Páginas

quinta-feira, 13 de abril de 2017

No maior desafio até agora, Bota visita o Atlético Nacional para se manter líder


Contra o atual campeão da Libertadores da América, Glorioso tenta a segunda vitória no Grupo 1 e busca dividir a ponta com o Barcelona de Guayaquil, seu próximo adversário




Invicto na Taça Libertadores da América, o Botafogo enfrentará, na noite desta quinta-feira, o maior desafio até agora na competição: o Atlético Nacional, atual campeão e líder isolado do Campeonato Colombiano sem ter perdido uma partida na temporada no Estádio Atanasio Girardot. Por isso mesmo, o Alvinegro sabe como um resultado positivo em Medellín pode deixar o caminho relativamente mais calmo para a conquista de uma das vagas nas oitavas de final.



Camilo é o principal jogador na armação do Botafogo na noite desta quinta-feira, em Medellín (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Isso porque o Barcelona de Guayaquil derrotou o Estudaintes por 2 a 0, na noite da última terça-feira, e assumiu a liderança do Grupo 1 com seis pontos, deixando os argentinos sem nenhum. Ou seja, uma vitória do Botafogo colocará o time ao lado dos equatorianos e também manterá os atuais campeões na lanterna. Na próxima semana, o Alvinegro visita o Barcelona e depois tem duas partidas no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.


O Botafogo jogou cinco vezes contra o Atlético Nacional e nunca perdeu. Por outro lado, o clube não ganha uma partida internacional faz 24 anos e quer acabar com esse tabu na noite desta quinta-feira. A última vitória alvinegra longe do país por uma competição foi contra o Caracas, na Venezuela, na campanha do título da Copa Conmebol de 1993.


Treinadores fazem mistérios nas escalações

Sem um lateral-direito de origem, Montillo e Airton, Jair Ventura terá que fazer mudanças na equipe. Fernandes deve atuar pelo lado, e Rodrigo Lindoso na proteção da zaga. A dúvida fica se entrará João Paulo ou Dudu Cearense para compor o meio ao lado de Camilo. A boa notícia é a volta do zagueiro Carli, que se recuperou de um problema no pé esquerdo.



- Esse ano nós tivemos duas competições importantes e demos uma rodagem para os atletas. Confiamos muito nos demais e todos estão preparados. Temos que jogar para vencer o jogo. Sabemos da força do Atlético, mas a expectativa é que possamos sair com um belo resultado - disse Jair Ventura sem confirmar a equipe titular.



Jogadorres do Atlético Nacional comemoram mais um vitória no Campeonato Colombiano (Foto: Site oficial do Atlético Nacional)


Pelo lado do atual campeão da Libertadores, o técnico Reinaldo Rueda recebeu uma ótima notícia de última hora e poderá contar com o goleiro Franco Armani, que era dúvida. Assim como Jair Ventura, ele também não divulgou a escalçao da equipe, mas deve começar com um esquema bem ofensivo, usando três jogadores mais adiantados: Ibarguen, Torres e Mosquera.


Para conquistar os primeiros pontos na competição, o Atlético Nacional contará com o apoio da sua fanática torcida que promete lotar o estádio Atanasio Girardot.


Essa será a primeira equipe brasileira que enfrentará o clube colombiano após o acidende aéreo com o avião da Chapecoense no fim de novembro do ano passado.


ATLÉTICO NACIONAL X BOTAFOGO

Local: Estádio Atanasio Girardot, Medellín (Colômbia)
Data: 13 de abril de 2017
Horário: 21h45m
Arbitragem: Ulises Mereles (Paraguai) com os compatriotas Rodney Aquino e Carlos Cáceres de assitentes.
Provável escalação do Botafogo: Gatito; Fernandes, Carli, Emerson Silva e Vitor Luis; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense (João Paulo) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.
Provável escalação do Atlético Nacional: Armani; Bocanegra, Nájera, Henríquez e Farid Diaz; Bernal, Arias, Ibarguen, Torres e Mosquera; Ruiz. Técnico: Reinaldo Rueda



Sou Botafogo (Foto: Divulgação)
TUA ESTRELA SOLITÁRIA NOS CONDUZ. FAÇA PARTE DESTE TIME. CLIQUE AQUI!


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Medellín, Colômbia

Jair banca Camilo contra o Atlético pela Libertadores: "Se for barrado, me cobra"


Em Medellín, técnico botafoguense fala sobre presença do camisa 10 no elenco titular e elogia rivais. Time alvinegro enfrenta o Atlético Nacional nesta quinta-feira, às 21h45



O Botafogo deixou o Rio de Janeiro na manhã de terça-feira com destino à Libertadores. Para enfrentar o Atlético Nacional, atual campeão, Jair Ventura viajou com força máxima para garantir a boa sequência do clube alvinegro no torneio. Após treino e reconhecimento de campo no estádio Atanasio Girardot, o técnico mostrou descontração. Os times se enfrentam às 21h45, em Medellín, pela segunda rodada da fase de grupos.


Jair Ventura comanda Botafogo nesta quinta, contra o Atlético Nacional (Foto: Alexandre Durão)

Ao fim do treino, Jair concedeu coletiva de imprensa. Assunto difícil de passar batido, o "caso Camilo" entrou em pauta. O treinador falou sobre o descontentamento recente do camisa 10, esclareceu a situação e "garantiu" o meia em campo.


- Primeiro, a conversa foi normal porque não aconteceu nada. Acho que se precipitaram antes de perguntar a gente e fizeram uma onda maior do que ela era. O Camilo é diferenciado, meu camisa 10 é importante em qualquer posição em campo. Você que está escalado. Pode ser que ele jogue amanhã. Fizeram uma situação que ele seria barrado. Se ele for barrado, me cobra.


Dividido entre a disputa da Libertadores e do Campeonato Carioca no primeiro semestre, o treinador testou variações no elenco nos últimos jogos. Para o confronto de quinta, fala da rotatividade e garante plantel em dia - independente da escalação titular.


- Esse ano nós tivemos duas competições importantes e demos uma rodagem para os atletas. Confiamos muito nos demais e todos estão preparados. Temos que jogar para vencer o jogo.


Mesmo com a confiança em dia, Jair adota discurso humilde, reconhece a qualidade dos atuais campeões da Liberta, e compara elencos do Grupo 1, que tem, além de Bota e Nacional, Barcelona de Guayaquil e Estudiantes.



- É mais uma grande equipe, assim como as outras. É de grande Importância vencer... A chave é dificil.


Confira os principais tópicos da entrevista


Atlético Nacional

Não temos vantagem nenhuma e vamos jogar para vencer o jogo. É um time que está na liderança do ranking que tem equipes da Europa, atual campeã a da Libertadores... a gente estou bastante. Sabemos da força e a expectativa é que possamos sair com um belo resultado. Tem jogadores eficientes, que tocam muito a bola. Um conjunto interessante. Mas também temos nossas armas.


Maior teste?

Não. Assim tiraríamos o peso das outras vitórias até agora. A vontade de vencer vai ser como foi contra os outros. Nossa chave é muito difícil. O jogo de ontem mostrou duas equipes muito competitivas. O grupo vai ser definido nas últimas rodadas.


Situação de Camilo

Primeiro a conversa foi normal porque não aconteceu nada. Acho que se precipitaram antes de perguntar a gente e fizeram uma onda maior do que ela era. O Camilo é diferenciado, meu camisa 10 é importante em qualquer posição em campo. Você que está escalado. Pode ser que ele jogue amanhã. Fizeram uma situação que ele seria barrado. Se ele for barrado, me cobra.


Voltar para a Final da Taça Rio

Faz parte. Vamos voltar por um bom motivo, vamos jogar uma final. Vamos dar uma olhada na condição dos nossos atletas para ter um quantitativo para a decisão. Tomara que não ocorra nada em relação a lesão. Já temos uma ideia e amanhã depois do jogo. E se o Camilo for titular amanhã? Primeiro pergunta antes de divulgar. Sou todo de vocês (risos).


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Medellín, Colômbia