Páginas

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Argentino do San Lorenzo entra em pauta no Botafogo como "plano B" a Montillo


Autor de gol que eliminou Flamengo da Libertadores, meia argentino Belluschi vira alternativa caso volta do camisa 7 não se concretize em 2018. Vice-artilheiro da Série C é estudado para o ataque




Assim como o chileno Leo Valencia, Belluschi já foi algoz do Flamengo (Foto: AFP)


Embora ainda não saiba se vai jogar a próxima Libertadores, o planejamento da diretoria do Botafogo para 2018 já começou. E ele está sendo montado considerando a classificação para a maior competição da América do Sul. Para isso, alguns reforços de peso são estudados, apesar da limitação financeira do clube. Um deles é a volta de Montillo, mas como o nome do argentino encontra certa resistência interna e ainda dependeria de aprovação médica, já se tem um "plano B" em pauta.


Trata-se de Belluschi, também argentino do San Lorenzo, que fez o gol nos acréscimos que eliminou o Flamengo da fase de grupos da Libertadores. O interesse no meia, de 34 anos, foi revelado pelo "Lance!" e confirmado pelo GloboEsporte.com. O jogador, convocado este mês para amistoso da seleção argentina, tem seis gols em 2017.


Belluschi tem experiência em clubes de expressão da Europa (Porto-POR, Genoa-ITA e Olympiakos-GRE), do México (Cruz Azul) e atuou também pelo River Plate e Newell's Old Boys em seu país. Há, porém, um corrente contrária a contratação de estrangeiros por conta de vários que não deram certo, como Salgueiro, Lizio, Canalles... Outros, porém, defendem que os poucos acertos valem a pena, como Carli e Gatito Fernández.


Destaque da Série C é indicado


Michel Douglas foi o vice-artilheiro da Série C com oito gols (Foto: Alisson Frazão/Ascom CSA)


Além de buscar nomes mais conhecidos, o Botafogo analisa jogadores indicados. É o caso, por exemplo, do atacante Michael Douglas, campeão da Série C com o CSA. O centroavante foi oferecido ao gerente Antônio Lopes, o nome agradou em um primeiro momento e foi levado para avaliação da comissão técnica.


Michael tem 25 anos e foi o vice-artilheiro da Série C, com 8 gols. Ele destacou-se na fase decisiva, marcando gols em quase todos os jogos da fase mata-mata.


– Ele tem propostas de clubes do Brasil e do exterior, mas a prioridade é do Botafogo – disse o empresário Ciro Martins.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Ao lado de Bruno Silva, CEP descarta punição a volante e abraça jogadores


Em dia de protesto da torcida, presidente reaparece em treino no Nilton Santos, conversa com elenco e comissão técnica, promete acerto de bichos atrasados e blinda futebol de crise externa







Carlos Eduardo Pereira reapareceu no treino do Botafogo na tarde desta sexta-feira, no Nilton Santos. Em meio à crise de resultados em campo e em dia de protesto de torcedores, o presidente deu coletiva de imprensa ao lado de Bruno Silva, maior alvo das cobranças dos alvinegros após o gesto feito na derrota para o Atlético-GO, indicando que sairia do clube. CEP tomou à frente, descartou punição ao volante e abraçou os jogadores, mostrando otimismo em conquistar a vaga para a Libertadores.


– A conversa foi boa. É um momento de vaias... Agora nós entendemos que era possível acontecer. Desde essa manhã ele vem pedindo desculpas para a torcida. Essa explicação foi plausivel e não podemos abrir mão do Bruno, que teve um ano muito bom. Excluir o Bruno dessas partidas finais... O objetivo é ir com força máxima – afirmou o presidente, que também foi acompanhado de Nelson Mufarrej, vice geral e candidato à eleição, e Anderson Simões, vice de estádios.


Bruno Silva não ficou na sala até o final para sair para o treino e nem abriu espaço para perguntas. Fez apenas um breve pronunciamento, voltando a pedir desculpas pelo gesto "de cabeça quente", como havia feito mais cedo nas redes sociais, mas alegou que estava perguntando aos torcedores se queriam que ele fosse embora. E garantiu não ser ingrato com o clube.


– Vim aqui para pedir desculpas para o presidente e aos torcedores botafoguenses. Foi um erro meu na hora do jogo, de cabeça quente. Quando saí de campo alguns me aplaudiram e eu agradeci. Outros me vaiaram e o gesto que fiz foi perguntando se eles queriam que eu fosse embora. Uma coisa que eu não sou é ingrato. Reconheço tudo que o Botafogo fez e faz por mim.


– Sou muito competitivo, não gosto de perder. Assumo que errei, mas jamais para desrespeitar o Botafogo. Estou aqui para pedir minhas sinceras desculpas. O ânimo agora está voltado para ajudar o Botafogo na classificação para a Libertadores. Quem me conhece sabe que não sou um cara do mau. Isso não vai acontecer mais. Espero que vocês aceitem minhas desculpas.



CEP com Jair em junho, em uma das últimas visitas do presidente a treino (Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)


Confira outros tópicos da coletiva de CEP:

MOMENTO
Sem dúvida ontem foi uma noite (derrota para o Atlético-GO) bastante difícil para todos nós, seja para o elenco, comissão e diretoria. Decepcionamos nossa torcida e dói muito quando você vê a torcida vaiando, decepcionada e demonstrando uma insatisfação grande. Mas também vem nossa responsabilidade. Estamos na reta final, com chances concretas de alcançar um grande objetivo, e essa é nossa prioridade.


CRISE
Transformaram o resultado de campo em uma crise administrativa que não é nosso objetivo. Viemos para dar apoio ao grupo. Sabemos que nossa equipe tem rendimento melhor contra equipes mais fortes, e é isso que esperamos nessas últimas partidas. Dentro de uma reflexão séria e mais tranquila, a gente vê que essa visão é a melhor.


PROTESTO DA TORCIDA
A partir do momento que nós todos fizemos aflorar a esperança do torcedor, é como se algo estivesse adormecido. É uma torcida bem acostumada com grandes jogadores. Então, de uma hora para outra, a expectativa quase inexistente foi transformada por algo de concreto. O futebol é emoção e nossa torcida é apaixonada e especial. O botafoguense é típico.


Entendo que são cobranças pro amor e desejo de ver o Botafogo campeão. Pode ter certeza que esse é o nosso trabalho. Quando pegamos o Botafogo em 2015, com o time na Segunda Divisão, ninguém imaginava que poderíamos disputar uma Libertadores em 2017.


BRUNO SILVA FICA?

A permanência está garantida por contrato que vai até o fim de 2018. Tenho certeza que ele terá um ano bom. No primeiro semestre vamos pensar em renovar. Todo contrato existe uma multa. Se um clube vier e pagar, o contrato estará rescindido. Nunca houve contato com clube nenhum sobre o Bruno. Se um clube falou com o empresário... Isso é normal. Não significa que o Botafogo tem interesse em negociá-lo. Falei com o Bruno que após as derrotas sou tão xingado quanto ele ou qualquer outro.


PAPO COM ELENCO

Nós conversamos com o grupo. A impressão foi a melhor possível no sentido de que o elenco esperasse algum tipo de manifestação violenta por parte da diretoria, e nós procuramos fazer o oposto. A conversa foi muito boa. Os jogadores receberam muito bem essas palavras e estou confiante que faremos ótimas partidas.


BICHOS ATRASADOSTemos uma tabela de remuneração, dependendo da posição do clube e dos resultados objetivos. Ao longo do ano, o Botafogo pagou algo em torno de R$ 6 milhões ao elenco. Hoje temos três em atraso e estamos trabalhando para regularizá-las o mais rápido possível.



Renovação de Luis Ricardo chegou a ser anunciada, mas segue travada (Foto: Divulgação / Botafogo)


RENOVAÇÕES DE ROGER E LUIS RICARDORenovações de contrato em geral não são rápidas e acabam tirando o foco da equipe. O que a gente combinou é que só vamos abordar o assunto depois de concluir o Brasileiro. Para evitar de colocar mais um ingrediente em um momento de concentração absoluta. Os jogadores sabem da postura da diretoria. Alguns chegaram em 2015. A ideia é que a gente se concentre no Brasileiro. Pode até se voltar contra nós.


HOUVE EQUÍVOCO COM LUIS RICARDO?
Não é que os jogadores estejam sendo analisados. Nosso objetivo hoje é o nosso adversário de domingo. Não é bom entrar no debate de luvas, renovação... Os empresários nos conhecem e sabem a postura do Botafogo. Vamos resolver tudo.


CHANCE DE VICTOR LUIS FICAR?Possível é. Nós temos interesse de contar com o Victor. Infelizmente só depende do Palmeiras. Os direitos federativos estão com o Palmeiras. É um jogador querido pela torcida. A gente já procurou o Palmeiras em outras situação. Vamos conversar assim que acabar o campeonato. Acredito que vai ser uma boa notícia.


CHANCE DE LIBERTADORES
Tem muito com a rivalidade. Agrupa os times do Rio. Isso estimula a rivalidade regional. Quando você faz uma experiência positiva fica com vontade de repetir.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Rio de Janeiro

Jair se cala sobre Bruno Silva e desabafa pós-derrota: "Uma hora a conta ia chegar"


Técnico do Botafogo quer ver imagem antes de comentar gesto do volante e volta a reclamar de falta de opções depois de perder do lanterna Atlético-GO em casa: "Falei lá atrás, quem iria pagar a conta?"



Vaiado ainda no primeiro tempo e, principalmente, ao ser substituído, Bruno Silva fez um gesto em que deu a entender que está de saída do Botafogo. Jair Ventura - que optou por colocar Pimpão no lugar do volante - contou que não viu o lance. Segundo ele, somente após ver o que aconteceu poderá tomar uma decisão sobre o que fazer.


- Eu não vi, depois vou ver para tomar a decisão e ser justo. Depois que rever o lance dou minha opinião do que aconteceu com o Bruno. Não cheguei a ver.



Jair Ventura disse que ainda não viu lance de Bruno Silva (Foto: Thiago Lima / GloboEsporte.com)


Depois da terceira derrota seguida como mandante no Campeonato Brasileiro e ter perdido para o lanterna, Jair Ventura demonstrou insatisfação. Segundo ele, quando há uma partida em que o time não mostra um bom futebol ele gosta de conversar bastante com os jogadores, até para ser o mais correto possível.


- Situação minha, sempre que tem jogo como foi hoje, evito falar pouco. Depois temos treino em sala, a gente senta, revê o jogo e conversa bastante. De cabeça quente acaba tomando medidas erradas.


Veja outros tópicos da coletiva:


Explicação sobre nova derrota
Tudo que explanar aqui vai ser como se fosse desculpa. Me botando no lado do torcedor, assim como nós, estão chateados, não vou falar de números, volume, finalização. Vou fazer o contrário, vou dizer que vamos buscar nesses três jogos que restam. Tem tudo para buscar essa vaga mesmo jogando fora. Tirar essa impressão ruim que ficou.


Escalação de Guilherme

Pimpão vinha em uma situação, muito cobrado, ficou bem chateado com vaias, preservei o atleta dando oportunidade ao Guilherme. Ele teve a oportunidade de jogar 90 minutos. Eu precisava vencer o jogo, atacante de velocidade só tenho o Pimpão. Quando coloco dois laterais estou vencendo, eu precisava de homem de frente, como não temos o Guilherme ficou até final. Ele passou a ser o Pimpão, só muda quem inicia. Ainda somos vice-líderes do returno. Não podemos fazer tempestade em copo d'água.


Relação do grupo com Bruno Silva

Temos dois vestiários, quando termina o jogo vou primeiro pro meu, depois quando fui no dos jogadores estavam todos tristes. Essa situação de fecharem com o Bruno, eles são corporativistas, eles vão estar juntos sempre.


Especulação mexe com cabeça?


Paixão, né? A gente lida com isso, torcedores não tem o passado, tem o presente, não fizemos um bom jogo e eles vaiaram. Simples assim.


Falta de rendimento dos meias


Quando a gente não cria muito a responsabilidade fica muito em cima do camisa 10, o cara pensante, do último passe. O Marcos Vinícius vem oscilando, a gente busca o equilíbrio. Mas não podemos botar a derrota na conta do camisa 10. Tivemos chances, goleiro fez defesa com pé, Vinícius teve chance... Fizemos 70 jogos aqui e nunca vou jogar a derrota na conta do grupo. Seguir forte. Não foi só a gente que perdeu, tanto que continuamos no mesmo luar da tabela.


Enfrentar times que saem para jogar

Nós vamos ter mais espaços para jogar. Jogo diferente, proposta diferente, uma grande equipe como São Paulo. Aquele que for mais efetivo, cirúrgico, vai conseguir vencer. Mas não podemos tirar mérito das equipes que vêm jogar por uma bola. Faz parte. Nós que não conseguimos penetrar. Agora jogando fora vamos atrás da classificação.


Leo Valencia


Vem evoluindo, entrando bem realmente, vem crescendo. Passou por uma lesão no pé, acabou perdendo um pouco de espaço. Vem ajudando, apesar dos resultados não tem sido muito bom. Quando vencemos ele não entrou, contra o Sport, mas analisando individualmente foi bem. Espero que continue nessa evolução.


Interesse do Palmeiras


Não tem nada, não conversei com Palmeiras, estou focado aqui. Quero marcar história classificando o clube pela primeira vez para duas Libertadores seguidas.


Lado psicológico com especulações

Não muda nada, ano passado foi assim, todo fim de ano existe isso. Se falar vai parecer como desculpa. Não tem nada disso, é coincidência. Prefiro me calar e deixar vocês analisarem.


Falta de opções

Quando a gente perdeu o Montillo, Canalles, Sassá, Joel... Falei lá atrás, quem iria pagar a conta? A resposta está lá atrás. Quando os resultados acontecem fica tudo bem, mas quando eles não vêm... Uma hora a conta chega


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro