Páginas

domingo, 27 de março de 2016

Ricardo Gomes analisa derrota para o Vasco: "Faltou botar a bola na rede"


Treinador do Botafogo reconhece erro no gol vascaíno, mas ressalta que equipe teve o controle do jogo na maior parte do tempo. Emerson vira preocupação do técnico






Ricardo Gomes enxergou boa atuação alvinegra no
 clássico (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)
Após a derrota por 1 a 0 para o Vasco, a primeira do Botafogo no ano, o técnico Ricardo Gomes analisou a atuação da equipe. Ele admitiu a desatenção no gol vascaíno - marcado por Thalles -, mas, no geral, aprovou a postura da equipe.

- Grande erro não tivemos. Grande, não. Teve o lance do gol, uma falha defensiva, só isso. Entramos muito bem no jogo, estava dominando até o gol do Vasco. Depois perdemos o equilíbrio, o controle do jogo. Uns 10 minutos depois voltamos a jogar bem, mesmo cenário. Faltou botar a bola na rede.


Ricardo Gomes de fato ficou incomodado apenas com a falta de efetividade para fazer gol. O treinador insistiu que o Botafogo teve o controle do jogo, mas não soube aproveitar a superioridade. Os lances de arbitragem também foram tema das palavras do técnico, que garantiu não querer apoiar o resultado ruim em possíveis erros do juiz.


- Isso que eu vi, Botafogo com boa qualidade. O que falta? O terço final do campo. Somos cada vez melhores, mas falta essa... Temos que traduzir esse domínio em gols. Você domina, domina, domina, não faz gol. Não tem muita lógica, não. Evolução, o que espero é isso. Chegamos numa fase decisiva, hoje não foi, batemos uma bola no travessão. Tivemos duas boas ações no fim do segundo tempo. O Rodrigo poderia ter sido expulso, não foi violento, mas pela situação. O gol, sinceramente, não vi as imagens, mas na dúvida... Teve um pênalti... Isso é um jogo, tem muita coisa para não falar desse jogo, mas quero traduzir esse domínio em gol sem questionamentos de pênalti ou impedimentos.





Confira outras respostas do técnico


JOGAR BEM NA DERROTA AMENIZA?

Ameniza até a página quatro, na quarta-feira temos que ganhar e bem. Jogamos de igual para igual, um pouco melhor o Botafogo. Temos que pensar na quarta, uma vitória convincente.

VOLTA REDONDA
É um time bem organizado, como ficou claro ontem, com bons jogadores principalmente no meio de campo. Mas estou bastante confiante nessa forma de jogar, temos que traduzir isso em gols.

ARBITRAGEM
Teve um gol que não vi as imagens, mas parece que estava legal. O Rodrigo não foi violento, mas merecia ser expulso, cartão e falta por trás. Isso muda a história do jogo. O mais importante é o trabalho, traduzir esse domínio em gols. Questionamentos de arbitragem vão sempre acontecer.

CÃIBRAS DE AIRTON ATRAPALHARAM?
Não, foi no final. Quando troquei o Lindoso pelo Gervasio estava correndo risco, dois minutos depois o Airton sentiu. Faz parte do jogo.

AIRTON SUSPENSO
Sem problemas, tenho jogadores no elenco que vão suprir essa ausência. A preparação é a mesma desde o início do ano. É um jogo, mas você perde um clássico fica difícil ficar tranquilo. Mas estou confiante, do inicio do campeonato para agora é outro time.

NOTÍCIAS DO EMERSON?
Não. Isso preocupa. Vive boa fase, mas só amanhã;

POR QUE COLOCOU GERVASIO E NÃO LUIS HENRIQUE?
O Vasco estava bem atrás. Se coloco mais um atacante, vai ajudar a organização defensiva do Vasco. Precisava abrir mais o time, mesmo assim não tivemos sucesso.

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Vasco supera pragmatismo do Bota e vence duelo de invictos no Carioca


Thalles marca o único gol do jogo após aproveitar linda assistência de Nenê no primeiro tempo. Alvinegro sofre com dois lances polêmicos da arbitragem



O futebol é terreno do improvável. E isso deve-se ao fato de o talento ter o poder implacável de desmontar qualquer tentativa de pragmatismo. Até mais o mais eficiente. No clássico dos cariocas invictos na temporada, o Vasco bateu o Botafogo por 1 a 0 na tarde deste domingo, em São Januário, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Diante um alvinegro bem postado e seguindo um tedioso roteiro, o Cruz-Maltino tinha Nenê. Foi do meio-campo o passe preciso para o gol solitário de Thalles ainda no primeiro tempo.

Thalles tirou a camisa na hora de comemorar e foi punido com amarelo (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


O Vasco mantém sua campanha impecável na Taça Guanabara. O time segue na ponta da tabela com 100% de aproveitamento e nove pontos ganhos. O Botafogo segue na terceira posição com quatro pontos. Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira ainda pelo estadual. Às 19h30, o Botafogo encara o Volta Redonda, em São Januário. Já o Vasco tem novo clássico pela frente, agora contra o Flamengo, às 21h45, em Brasília.


O JOGO


Embora muito estudado, o início de jogo teve um leve domínio do Botafogo. Marcação alta e troca paciente de passes foram a estratégia alvinegra. Porém, faltava ser agudo. Atento à lição, o Vasco aprendeu com o erro adversário. Na primeira boa chegada, marcou. Nenê deu linda assistência, e Thalles fuzilou rasteiro de fora da área: 1 a 0. O Botafogo seguiu com o pragmatismo e ainda teve um gol polêmico de Ribamar anulado no fim da primeira etapa.



O segundo tempo apresentou uma inversão do domínio da posse de bola. Mais acertado, o Vasco equilibrou as ações. Em determinado momento foi até melhor, mas pecava no último passe. O Botafogo aproveitou e assustou em duas bolas aéreas. Em uma delas, Emerson acertou o travessão. Enquanto isso, o Vasco passou a apostar nos contra-ataques. Quase marcou com Andrezinho, novamente em lindo passe de Nenê. E foi só. O time de Jorginho segue impecável na temporada.


ARBITRAGEM POLÊMICA

O golpe do gol de Thalles não mudou o pragmatismo do Botafogo no primeiro tempo. Em uma das tentativas, Ribamar recebeu em velocidade e acabou sendo derrubado na área pelo zagueiro Rodrigo. O árbitro mandou seguir o lance polêmico. Logo em seguida, o jovem também teve um gol polêmico anulado. Em ambos os lances, o comentarista da TV Globo, Renato Marsiglia, enxergou erro de avaliação do árbitro.

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE

O bicho vai pegar! Parceiros e invictos, Vasco e Bota fazem clássico pelo topo



Unidos fora de campo, rivais são únicos que não perderam no Estadual e disputam liderança da Taça GB em duelo apimentado por declarações do vascaíno Rodrigo





Montagem de Capa do GE
Aliados políticos, parceiros nos bastidores, invictos e mandantes em São Januário. As trajetórias de Vasco e Botafogo neste início de temporada apontam para o mesmo caminho e uma relação harmoniosa. Por 90 minutos, no então, não será assim. A partir das 16h (de Brasília) deste domingo, a liderança da Taça Guanabara estará em jogo na Colina histórica, em clássico pela terceira rodada, e a máxima terá que entrar em cena: amigos amigos, negócios à parte. Coube a Rodrigo apimentar um cenário tão pacífico ao mandar um recado para o jovem Lucas Ribamar: "O bicho vai pegar".



Ao comentar o reencontro com o atacante botafoguense, o capitão vascaíno lembrou que estava com o ombro lesionado e teve dificuldades na marcação no empate por 1 a 1 na primeira fase do Carioca. Agora, a situação é diferente. A provocação gerou reação em General Severiano. Diogo Barbosa respondeu, Ricardo Gomes aprovou, e a reedição da final do Carioca do ano passado ganhou tempero.


Líder da Taça Guanabara, com 100% de aproveitamento, o Vasco dá início a uma semana em que pode encaminhar a vaga na fase decisiva do Carioca. Com Botafogo e Flamengo pela frente, o time de Jorginho coloca em jogo uma invencibilidade de 15 partidas - não perde desde o dia 1º de novembro do ano passado, quando caiu diante do Fluminense, pelo Brasileirão. O retrospecto recente em clássicos deixa o vascaíno animado: nos últimos 12 meses, foram oito vitórias, quatro empates e somente um revés contra rivais cariocas. Para partida, o Cruz-Maltino não terá Martín Silva, que está com a seleção do Uruguai. Jordi entra em seu lugar.


Dono da melhor campanha da primeira fase do Carioca, o Botafogo tem a chance neste domingo de virar líder da Taça Guanabara. Para isso, precisará quebrar um jejum de três anos sem vencer o rival: a última foi no Brasileiro de 2013, e de lá para cá foram três derrotas e três empates em seis partidas. Mais do que os três pontos em jogo, o técnico Ricardo Gomes cobra uma atuação convincente da equipe, já como preparação para o Campeonato Brasileiro, enquanto a diretoria segue em busca de reforços. Para amenizar a situação financeira do clube, o Alvinegro vai estrear no clássico deste domingo dois patrocínios pontuais da "Casa & Vídeo" e da "Papelex".


Rodrigo Nunes de Sá apita a partida, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva. O clássico será transmitido pela TV Globo para RJ, MG, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Juninho Pernambucano, Júnior e Renato Marsiglia) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Eduardo Moreno e Ricardo Rocha).





Vasco: Jorginho não fez mistério para o clássico. Sem Martín Silva, que está com o Uruguai, o treinador escalou Jordi no gol e manteve o restante do time que venceu Bangu e Boavista nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara. O Vasco entra em campo com Jordi, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles.

Botafogo: Ricardo Gomes não divulgou a escalação, mas anunciou que não haverá surpresas. A única mudança a princípio será na lateral direita, onde Diego entra na vaga do lesionado Luis Ricardo. Emerson e Airton, com fadiga muscular, foram poupados do último treino e, se forem vetados, serão substituídos por Renan Fonseca e Fernandes. O provável time tem Jefferson, Diego, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Salgueiro e Ribamar.




Vasco: Martín Silva é o principal desfalque vascaíno para o clássico. O goleiro está com a seleção uruguaia, que empatou com o Brasil, sexta-feira, e recebe o Peru, terça, em Montevidéu. O clube fretou um voo para tê-lo diante do Flamengo. Já Riascos e Eder Luis estão em fase final de tratamento de lesões na coxa e no tornozelo, respectivamente, e seguem fora.


Botafogo: Luis Ricardo sofreu uma lesão muscular na coxa direita e não tem previsão de voltar. Lizio está liberado para ficar com a filha Evangelina, recém-nascida. E Sassá segue em fase final do tratamento de uma cirurgia no ligamento do joelho esquerdo e só retorna ao time no Brasileiro.



Vasco: ninguém.


Botafogo: Airton e Bruno Silva.

Por GloboEsporte.com/Volta Redonda, RJ/GE