Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Sob olhar de Jair Ventura, Bota segura Coxa e vai à final do Brasileiro Sub-20


Após empate por 2 a 2 no jogo de ida, Alvinegro fica no 1 a 1 na Arena Botafogo e se classifica pelo gol fora. Agora aguarda quem vai passar de Corinthians x Internacional



E a base continua dando frutos no Botafogo. Menos de um mês após conquistar o Campeonato Carioca Sub-20, o Alvinegro acaba de chegar à outra decisão na categoria: após ter empatado por 2 a 2 o jogo de ida no Couto Pereira, o time de Eduardo Barroca segurou o Coritiba e ficou no 1 a 1 na noite desta terça-feira, na Arena Botafogo. Placar que garantiu aos cariocas uma vaga na final do Campeonato Brasileiro Sub-20 pelo gol fora de casa, que é critério de desempate.

Marcelo comemora o gol que deu a classificação ao Botafogo na final do Brasileiro (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Sob olhares do técnico principal Jair Ventura, o Botafogo saiu na frente com o zagueiro Marcelo, que está em seu último ano de júnior e já chegou a subir para treinos no profissional nesta temporada. Aos 19 minutos do segundo tempo, o defensor subiu para o ataque na bola parada e chutou de primeira após rebatida da defesa. O Coritiba pressionou e buscou o empate com Thalisson aos 44, de cabeça após cobrança de falta de Julio Rush, mas não conseguiu a virada.


Agora, o Botafogo aguarda para saber quem será o seu adversário na grande decisão: Corinthians ou Internacional? No primeiro duelo, no Beira-Rio, vitória colorada por 1 a 0. A segunda partida ocorre nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena Barueri. Segundo calendário divulgado pela CBF, as finais devem ser realizadas nos dias 7 e 14 de setembro.


ESCALAÇÕES:

Botafogo: Diego, Marcinho, Marcelo, Kanu e Victor Lindenberg; Jordan, Matheus Fernandes, Gustavo Bochecha, Alisson; Yuri e Renan Gorne.

Coritiba: Gabriel, Thalisson, Geovane, Romércio, Léo, Vitor Carvalho, Julio Rusch, Vitor Feijão,
Kady, Mosquito e Índio.


Fonte: Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

Botafogo chega junto ao São Paulo na briga por Rildo, de saída do Corinthians


Diretoria alvinegra abre conversas com empresário do atacante, que pertence à Ponte Preta e está emprestado até dezembro; Timão aceita liberá-lo antes do fim do contrato




Rildo jogou só 26 minutos neste Brasileiro
 e fez dois gols (Foto: Daniel Augusto Jr.
 / Agência Corinthians)
A possível saída de Rildo do Corinthians está esquentando os últimos dias de contratações da temporada no Brasil. Depois de receber uma sondagem do São Paulo, o atacante entrou na mira também do Botafogo, que já abriu conversas com o seu empresário, José Galante. O jogador é um desejo antigo do Alvinegro carioca e tinha o nome aprovado por Ricardo Gomes, hoje técnico do Tricolor paulista. Apesar de ele estar emprestado pela Ponte Preta até dezembro, internamente no Timão já admitem liberá-lo antes.


Para segurar o jogador em 2017, o Corinthians precisaria desembolsar US$ 1,5 milhão (R$ 4,8 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos. A diretoria, porém, já descartou pagar a quantia e não colocará obstáculos caso Rildo, fora dos planos do técnico Cristóvão Borges, receba uma oferta para se transferir ainda durante o Brasileirão. Como participou de apenas duas partidas na competição, ele pode se transferir para qualquer equipe da Série A.


Mas o prazo de inscrições no campeonato vai só até o dia 16 de setembro. O Botafogo corre contra o tempo para reforçar o setor de ataque, que ganhou uma estabilidade com a boa fase da dupla Neilton & Sassá, mas Canales, Pimpão, Aquino e Maranhão ainda não vingaram, e Luís Henrique e Vinícius Tanque, de 18 e 21 anos respectivamente, são considerados jovens demais para assumir a responsabilidade de ser titular. O Alvinegro tentou a contratação do atacante Gustavo, destaque do Criciúma na Série B, mas o Corinthians fez oferta melhor e o levou.


Contratado pelo Corinthians durante o Brasileirão do ano passado, Rildo nunca conseguiu uma sequência de partidas. O atacante conviveu com seguidas contusões que o afastaram dos gramados por quase uma temporada: machucou o ombro esquerdo, teve uma infecção no local após a cirurgia e, por último, sofreu uma lesão ligamentar completa no tornozelo junto com uma fratura no osso navicular do pé esquerdo.


