Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Pimpão treina e é liberado para pegar a Ponte. Dudu deve jogar


Fora dos últimos três jogos, atacante volta, mas deve começar no banco. Titulares são poupados, mas a tendência é a de que Cearense seja o substituto de Lindoso



Pimpão treinou normalmente e volta
contra a Ponte (Foto: Vitor Silva /
 SSpress / Botafogo)
Ainda não foi nesta terça-feira que o técnico Ricardo Gomes começou a esboçar o Botafogo para a partida contra a Ponte Preta. Na manhã desta terça-feira, em General Severiano, os titulares foram a campo, mas realizaram apenas treino físico. Os demais, no entanto, trabalharam duro e tiveram de afiar a pontaria.


Antes do treino, Ricardo Gomes conversou por cerca de 10 minutos com o elenco no gramado. Depois, ao lado do auxiliar Jair Ventura, trabalhou com os homens de frente do elenco. No cardápio, triangulações e finalizações. Totalmente recuperados, Leandrinho e Rodrigo Pimpão mostraram desenvoltura e estão à disposição para quinta-feira. Além deles, Emerson Silva e Gegê estão liberados do departamento médico.


Carli e Sassá ainda devem demorar um pouco para voltar ao time. A dupla trabalhou com o preparador Emílio Faro e deve retornar contra o São Paulo, no dia 17. Com dores musculares na coxa direita, Rodrigo Lindoso realizou exames de imagem, que não diagnosticaram lesão grave. Ainda não há, porém, previsão de retorno. Dudu Cearense deve ser seu substituto contra a Ponte Preta.


A tendência é que o Botafogo vá para o jogo com Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Canales. A partida começa às 19h15, no Moisés Lucarelli. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. 

Ricardo Gomes conversou por cerca de 10 minutos com o elenco antes do treino (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Exemplo de Luís Henrique faz Bota adotar cautela com joias do sub-20


Marcelo e Matheus Fernandes serão integrados definitivamente após o Brasileiro da categoria. Renan Gorne e Bochecha terão avaliação final na pré-temporada 2017




Quem acompanha a base do Botafogo de perto conhece o potencial da garotada do sub-20. Campeões da OPG e da Taça Guanabara (invictos), finalistas do Carioca e semifinalistas do Campeonato Brasileiro, os jovens acumulam conquistas e sonham com uma chance no elenco profissional. Alguns nomes mais badalados, como Renan Gorne e Gustavo Bochecha, já estão na boca da torcida, mas o clube, por ora, adota cautela. 
 
Gorne e Bochecha estão sendo observados e devem subir para em 2017 (Fotos: Vitor Silva/SSpress/Botafogo)

O Botafogo não quer queimar etapas e freia a empolgação pela garotada. O caso de Luís Henrique virou exemplo. O jovem, que subiu aos 17 anos e logo tornou-se titular em 2015, perdeu espaço nesta temporada e hoje está no fim da fila com Ricardo Gomes. A situação gerou uma saia-justa e complicou a renovação do atacante. O treinador, inclusive, lamentou, pois acredita que o longo período sem jogos e os poucos minutos em campo no Campeonato Brasileiro estão atrapalhando a formação de Luís que tem apenas 18 anos.

- O Luís é um jogador muito jovem. Por falta de alternativas subiu muito cedo. Quando cheguei ao Botafogo, ele tinha 17 anos e era titular. O time tinha oito jogos e dois gols. Como colocar essa pressão num garoto de 17 anos? Num time médio até dá, mas no Botafogo é difícil. Acho que ele subiu muito cedo, mas não vou dizer que queimou etapas. Tem qualidade. Mas nas ultimas vezes que foi utilizado não foi bem. Vamos conversar – lamentou Ricardo Gomes.

Já falei “n” vezes sobre a questão da pós-formação. Você não pode trazer o garoto e deixá-lo na geladeira por dois ou três meses. Outra coisa é a situação do Botafogo. Não dá para lançar um garoto com o time brigando para sair do Z-4. É complicado. O melhor é esperar
Ricardo Gomes


Como está disputando em duas frentes, envolvido na decisão do Carioca contra o Flamengo e na semifinal do Brasileiro sub-20, diante do Coritiba, o clube não tem pressa. Após os torneios, dois nomes serão integrados definitivamente ao elenco profissional: o zagueiro Marcelo Banevenuto e o volante Matheus Fernandes. Os outros, porém, terão de esperar um pouco mais.

Dois anos mais velho que Luís Henrique, Renan Gorne talvez seja o nome que gere mais expectativa do time sub-20. O atacante, de 20 anos, já marcou 25 vezes na temporada: 20 no Carioca (é artilheiro da competição) e cinco no Brasileiro. Neste ano, Gorne participou de alguns treinos do elenco profissional e foi relacionado para as partidas contra Coruripe e Atlético-PR. O meia Gustavo Bochecha é outro jogador que já teve chance de treinar entre os profissionais e ser relacionado, mas ainda não ganhou oportunidades de jogar. A expectativa é que os dois subam para o Campeonato Carioca de 2017.


– O Marcelo e o Matheus Fernandes já têm contrato profissional e vão subir depois do Brasileiro sub-20. Por estarmos envolvidos em competições de um nível importante, achamos melhor eles jogarem para não perderem ritmo de jogo – explicou o coordenador das categorias de base do Botafogo, Manoel Renha.


Segundo Renha, os casos do Renan Gorne e do Gustavo Bochecha são diferentes. Os dois estão em processos de avaliação, com boas possibilidades, mas ainda não está certo que estarão no profissional a partir do próximo ano.


– Eles estão sendo observados para uma possível participação na pré-temporada de 2017, que seria a fase final de avaliação. Ambos têm muito potencial. Esse é um processo que passa pela avaliação na base, dos auxiliares do elenco profissional, mas a palavra final é do Ricardo Gomes. É claro que havendo a possibilidade, ele pode puxar a qualquer momento. Mas agora acredito que o elenco profissional tenha até mais nomes do que ele gostaria de trabalhar. Essa integração com a base melhorou bastante desde a chegada do Ricardo ao Botafogo. As coisas agora estão bem mais estruturadas e sendo realizadas com calma – completou.

Marcelo e Matheus serão integrados após o Brasileiro sub-20 (Fotos: Vitor Silva/SSpress / Botafogo)


Ricardo Gomes, por sua vez, reforça as palavras de Renha e prega calma quanto ao aproveitamento da garotada.

– Neste ano, o Marcelo, o Gustavo, o Matheus Fernandes e o Gorne já trabalharam comigo. É a mesma coisa do Luís Henrique. Não dá para trazer o garoto para colocar no banco. Não tenho nenhum problema em usar a garotada. Se precisar, vamos usar. A formação do Botafogo é muito boa. Mas você não pode trazer o garoto e deixá-lo na geladeira por dois ou três meses. Outra coisa é a situação do Botafogo. Não dá para lançar um garoto com o time brigando para sair do Z-4. É complicado. O melhor é esperar um pouco – disse o treinador.


No início da temporada, o atacante Ribamar, o meia Leandrinho, o goleiro Saulo e o lateral Marcinho foram incorporados ao elenco profissional. O primeiro teve chances e foi negociado por R$ 9 milhões com o Munique 1860. Oportunidades também não faltaram a Leandrinho, que vem recebendo espaço, inclusive, como titular. Marcinho pouco jogou e Saulo ainda não teve chance no time principal.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro