Páginas

domingo, 3 de abril de 2016

Em fase final de transição pós-cirurgia, Sassá começa a trabalhar com o grupo


Quase cinco meses após operar o joelho, atacante passa a treinar com os demais jogadores no Botafogo e fará testes físicos para saber quando poderá voltar a jogar




Pode sorrir, Sassá: atacante está cada vez mais
 perto de voltar a jogar
(Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Sem descanso, o Botafogo se reapresentou na manhã deste domingo em General Severiano, menos de 24 horas depois do empate por 2 a 2 com o Flamengo, em Juiz de Fora (MG). Como de praxe, os titulares fizeram apenas um trabalho regenerativo na academia, enquanto só os reservas foram a campo. Mas quem estava com eles era Sassá. Na semana que vem o atacante vai completar cinco meses da cirurgia que fez para corrigir uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, sofrida durante a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2015. O jovem, de 22 anos, está em fase final da transição e começou a treinar com o grupo e com bola. Nesta segunda-feira, ele vai iniciar testes físicos para saber quando poderá voltar a jogar. A previsão inicial era de seis meses, retornando em maio.


Sassá vivia seu melhor momento no clube que o revelou quando sofreu a grave lesão. No ano passado, após retornar de um empréstimo para o Náutico, disputou 42 partidas e marcou 11 gols, sendo sete pela Série B, três pela Copa do Brasil e um no Carioca. O jovem é uma das esperanças para reforçar o ataque, que vem sendo contestado pela quantidade de gols no Carioca: é o que menos balançou a rede no estadual em comparação com os maiores rivais. Pa o setor, o técnico Ricardo Gomes por enquanto conta com Neilton e os garotos Luís Henrique e Ribamar, de 18 anos, mas a diretoria segue buscando um centroavante "cascudo" no mercado.


O Botafogo estreia nesta terça-feira, às 21h30, na Copa do Brasil e já começou a treinar com a bola oficial da competição, que é considerada mais leve. A tendência é que o Alvinegro não vá com força máxima para enfrentar o Coruripe, em Alagoas, e poupe alguns jogadores com maiores desgastes. Dos que estão no departamento médico, Airton já está descartado para a partida. Com um problema no músculo adutor da coxa esquerda, o volante passará por exame de imagem nesta segunda para saber a gravidade da lesão. E Emerson, que ainda sente dores na coxa direita, também ainda continuará a recuperação e não viajará com a delegação.

Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

O bicho pegou! Ribamar dá trabalho a zagueiros e sai com moral de clássicos


Jovem do Botafogo vai bem nos duelos com o tricolor Henrique, o vascaíno Rodrigo e o flamenguista Juan. Ricardo: "Para um garoto de 18 anos, está fazendo muita coisa"



Bem que Ricardo Gomes avisou: é difícil intimidar o Ribamar. Com apenas 18 anos, o jovem atacante do Botafogo mostrou maturidade para encarar os seus primeiros clássicos como profissional e não titubeou na frente de zagueiros muito mais experientes, como por exemplo Henrique (29 anos), do Fluminense, Rodrigo (35 anos), do Vasco, e Juan (37 anos), do Flamengo. Apesar de o Alvinegro ter vencido só um de cinco confrontos contra os rivais, o garoto vem se destacando nestes embates. Marcou dois gols, sofreu pênaltis e chamou a atenção do técnico Rogério Micale, que o convocou para a seleção brasileira sub-20 durante a semana.

Ribamar marcado de perto por Juan (Flamengo), Luan (Vasco) e Renato Chaves (Fluminense) (Foto: Infoesporte)




Nos clássicos contra o Fluminense, Ribamar marcou os seus primeiros e únicos gols como profissional: um antecipando Henrique e batendo de primeira, e outro desviando com o peito o chute de Gegê. Depois, foi a vez de encarar o Vasco. E o jovem deu trabalho a Rodrigo, que atuou mesmo com um problema no ombro. No reencontro, o zagueiro vascaíno chegou a dizer que com ele 100% "o bicho iria pegar" para o atacante alvinegro, mas em campo o garoto só foi parado com falta - inclusive um pênalti não marcado pelo árbitro. No último sábado, foi a vez de duela pela primeira vez com o Flamengo, e logo no início do jogo deixou Juan para trás na corrida com uma grande arrancada. No segundo tempo, novamente foi decisivo ao se antecipar a Wallace na área e sofrer a penalidade do defensor rubro-negro (veja os lances abaixo).



RIBAMAR X HENRIQUEAtacante se antecipa ao tricolor e marca seu primeiro gol pelo Bota



RIBAMAR X RODRIGO Atacante dá trabalho a vascaíno e só é parado com faltas pelo rival


RIBAMAR X WALLACE Atacante se antecipa ao rubro-negro na área e sofre pênalti



Ribamar marcou gols, sofreu pênaltis... Só ainda não deu assistências. E esse é um dos pontos que o atacante precisa melhorar. Por vezes ele tenta a jogada individual ou a finalização mesmo com melhores opções de jogadas, sem perceber um companheiro melhor posicionado. Quem esteve no sábado Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, sábado em Juiz de Fora (MG), viu Salgueiro em alguns momentos se irritar com o garoto por não ter passado a bola. Em um lance aos 33 minutos do primeiro tempo (veja no vídeo abaixo), a imagem das câmeras de televisão não flagra, mas pouco depois da finalização torta o garoto é chamado a atenção pelo experiente meia uruguaio, que apontava para Rodrigo Lindoso entrando sozinho pelo lado direito.


E o Botafogo desperdiçou alguns contra-ataques em que poderia ter matado o jogo, mas não o fez e acabou castigado pelo empate. Questionado se poderia ser um pouco de afobação do garoto em momentos de maior adrenalina, Ricardo Gomes discordou. O técnico alvinegro enxergou o fato com naturalidade, citou também o desgaste e lembrou que Ribamar já está superando as expectativas pela pouca idade que tem.


Ele foi convocado para a seleção sub-20, se fizesse tudo certo seria convocado para a seleção de cima. Afobação? Lógico que não. (...)
Para um garoto de 18 anos, ele
está fazendo muita coisa"
Ricardo Gomes, sobre Ribamar


- Se você quiser que esse jogador de 18 anos faça tudo certo... Ele foi convocado para a seleção sub-20, se fizesse tudo certo seria convocado para a seleção de cima. Afobação? Lógico que não. Ele teve um desgaste importante essa semana, segurou... Para um garoto de 18 anos, ele está fazendo muita coisa - defendeu o treinador.


Ribamar começou 2016 ainda nas categorias de base, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e subiu às pressas ao lado do volante Matheus Fernandes para completar o grupo na pré-temporada no Espírito Santo. Era para ser apenas um período de experiência, mas enquanto o companheiro voltou para o sub-20 ele aproveitou a brecha e ficou. E ganhou espaço até da joia Luís Henrique, também de 18 anos e que vinha sendo mais badalado após ser promovido aos profissionais em 2015. Ribamar deve enfrentar o Coruripe nesta terça-feira, na estreia da Copa do Brasil, porém, irá desfalcar a equipe no próximo domingo, contra o Bangu, pelo Carioca. Isso porque ele vai se apresentar à seleção sub-20 dos dias 10 a 15 para treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).



Fonte: GE/Por Thiago Lima/Juiz de Fora, MG