Fonte: GE/Por Marcelo Braga e Thiago Lima/São Paulo e Rio de Janeiro

Raio-X da bola aérea: Botafogo tem quase 1/3 dos gols sofridos pelo alto


Das 45 vezes em que Alvinegro foi vazado em 2016, 13 foram frutos de chuveirinho, e em seis o time deixou de somar pontos. Saiba o desempenho aéreo por dupla de zaga









Fazia tempo que o Botafogo não sabia o que era sofrer gol de jogada aérea. Sendo mais preciso, há um mês e meio, desde o empate por 3 a 3 com o Flamengo na Arena Botafogo, quando Everton pegou a sobre de um chuveirinho na área. Já estava dando até para a torcida esquecer as dores de cabeça que passou por conta disso. Mas o gol de Hernani na derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, na noite da última segunda-feira na Arena da Baixada, fez reviver o fantasma que custou a perda do título carioca e já foi considerado um dos principais problemas do time.


Dos 45 gols sofridos pelo Alvinegro em 2016, 13 saíram de jogadas pelo alto, equivalente a quase 1/3. Desse número, sete foram de bola parada, e seis fizeram o time perder 14 pontos entre Campeonato Carioca e Série A do Brasileiro: os chuveirinhos decretaram quatro empates quando estava vencendo (1 x 1 Fluminense; 2 x 2 Flamengo; 1 x 1 Vasco e 1 x 1 Vitória) e duas derrotas (0 x 1 Vasco e 0 x 1 Atlético-PR).


Jair Ventura lamentou ter levado gol em uma jogada que tanto treinou. Mas desde que Ricardo Gomes ainda era o treinador, o problema já existia: todas as seis duplas diferentes de zaga do Alvinegro já levaram gols de jogadas aéreas (veja no quadro ao lado). A que mais sofreu neste fundamento foi a parceria entre Renan Fonseca e Emerson Silva, que tomou cinco das 13 bolas na rede.


FANTASMA TAMBÉM NO ATAQUE

Se na defesa a bola aérea voltou a assombrar, no ataque a escassez de gols novamente deu as caras. Apesar da boa fase da dupla Neilton & Sassá, desta vez ela não deu frutos, e o Botafogo completou o seu 10º jogo sem estufar a rede na temporada. Antes, já havia passado em branco duas vezes contra o Vasco no Carioca, e no Brasileiro não marcou sobre São Paulo (estreia), Fluminense, Cruzeiro, Santos, Figueirense, Coritiba, Ponte Preta e Atlético-PR.


O Botafogo ficou parado nos 26 pontos, dois à frente do Z-4, e em 13º lugar no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo pela competição só no domingo, contra o Grêmio, às 16h (de Brasília), na Arena Botafogo. Antes, porém, começa a decidir uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, na quinta-feira, às 20h, também na Arena Botafogo.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Curitiba

Campeão carioca, Botafogo sub-20 joga por vaga na decisão do Brasileiro


Alvinegro recebe o Coritiba na Arena, com entrada franca para a torcida. No primeiro jogo, na semana passada, no Couto Pereira, times empataram por 2 a 2




Menos de um mês após conquistar o Campeonato Carioca sub-20, o Botafogo tenta chegar à outra decisão na categoria. A um passo da final do Brasileiro, a garotada alvinegra recebe o Coritiba, nesta terça, às 19h30, na Arena Botafogo. A entrada é franca.


No primeiro jogo da semifinal, na semana passada, no Couto Pereira, Coritiba e Botafogo empataram por 2 a 2. Resultado que dá ao time carioca a vantagem de avançar com empates por 0 a 0 ou 1 a 1. Caso o placar da partida de ida se repita, a vaga será decidida nos pênaltis. Quem vencer estará na decisão.

Botafogo e Coritiba empataram na semana passada no Couto Pereira (Foto: Divulgação / Botafogo)

- A expectativa é de um jogo muito equilibrado, como foi o primeiro. A equipe do Coritiba tem um poderio ofensivo muito forte. Mas também estamos fazendo uma competição muito equilibrada, tanto que temos a melhor campanha da competição. Esperamos consolidar a classificação para a final, que é o grande objetivo, como consequência do grande trabalho que está sendo feito nesse semestre. Convoco a torcida para prestigiar. Quem for vai ver uma equipe organizada, com bons talentos individuais, com boas possibilidades de projeção à equipe de cima em curto prazo - analisou técnico alvinegro Eduardo Barroca.


Para a partida, o Botafogo tem apenas o desfalque do goleiro Victor Hugo. Herói da decisão estadual, Diego está mantido no time. O Alvinegro deve ir a campo com Diego, Marcinho, Marcelo, Kanu e Victor Lindenberg; Jordan, Matheus Fernandes, Gustavo Bochecha, Alisson; Yuri e Renan Gorne.


Corinthians e Inter decidem a outra vaga na decisão. No jogo de ida, em Porto Alegre, o time gaúcho venceu por 1 a 0.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro