Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

No embalo de trio, Cruzeiro goleia o Botafogo e encaminha classificação


Movido por Arrascaeta, Robinho e Ábila, time mineiro faz 5 a 2 sobre o Alvinegro no Rio de Janeiro e poderá perder até por 4 a 1 em Belo Horizonte, na volta






Mudam os times, passam os anos, e o Cruzeiro mantém sua tradição. Maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos – ao lado do Grêmio –, o Cruzeiro deixou encaminhada sua classificação para as quartas de final da competição ao vencer por 5 a 2 o Botafogo, nesta quinta-feira, na Arena Botafogo, que recebeu 4.956 torcedores (4.491 pagantes, renda de R$ 143.920). No time celeste brilharam as estrelas de Arrascaeta, Robinho e Ábila, que deixaram a equipe de Mano Menezes em ótima situação. Já o Alvinegro, mesmo com boa atuação de Sassá, terminou a partida vaiado pela torcida.


As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 21, em Belo Horizonte. Em grande vantagem, o Cruzeiro por perder 3 a 0 ou 4 a 1 para garantir vaga nas quartas de final. Já o Botafogo se classifica somente se vencer por quatro gols de diferença ou por três, desde que seja a partir de 6 a 3. Se o Alvinegro fizer 5 a 2, a decisão será nos pênaltis.


Ábila voa para comemorar um de seus
dois gols na vitória sobre o Botafogo
(Foto: Agência Estado)
Faltou técnica, mas não faltou vontade a Botafogo e Cruzeiro na primeira metade da partida. Mesmo sem conseguir construir jogadas consistentes, as duas equipes buscaram o gol o tempo todo, tornando a partida movimentada. Pelo lado Alvinegro, Sassá era a principal ameaça. Com o auxílio dos laterais, o centroavante incomodou a defesa celeste e abriu o placar aos 37 minutos, de cabeça, após cruzamento de Diogo Barbosa. Mas o time mineiro seguiu pressionando até empatar aos 45, depois que o árbitro viu pênalti de Renan Fonseca em Henrique. Ábila cobrou e fez 1 a 1.


O intervalo que começou conturbado com a revolta dos jogadores alvinegros com o pênalti assinalado seguiu tenso com a detenção de integrantes de torcidas organizadas do Botafogo por uma confusão com policiais. Quando a bola rolou, os gols voltaram. Primeiro, Sassá marcou mas o bandeira assinalou impedimento erradamente. Aos 13 minutos, o zagueiro Emerson fez contra ao cortar uma bola chutada por Robinho, após lindo passe de Arrascaeta, que seguia para a defesa do goleiro Sidão – o juiz, no entanto, deu o gol para Robinho. Logo depois o Botafogo igualou o placar com Neilton, que aproveitou um ótimo cruzamento de Luis Ricardo e a falha na marcação da defesa do Cruzeiro. Mas quem disse que os mineiros estavam satisfeitos? Aos 18 minutos, Rafael Sobis partiu em velocidade e cruzou para Ábila, que se jogou na bola e, meio de peito, desviou para fazer 3 a 2. 


Defesa do Botafogo se enrolou na marcação e
facilitou a vida do Cruzeiro na partida
(Foto: André Durão)
Nessa altura a defesa do Botafogo já estava escancarada o suficiente para o Cruzeiro fazer mais um. Em nova jogada de Arrascaeta, Robinho recebeu e fuzilou cruzado, marcando o quarto. Eleito pela torcida local o vilão da derrota, Renan Fonseca teve ótima chance de diminuir a desvantagem, mas sua cabeçada parou na ótima defesa do goleiro Rafael. No último lance da partida, o zagueiro voltou a se enrolar, agora com Luis Ricardo, e deixou a bola limpa para Henrique completar e fazer o quinto gol do Cruzeiro.


Os próximos jogos das duas equipes são clássicos regionais no meio da semana que vem, pelo Campeonato Brasileiro. No feriado de 7 de setembro, o Botafogo enfrenta o Fluminense na Ilha do Governador. No dia seguinte, o Cruzeiro duela com o América-MG, no Independência.

Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

Jair lamenta pane, mas não joga a toalha: "Difícil, mas não impossível"


Com poucas palavras, técnico evita apontar erros em goleada por 5 a 2 para o Cruzeiro, pela Copa do Brasil: "As coisas não caminharam como esperávamos"




A noite foi trágica para o Botafogo na Arena. O time não só perdeu em casa para o Cruzeiro no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, como foi goleado por 5 a 2 e viu suas chances de continuar na busca pelo título inédito praticamente se esgotarem: isso porque, na partida de volta no dia 21 de setembro em Belo Horizonte, o Alvinegro precisará vencer por quatro gols de diferença, ou por três desde que seja a partir de 6 a 3 – se devolver o placar, a decisão será nos pênaltis. Após o duelo da noite desta quinta-feira, Jair Ventura, por vezes, demonstrou impaciência com os questionamentos e foi de poucas palavras na entrevista coletiva. Evitou apontar erros e jogar a toalha pela classificação.


– Não tem um porque. Foi uma série de fatores. O Cruzeiro conseguiu concluir as chances que teve e conseguiu os gols. Foram dois tempos distintos. No primeiro, o Botafogo foi melhor, fizemos nosso gol, no final teve um pênalti e fomos para o segundo tempo com o empate. No segundo, sofremos um gol, empatamos depois com o Sassá, mas não foi validado... As cosias não caminharam como esperávamos. Difícil, mas não e impossível (a classificação). No futebol, várias situações se reverteram. O Botafogo sempre vai entrar para ganhar – alegou.

Jair Ventura lamentou a goleada, mas não desistiu da classificação na Copa do Brasil (Foto: andré durão)

Os jogadores se reapresentam na tarde desta sexta-feira e terão que virar a chave para o Campeonato Brasileiro. O Botafogo volta a campo no domingo, novamente na Arena, às 16h (de Brasília), contra o Grêmio, em jogo atrasado da 19ª rodada. Com 26 pontos, o Alvinegro é o 13º colocado da competição.


Confira outros trechos da entrevista coletiva de Jair:

DEFESA
Ainda não teve papo. Não foi só a defesa que perdeu. Aqui é um jogo coletivo. Quando perde, perdem todos.


DERROTA IMPACTANTE
Acho que temos que virar a chave. Temos um jogo importantíssimo no domingo e não temos que ficar remoendo essa derrota. Vamos corrigir os erros, mas vamos virar a chave e fazer um grande jogo contra o Grêmio.


LADO PSICOLÓGICO
São todos profissionais. É claro que ficamos tristes, e a torcida tem todo direito de ficar triste. Temos que trabalhar muito e conseguir um grande jogo contra o Grêmio


COMO MOTIVAR O TIME NA COPA DO BRASIL?
Não tem que motivar para o jogo contra o Cruzeiro. Temos que pensar jogo a jogo. Depois com calma, um placar atípico, depois vamos ver o jogo com calma e tentar corrigir o que aconteceu


JOGO CONTRA O GRÊMIOAgora? Daqui a pouco, né. Acabou o jogo agora. Eu falo do Cruzeiro, vocês me perguntam sobre o Grêmio. Eu falo do Grêmio, vocês falam do Cruzeiro. Temos que combinar.


TIME ABALADO?
Não temos tempo para ficarmos abalados. Já temos outra decisão no domingo. É virar a chave e pensar no Grêmio.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Após "upgrade", Botafogo reencontra o Cruzeiro no capítulo inicial da trilogia


Na Arena Botafogo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, times fazem o primeiro dos três duelos que acontecerão nos próximos 20 dias. Alvinegro terá força máxima




Botafogo e Cruzeiro protagonizam nesta quinta-feira, às 20h, no Estádio Luso-Brasileiro, o primeiro capítulo da trilogia que promete agitar os dois clubes. Nos próximos 20 dias, os times se enfrentarão três vezes por duas competições. O pontapé inicial, nesta noite, será pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto de volta está marcado para o dia 21. Antes, as equipes se enfrentam no dia 11, em Belo Horizonte, pelo Brasileiro.

O confronto desta noite não é inédito para o Botafogo em 2016. No início de junho, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 para a equipe mineira, no Mané Garrincha, em Brasília. Nos últimos três meses, no entanto, quase tudo mudou: jogadores, estádio e até novo treinador dão uma nova perspectiva à equipe carioca, que ainda tenta embalar uma campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro. 

Provável escalação do Botafogo nesta noite (Foto: GloboEsporte.com)


Reforços foram contratados, as lesões deram um tempo, e hoje Jair Ventura tem quase todo o elenco à disposição. Em relação ao último encontro com o Cruzeiro, o Botafogo ganhou forma, a Arena e mudou bastante. Dos 11 jogadores que começaram a partida em Brasília, apenas Bruno Silva e Emerson devem ser titulares nesta noite. Na ocasião, ainda sob o comando de Ricardo Gomes, o Alvinegro iniciou com Sidão, Diego, Emerson Silva, Emerson, Victor Luís; Diérson, Bruno Silva, Fernandes, Salgueiro, Anderson Aquino e Ribamar.

Não será surpresa, porém, se na escalação desta quinta houver novidade. Jair Ventura fechou a parte final do treino, nesta quarta-feira, e deixou aberta a possibilidade de mudanças. Recuperados de dores, Airton e Neilton estão à disposição. Emerson foi poupado da parte inicial, mas deve jogar. A tendência, entretanto, é que o Botafogo seja o mesmo que iniciou contra o Atlético-PR.


BOTAFOGO X CRUZEIRO

Local: Arena Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quinta-feira, 20h (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson (Carli), Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo; Neilton e Sassá.
Desfalques: Jefferson e Lizio (se recuperando de cirurgias), e Aquino e Dudu Cearense (não inscritos).
Pendurados: ninguém.
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (SP) apita a partida e será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP)



Fonte: Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro