Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Debaixo de chuva, Bota retorna sem Camilo; Sassá inicia transição


Liberado para resolver problemas pessoais, camisa 10 é aguardado nesta terça e não preocupa para o jogo contra o Corinthians. Lindoso deve ser o substituto de Airton



Sassá treina em campo, mas não deve
enfrentar o Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
Debaixo de chuva e frio, o Botafogo se reapresentou nesta segunda-feira, em General Severiano. Após folga no domingo, o time iniciou a preparação para a partida contra o Corinthians, no sábado. Liberado para resolver problemas pessoais, Camilo ficou em Belo Horizonte e é aguardado nesta terça.


A semana sem jogos é comemorada, uma vez que o Botafogo terá tempo para recuperar jogadores que já demonstravam sinais de desgaste. Camilo é um deles. O meia está se tratando, por conta de um incômodo na virilha, mas não deve ser problema para sábado.


Quem foi a campo nesta segunda foi Sassá. Em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, o atacante iniciou o trabalho de transição, mas ainda deve ser desfalque contra o Corinthians. Seu último jogo foi contra o Cruzeiro, há 15 dias.


Para o jogo de sábado, Jair Ventura não terá Airton, suspenso. A tendência é que Rodrigo Lindoso volte ao time e forme a trinca de volantes ao lado de Bruno Silva e Dudu Cearense.


Nesta segunda, enquanto o elenco teve um intenso treino técnico embaixo de chuva, os titulares deram apenas voltas no gramado. Na manhã desta terça-feira, Jair Ventura deve contar com todos na atividade em General Severiano.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Com semana livre após um mês, Jair Ventura promove descanso e ajustes


Botafogo terá cinco dias para recuperar fisicamente os jogadores e definir as questões no meio-campo. Airton é desfalque certo e Camilo se tornou dúvida para pegar o Corinthians



Jair Ventura tenta equilibrar o Botafogo para a reta final do Brasileirão (Dudu Macedo/Agência Lancepress!)

Após mais de um mês, o Botafogo vai voltar a ter mais de quatro dias entre um jogo e outro. O time se reapresenta hoje, em General Severiano, e terá treinos até sexta-feira, véspera do duelo contra o Corinthians, na Arena da Ilha. E este tempo será precioso para Jair Ventura. O treinador do Glorioso comemora poder, além de ajustar o time, recuperar fisicamente os comandados. As questões mais importantes a serem resolvidas nos próximos dias são: quem entra na vaga de Airton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e a presença ou não de Camilo, substituído no último jogo por dores. Ele está com cansaço muscular e reclama de "perna pesada".

- Foi mais uma precaução. Ele sentiu que era melhor sair para, de repente, não agravar a lesão. Acho que não vai preocupar, não - torce Jair, que trocou o camisa 10 por Leandrinho no intervalo do jogo de sábado, contra o América-MG.

A derrota para o Coelho foi um balde d'água fria nos torcedores mais otimistas, que sonham com o G4. O treinador alvinegro vem, repetidas vezes, falando em, escapar do rebaixamento em primeiro lugar, por melhor que seja a campanha recente do Alvinegro.

De todo modo, após duas derrotas, o Botafogo terá Victor Luis de volta, Rodrigo Lindoso como opção e um time que precisa fazer as pazes com o gol adversário. Desde o dia 18 de setembro, contra o Vitória, a equipe não marca.

- Voltaremos a jogar com o apoio da nossa torcida e é sempre bom jogar em casa. Vamos focar no equilíbrio. A equipe tem que buscar isso não só na parte ofensiva, mas também na defensiva. Vai ser uma semana boa para recuperarmos os atletas e vamos buscar novamente o caminho das vitórias - valoriza Jair Ventura.


Fonte: GE/Felippe Rocha/Rio de Janeiro (RJ)

Airton vira a 10ª suspensão do Bota na Série A: cartões por queixa preocupam


Volante e Carli perderam a cabeça e foram punidos por reclamação na última rodada; time já ultrapassou 100 amarelos em 2016 e tem média de dois por jogo no Brasileiro




Mais doloroso do que ter perdido Airton, em grande fase, por suspensão para a partida contra o Corinthians foi a forma como a punição aconteceu. Não foi por falta, cera, jogada perigosa... E sim por reclamação. Não só o volante, como Carli também recebeu cartão porque bateu-boca com o árbitro Luiz Flavio de Oliveira, da federação paulista, durante a derrota por 1 a 0 para o América-MG no último sábado, no Independência, em Belo Horizonte. O Botafogo chega a 10 jogadores suspensos no Campeonato Brasileiro por acúmulo de amarelos e internamente começa a mostrar preocupação com este tipo de advertência.


Airton ainda é um dos campeões de cartão
 em 2016, mas não voltou a ser expulso
 como acontecia nos últimos anos
(Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)
A preocupação maior é com os gringos devido ao fato de estarem acostumados com outro estilo de arbitragem. Carli, por exemplo, que vem sendo o capitão alvinegro, não tem sabido dialogar com os árbitros brasileiros e acaba tomando muitos amarelos. O argentino é o terceiro jogador do elenco que mais recebeu cartões na temporada: já foram 10. Entre os demais estrangeiros, o uruguaio Salgueiro tem três advertências, o argentino Gervásio "Yaca" Núñez, duas, e o chileno Canales, uma – Lizio é a exceção à regra, mas o boliviano praticamente não entrou em campo. A comissão técnica tenta conscientizá-los dos cuidados diante dos juízes.


Ao todo, o Botafogo já ultrapassou a marca dos 100 cartões nesta temporada: até o momento são três vermelhos e 120 amarelos, sendo 57 deles no Brasileiro, onde tem média aproximada de dois por rodada. Os campeões de punições no Botafogo são também os recordistas de suspensões do elenco: Bruno Silva e Airton. O primeiro já foi advertido 20 vezes em 2016 e desfalcou a equipe em três partidas da Série A, enquanto o segundo acumula 13 advertências e duas automáticas. Por fazerem o combate direto no meio de campo, os volantes naturalmente cometem mais faltas e ficam mais sujeitos a cartões, mas não por reclamação.


Sem Airton, o Botafogo volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Corinthians, às 16h30 (de Brasília), na Arena, com mais seis jogadores pendurados: Sidão, Pimpão, Aquino e Renan Fonseca, além de Sassá e Fernandes, que tentam se recuperar a tempo de lesão para ficar à disposição do técnico Jair Ventura. Com 38 pontos, o Alvinegro é o 10º colocado do Brasileiro.


Confira todas as suspensões do Bota no Brasileirão:

1ª (14ª rodada): Bruno Silva;
2ª (16ª rodada): Airton;
3ª (21ª rodada): Bruno Silva;
4ª (19ª rodada): Diogo Barbosa
5ª (19ª rodada): Leandrinho;
6ª (23ª rodada): Emerson Santos;
7ª (25ª rodada): Carli;
8ª (26ª rodada): Bruno Silva;
9ª (27ª rodada): Victor Luis;
10ª (28ª rodada): Airton.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro