Páginas

domingo, 7 de agosto de 2016

Alívio no Bota: após maratona, Camilo aproveita folga para se recuperar


Desde a estreia, há 40 dias, jogador esteve em campo em nove jogos, jogou 793 minutos. Imprescindível, camisa 10 não é poupado, e comissão comemora parada





Pensando na tabela de classificação, o adiamento do jogo contra o Grêmio pode ser perigoso para o Botafogo, que corre o risco de ir para a zona de rebaixamento. Por outro lado, a comissão técnica comemora a folga para recuperar jogadores. O caso de Camilo, por exemplo, é emblemático. Desde que estreou, no fim de junho, o camisa 10 participou de oito partidas seguidas pelo Campeonato Brasileiro, além do jogo de volta contra o Bragantino, pela Copa do Brasil. Risco que a comissão técnica decidiu assumir por conta da importância do meia para o time.


- (O Camilo) preocupa. Mas, nesse caso, vamos correr o risco. Não vamos mudar - disse Ricardo Gomes após a vitória sobre o Palmeiras.


De fato, Camilo mudou a cara do time do Botafogo. Desde a sua entrada, a equipe reagiu, deixou a zona de rebaixamento e venceu jogos importantes contra Internacional, Santa Cruz e Palmeiras, além da classificação para as oitavas da Copa do Brasil. No Brasileiro, em oito jogos, marcou três gols e deu quatro assistências.


A importância de Camilo é nítida, mas o desgaste preocupa, principalmente porque o Botafogo já teve inúmeros problemas musculares ao longo da temporada. O curioso é que as condições físicas do camisa 10, de 30 anos, já preocupavam quando ele desembarcou em General Severiano. De acordo com a comissão técnica, o meia chegou muito abaixo fisicamente dos demais, teve apenas duas semanas de preparação e estava inativo havia mais de dois meses. O bom desempenho em campo de imediato surpreendeu.

Camilo foi submetido a maratona. Folga na tabela vem em bom momento (Foto: Márcio Cunha / Agência Estado)


No total, em 40 dias, Camilo disputou nove jogos e esteve em campo em 793 minutos, incluindo os acréscimos, o que dá uma média de 88 minutos por partida.


- É uma situação que preocupa, mas esse é o nosso calendário. O Camilo veio de um campeonato (Arábia Saudita), onde as equipes disputam apenas 28 jogos na temporada e todos à noite. No Brasil é uma situação totalmente diferente, com a intensidade de jogos e as viagens. O único jeito é dosar nos treinos e poupá-lo de alguns treinos em campo - avaliou o preparador físico do Botafogo, Edmilson Senna.


No último jogo, na derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, Camilo já demonstrou sinais de cansaço e não conseguiu repetir o nível de atuação que vinha tendo. A parada de dez dias é bem-vinda e veio a calhar. O próximo jogo do Botafogo será daqui a uma semana, no dia 14 de agosto, contra o São Paulo, no Morumbi.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Sem jogar, Botafogo seca rivais para não voltar ao Z-4; veja combinações


Com partida contra o Grêmio adiada para setembro por conta da Olimpíada, Alvinegro torce por tropeços de adversários para não terminar 1º turno na zona de rebaixamento



Sem jogo, resta ao torcedor alvinegro secar rivais na rodada (Foto: André Durão)

O Botafogo não entra em campo neste fim de semana. O torcedor alvinegro terá tempo para acompanhar os Jogos Olímpicos, mas não pode se desligar completamente do Campeonato Brasileiro. Isso porque, sem jogar, o Alvinegro pode ser ultrapassado e eventualmente retornar à zona de rebaixamento. Mesmo com um jogo a menos, não seria nada agradável terminar o primeiro turno no Z-4. Então o que fazer? Resta secar.


O Botafogo não joga neste domingo devido a pedido da Polícia Militar do Rio, que comunicou à CBF que não teria como acompanhar os jogos do Campeonato Brasileiro durante o mês de agosto, uma vez que o efetivo estará trabalhando na Olimpíada. Por isso, a partida contra o Grêmio, inicialmente marcada para este domingo, na Arena Botafogo, foi adiada para 4 de setembro.


VEJA A CLASSIFICAÇÃO


Com 20 pontos, o Botafogo ocupa a 15º colocação, mas vê de perto quatro adversários no retrovisor: Figueirense (20), Santa Cruz (18), Cruzeiro (18) e Coritiba (18). Para seguir fora do Z-4, a equipe carioca precisa se manter à frente de pelo menos dois deles ao fim da rodada.


O GloboEsporte.com preparou um guia para os alvinegros acompanharam e torcerem na 19ª rodada do Brasileirão. Veja:



FIGUEIRENSE X SPORT

Torcer contra o Figueirense talvez seja a missão mais ingrata. Com a mesma pontuação do Botafogo (20), o time catarinense precisa apenas de um empate em casa contra o Sport, neste domingo, às 18h30, no Orlando Scarpelli, para passar o Botafogo.


Por qual resultado torcer? Apenas a vitória do Sport interessa.


SANTA CRUZ X SÃO PAULO

Com 18 pontos - dois a menos que o Botafogo -, o Santa Cruz recebe o São Paulo, às 16h15 deste domingo, no Arruda. O time pernambucano entra em campo cheio de moral após empatar com o Grêmio em Porto Alegre.


Por qual resultado torcer? Nesse caso, o Santa Cruz não pode vencer o São Paulo. Derrota dos pernambucanos ou empate são bons resultados.


CORITIBA X PONTE PRETA

Também com 18 pontos, o Coritiba recebe a Ponte Preta, às 16h, no Couto Pereira. Em caso de vitória, os paranaenses, que terão a estreia do técnico Paulo César Carpegiani, ultrapassam o Botafogo na classificação.


Por qual resultado torcer? Derrota do Coritiba ou empate interessam o Botafogo.


CORINTHIANS X CRUZEIRO

O exercício de secar não vai se restringir ao domingo para o torcedor alvinegro. Com 18 pontos, o Cruzeiro entra em campo nesta segunda-feira e visita o Corinthians, às 21h, no Pacaembu.


Por qual resultado torcer? Derrota do Cruzeiro ou empate são bons resultados para o Botafogo.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro