o São Paulo, com 13%, seguido de perto pelo Corinthians, com 12,4%. Vale lembrar que os dados levam em consideração apenas times brasileiros.

TOP-10 DE VENDA DE CAMISAS

1º lugar: Flamengo (23,4%)

2º lugar: São Paulo (13%)

3º lugar: Corinthians (12,4%)

4º lugar: Palmeiras (9,3%)

5º lugar: Botafogo (6,8%)

6º lugar: Cruzeiro (5,7%)

7º lugar: Vasco (4,8%)

8º lugar: Fluminense (3,9%)

9º lugar: Atlético-MG (3,6%)

10º lugar: Sport (3,3%)


Fonte: Lancenet/2a. Pele/

Marcelo se chateia com ausência em lista e diz querer jogar por Flu e Bota


Em entrevista exclusiva, lateral-esquerdo do Real Madrid tenta esquecer polêmica não convocação para a Seleção, exalta Zidane e ainda vê CR7 como melhor do mundo




Marcelo tem muitos motivos para comemorar no Real Madrid. O lateral-esquerdo brasileiro completou no fim de semana 350 jogos pelo clube espanhol, o qual defende desde 2007, e segue como jogador importante da equipe e muito querido pela torcida. Na seleção brasileira, no entanto, a situação dele não é a mesma. A não convocação para os duelos com Uruguai e Paraguai - nos dias 25 e 29 de março, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia - gerou polêmica, por sinal.


Ao justificar a ausência, o técnico Dunga disse que o departamento médico do Real Madrid foi contactado e teria avisado que Marcelo, que vinha de lesão, ainda não estava pronto. Mas o lateral não só voltou a atuar normalmente, como Zidane, treinador do clube, desmentiu Dunga. O jogador tenta deixar o episódio para trás, mas admite que houve chateação.


- Me chateou, sim. Mas agora não me afeta em nada. Já vi o que aconteceu. Esse tema não me preocupa mais, então não me afeta em nada - disse o camisa 12 do time merengue, que tratou a relação com Dunga como "normal". Assista ao vídeo acima.

Marcelo recebeu a reportagem no centro de treinamento do Real Madrid (Foto: Ivan Raupp)

Nesta entrevista exclusiva realizada na última sexta-feira em Valdebebas, área de Madri onde se situa o CT do Real, Marcelo também afirmou ter certeza de que Zidane será um dos melhores treinadores do mundo; apontou o amigo Cristiano Ronaldo como melhor jogador do planeta hoje, apesar da vitória de Messi na Bola de Ouro em janeiro; valorizou o Wolfsburg, rival do Real nas quartas de final da Liga dos Campeões; e esclareceu sua torcida dividida por Fluminense, que o revelou, e Botafogo, time de infância. Se voltasse ao Brasil, seria para qual dos dois?


- Se eu pudesse jogar nos dois, seria maneiro. Seria legal porque meu avô sempre foi botafoguense, minha família inteira também, e seu eu pudesse jogar no Botafogo seria legal. E no Fluminense também - declarou o lateral-esquerdo de 27 anos.


Veja a seguir a entrevista com Marcelo na íntegra:

GloboEsporte.com: Você parece estar muito adaptado a Madri e é ídolo da torcida. Pretende seguir muitos anos ainda no Real?
Marcelo: Sim, penso. Um dos meus objetivos é ficar aqui, tentar renovar meu contrato e continuar aqui pelo máximo de anos que puder.

Acho que seria difícil o Neymar, fazendo história no Barcelona, vir para o Real Madrid"
Marcelo, sobre constantes especulações envolvendo Neymar e o time merengue

Seu contrato atual vai até quando?
Agora vai até 2020.

Você foi revelado pelo Fluminense. Guarda um carinho especial pelo Tricolor?
Guardo um carinho, sim. Lá no Fluminense eles praticamente me deram tudo. Agradeço ao Fluminense e às categorias de base. Morei dois anos em Xerém, e minha base foi toda no Fluminense. Para mim foi muito bom, então agradeço a todos do Fluminense.

Há quem diga que você na infância era botafoguense. É isso mesmo?
Então (risos)... Foi até bom você me perguntar, porque eu nasci na praia de Botafogo. Eu morava no prédio Rajah, e ali era uma concentração da torcida do Botafogo. Cresci ali, joguei bola minha infância inteira ali, então tinha um carinho especial pelo Botafogo. Tenho até hoje um carinho especial. Hoje meu time é Real Madrid. Mas eu torço para o Botafogo, torço pelo Fluminense também, e tenho carinho pelos dois times.

Pensa em encerrar a carreira no Brasil?
Não pensei ainda onde vou encerrar minha carreira. Estou em uma fase ótima na minha vida, me sentindo muito bem, e não estou ainda pensando em encerrar.

Pergunto isso pelo seguinte: se você volta para o Brasil, é para o Fluminense ou para o Botafogo?
Não sei, não sei (risos). Se eu pudesse jogar nos dois, seria maneiro. Seria legal porque meu avô sempre foi botafoguense, minha família inteira também, e seu eu pudesse jogar no Botafogo seria legal. E no Fluminense também.

Marcelo recebe a camisa 350 das mãos do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez (Foto: Reprodução / Instagram)

Agora falando de Real Madrid... Saiu no jornal espanhol Marca que o Zidane estaria preocupado com sua parte defensiva e querendo te colocar de forma fixa no meio-campo. É verdade? Teve essa conversa?
Isso é mais uma história que sai na imprensa. Não tem nada de mais. Quando a imprensa quer botar uma coisa, bota. Quando não quer, não bota. Mas não houve nenhum papo com o Zidane. Acho que ele está feliz com meu trabalho. E não teve nenhuma conversa.

O Daniel Alves, por exemplo, tem relação ruim com a imprensa espanhola. Ele tem bom rendimento no Barcelona, mas sempre é colocado na "barca" pelos jornais. Como é a sua relação? É difícil de lidar com a imprensa espanhola?

A imprensa tem o papel dela, que é falar mal quando você joga mal. E, se não vai com sua cara, vai te botar na barca. Eu não tenho problema com a imprensa, dou entrevista para todo mundo, sem nenhum problema. Entendo o trabalho da imprensa. É chato às vezes ler uma coisa sobre você que não é verdadeira. Algumas vezes eles botam mentiras, e isso acaba fazendo eles perderem credibilidade. Quando botam algumas mentiras, a gente prefere nem ler.

Como você avalia o trabalho do Zidane? Há quem critique, assim como há quem diga que ele será um dos melhores do mundo.
Eu vejo ele muito bem. É difícil pegar um Real Madrid no meio do ano e com muita crítica em cima, brigando para não ficar em terceiro ou quarto. É difícil, sim, mas acho que ele está fazendo um bom trabalho. Ainda tem o final da temporada para ver como a gente vai ficar, mas tenho certeza absoluta de que ele será um dos melhores treinadores do mundo.

É uma relação normal. Normal"
Marcelo, sobre relação com Dunga

O Real Madrid teve bons resultados recentemente, mas não nesta temporada, apesar de brigar pela Liga dos Campeões. A pressão, claro, é sempre muito grande. O que faltou para vocês?
É difícil. Acho que a gente não fez uma boa pré-temporada, por isso a gente acabou pagando agora, no meio da temporada. Mas estamos aí, vamos lutar até o final. Vamos pegar esses jogos do Campeonato Espanhol para preparar para os jogos da Champions e vamos ver.


Por que você acha que não houve uma boa pré-temporada?
Não, eu digo alguma coisa para... Porque exatamente não sei te dizer o que aconteceu. Mas, se for parar para pensar um pouco, de repente a pré-temporada não foi uma das melhores.

O Real Madrid enfrenta o Wolfsburg nas quartas de final da Champions. Segundo os analistas, era o adversário mais fácil do sorteio. Acha que foi realmente a melhor opção para o Real Madrid?
Não. Desde que a gente passou para as quartas, não tem mais time fraco. Todo time que pegarmos vai ser bravo. Tenho certeza de que vai ser jogo duro lá e aqui.

A imprensa espanhola especula muito sobre uma vinda do Neymar para o Real Madrid. Você, que é amigo, já brincou com ele sobre isso?
A gente brinca sobre outras coisas (risos). Sobre futebol a gente não conversa muito. Mas não sei. Acho que seria difícil o Neymar, fazendo história no Barcelona, vir para o Real Madrid. Acho que seria difícil.

Marcelo em ação pela seleção brasileira (Foto: Agência AFP)

Agora te pergunto sobre a polêmica com a CBF. O Dunga não te convocou agora porque, segundo ele, a CBF conversou com o departamento médico do Real Madrid e soube que você ainda não estava pronto. Mas o Zidane desmentiu isso depois, disse que ninguém entrou em contato. Enfim, gostaria que você esclarecesse: o que aconteceu?
Tudo que você falou (risos). Aconteceu isso. Sobre esse tema eu já falei, essa coisa da não convocação. Se o Zidane falou, se o doutor falou, isso já não me preocupa mais. Não tenho mais preocupação com isso. Meu foco agora é trabalhar e, se eu tiver que ir para a Seleção, vou. Se não tiver, não vou. Mas não estou preocupado com nada sobre esse tema. Nada.


Mas é uma situação que acaba chateando um pouco, né?
Me chateou, sim. Mas agora não me afeta em nada. Já vi o que aconteceu. Esse tema não me preocupa mais, então não me afeta em nada.

E como é sua relação com o Dunga? Tranquila?
É uma relação normal. Normal.

O Casemiro é um cara que saiu um pouco contestado do São Paulo e hoje está jogando muito bem aqui. Te surpreende esse crescimento dele?
Não, porque eu e todos aqui já sabíamos que ele ia ter condições de jogar no Real Madrid, que ia conseguir jogar bem e estar como está agora. A gente já sabia que ele poderia jogar bem no Real Madrid.

Para fechar, vamos falar do seu amigo Cristiano Ronaldo. O Messi ganhou neste ano o prêmio de melhor do mundo pela quinta vez. Mas, na sua opinião, qual dos dois é o melhor hoje?
Muita gente diz que falo isso só porque sou amigo do Cristiano, mas não. Continuo dizendo que o Cristiano é o melhor do mundo porque vejo ele trabalhar, vejo como ele se cuida, como ele trabalha fora do campo, vejo como é ambicioso para fazer as coisas dele. Então, para mim, o Cristiano é o melhor.

O lateral brasileiro e Cristiano Ronaldo são bons amigos (Foto: Reuters)

Por Ivan Raupp/Madri/GE

Jurídico deve entregar nesta semana denúncia contra Maurício Assumpção


Parecer será endereçado a Carlos Eduardo Pereira, que vai repassá-lo a comissão responsável por emitir veredito sobre pedido de expulsão de ex-presidente




Maurício Assumpção está com futuro no Botafogo mais
perto de ser decidido (Foto: Satiro Sodré)
Será escrito em breve um novo capítulo do futuro de Maurício Assumpção no Botafogo. O departamento jurídico do clube deve entregar ainda nesta semana ao presidente Carlos Eduardo Pereira o parecer sobre o pedido de exclusão do quadro social. O passo seguinte é o encaminhamento à comissão – formada por três associados – que vai emitir seu veredito.


O parecer do processo de exclusão de Maurício Assumpção tem como base as acusações de improbidade administrativa, favorecimento a amigos e empréstimo sem destino especificado, prejuízo ao patrimônio do Botafogo, entre outras. Responsável pela formulação dos documentos, Domingos Fleury, vice jurídico do clube, preferiu não comentar o assunto.


- Isso está sendo tratado com sigilo. Quando o parecer for entregue à comissão nós vamos comentar.


Quando tiver o documento em mãos, Carlos Eduardo Pereira vai repassá-la à comissão que ele próprio nomeou, em outubro do ano passado, seguindo norma do Regimento Disciplinar do Botafogo. Ela é formada pelos sócios Mag Carvalho Paletta (presidente), Alessandro Pereira Leite (relator) e Mauro Sodré Maia. Eles vão analisar decidir o destino de Maurício Assumpção, que terá o direito de apresentar sua defesa.


- A comissão segue à espera do parecer. Quando recebermos, vamos analisar com toda a atenção que o caso merece, observando provas e ouvindo a defesa. Nenhuma decisão será precipitada e, por isso, não existe prazo para uma resposta - explicou Mag Paletta.


Inicialmente o caso esteve a cargo da Junta de Julgamento e Recursos do Botafogo. Mas em sessão no dia 30 de setembro do ano passado, o órgão entendeu não ter competência para decidir sobre a expulsão, já que Maurício Assumpção não integra mais qualquer poder do clube e, dessa forma, não poderia ser julgado num foro privilegiado.


O processo disciplinar movido contra Maurício Assumpção pelo Conselho Diretor do Botafogo não tem relação com a auditoria externa contratada pelo clube em janeiro. A empresa Ernst & Young vai auditar processos, documentações e contas da instituição relativas aos seis anos de sua gestão. O ex-mandatário teve suas contas do ano fiscal de 2014 reprovadas pelo Conselho Deliberativo. O resultado deste procedimento pode ser uma ação penal contra Assumpção.


Por Gustavo Rotstein/Rio de Janeiro/GE