Páginas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Botafogo veta final da Taça GB, entre Flamengo e Boavista, do Nilton Santos


Aluguel "barato" e, sobretudo, clima azedo com rival após semi fazem Alvinegro fechar as portas do seu estádio. Ferj já foi informada, e partida do próximo domingo deve passar para Volta Redonda






A rivalidade aguçada entre Botafogo e Flamengo nos últimos anos ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira: o Alvinegro comunicou à Ferj que não irá disponibilizar o Estádio Nilton Santos para a realização da final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Boavista. Com o Maracanã voltado para shows durante o mês, a tendência é que a partida, marcada para as 17h (de Brasília) do próximo domingo seja disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.


O Botafogo considera "barato" o aluguel de R$ 100 mil do estádio, preço previsto no arbitral para jogos de um grande contra time de menor expressão (nos clássicos o valor é de R$ 200 mil). No entanto, o que pesou foi o clima azedo com o rival, que venceu o Alvinegro na semifinal com direito à confusão no fim envolvendo jogadores, tudo por causa de um gesto de "chororô" de Vinicius Junior. Dirigentes alvinegros presentes em camarotes ficaram revoltados.


O Flamengo ainda não foi comunicado, mas como não é o mandante - o Boavista foi apontado por sorteio -, o clube acompanha, mas não participa das decisões e está alheio às conversas. Porém, a postura da diretoria do Botafogo deve roer o acordo que vinha sendo costurado pelos clubes para um pacote de jogos do Fla no Nilton Santos ao longo de 2018. O vice-presidente executivo alvinegro, Luiz Fernando Santos, e o diretor geral rubro-negro, Fred Luz, mantinham reuniões do tema.



"Chororô" de Vinicius Junior causou confusão em campo e revolta de dirigentes fora dele (Foto: André Durão)


Clima azedo
Botafogo e Flamengo não falam a mesma língua desde a conturbada transferência de Willian Arão para a Gávea em 2016. De lá para cá, outras polêmicas envolvendo os dois clubes afloraram a rivalidade dos últimos anos, como por exemplo: o vídeo do "Porta dos Fundos" que foi parar na Justiça; o desmanche da Arena Botafogo e o repasse do local para a atual Ilha do Urubu; clássicos com só 10% para visitantes; preços de ingressos na semifinal da Copa do Brasil 2017 etc.


Na gestão de Carlos Eduardo Pereira no Botafogo, o presidente chegou a dizer que o Flamengo não jogaria no Nilton Santos durante seu mandato. Agora na administração Nelson Mufarrej, o debate foi reaberto internamente, e a necessidade de aumentar os lucros com o estádio fez a diretoria voltar a praticar o aluguel - já cedeu o espaço para o Fluminense enfrentar o Salgueiro pela Copa do Brasil - e retomar o diálogo com o Rubro-Negro. Porém, eles voltam à estaca zero.


Fonte: GE/Por Amanda Kestelman, Marcelo Baltar, Raphael Zarko e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Kieza leva pai à loucura com gol, mas adia comemoração até volta por cima do Bota


Autor do gol de honra na eliminação alvinegra por 3 a 1 para o Flamengo, K-9 diz que trocaria feito pela classificação e pede foco na reapresentação: "Descansar a cabeça depois dessa semana difícil"







Somando os tempos jogados em três partidas, Kieza precisou de 86 minutos para marcar o primeiro gol com a camisa alvinegra. E conseguiu o que ninguém havia feito antes em 2018: estufar a rede do Flamengo. Mas ele sequer pôde comemorar, já que o Botafogo perdeu o clássico por 3 a 1 no último sábado, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e foi eliminado da Taça Guanabara.



Gol do Botafogo! Em contra-ataque, Kieza chuta forte e diminui aos 23 do 2º tempo


A vibração foi contida pelo resultado. Kieza disse que trocaria tranquilamente o gol pela vaga na final da Taça Guanabara. Mas a verdadeira comemoração não foi cancelada, apenas adiada até a volta das vitórias. Projetando a reabilitação do time, ele pediu foco após uma semana que teve ainda eliminação da Copa do Brasil e demissão do técnico Felipe Conceição:


– Infelizmente o gol saiu em um momento ruim. Trocaria esse feito pela nossa classificação, sem dúvidas. Agora é descansar a cabeça depois dessa semana difícil para voltar aos treinos já focado em fazer o Botafogo reencontrar o caminho das vitórias. Se for com mais gols, melhor ainda – projetou o K-9, que adiou a sua comemoração, mas não a de Carlos, o pai fanático botafoguense que estava no Raulino de Oliveira:


– Meu pai ficou muito feliz. Ficou gritando lá na arquibancada que nem um maluco. Meus primos que estavam no jogo com ele deram risada (risos). Muito legal ver essa felicidade dele. Pena que a vitória não veio.


Mapa de calor de Kieza: muita movimentação com toques de primeira (Foto: Footstats)



O Botafogo se reapresenta na tarde desta segunda-feira e treina com portões fechados no Nilton Santos. O auxiliar Bruno Lazaroni é quem vai comandar os trabalhos interinamente, enquanto um novo treinador não é contratado. Mas seja com quem for, Kieza deve começar a ganhar chances como titular, depois de três jogos entrando na etapa final.


Contra o Flamengo, o K-9 demonstrou vontade, buscou tabelas e se movimentou pelos dois lados do campo com toques de primeira (veja no mapa de calor acima). Marcou o gol em sua única finalização, um balaço indefensável, sofreu uma falta, acertou seis passes e não errou nenhum. Mostrou serviço e acirrou a disputa com Brenner pela titularidade.



Carlos Almeida, o orgulhoso pai de Kieza é botafoguense fanático (Foto: Reprodução / Botafogo TV)



Jejum encerrado


Além de desencantar pelo Botafogo, Kieza ainda encerrou um jejum de sete meses sem marcar. Seu último gol havia sido no empate do Vitória por 2 a 2 com o próprio Botafogo, no dia 14 de junho, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Depois, o atacante passou por cirurgia no ombro direito e jogou só mais 11 partidas pelo clube baiano.


Na atual década, de 2011 para cá, o K-9 já marcou mais de 100 gols no Brasil. Foram 104, mais precisamente, sendo: 25 gols pelo Vitória; 35 pelo Bahia, 43 pelo Náutico e agora o primeiro pelo Botafogo. Isso sem contar os que marcou durante quase dois anos somando as passagens pelo Shabab Dubai, dos Emirados Árabes, e pelo Shanghai Shenxin, da China.


Reabriu a porteira?


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro

Indicado por Cuca, Valentim vira bola da vez no Botafogo: "Seria uma honra"


Pedida de Marcelo Oliveira assusta, e Alvinegro aprova nome de ex-comandante do Palmeiras para lugar de Felipe Conceição. Técnico se anima com interesse, mas negociações ainda não começaram







Plano A do Botafogo para o luar de Felipe Conceição, Marcelo Oliveira ficou distante. A diretoria procurou o treinador, que está livre no mercado desde que saiu do Coritiba em dezembro, mas a pedida salarial, junto com a de seus auxiliares, assustou e impediu o negócio de avançar. A bola da vez agora é Alberto Valentim, ex-lateral-direito e ex-auxiliar e técnico do Palmeiras no último Campeonato Brasileiro.


A indicação é de Cuca, treinador que tem forte ligação com o Botafogo e era o preferido da torcida, mas está fora da realidade financeira do clube. Valentim foi seu auxiliar no Palmeiras e também foi referendado por outros profissionais, como por exemplo Alexandre Mattos, diretor-executivo do Alviverde, e Ricardo Rocha, ex-técnico e atual comentarista.



Valentim foi auxiliar de Cuca e campeão brasileiro pelo Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber)


Apesar de buscar um perfil de maior experiência após ter efetivado dois auxiliares no cargo (Jair Ventura e Felipe Conceição), Valentim não é considerado uma aposta pela diretoria. Isso porque soma oito anos como auxiliar e já comandou o Red Bull Brasil no Paulistão e o Palmeiras no Brasileiro. O Botafogo buscou informações, e o salário estaria dentro de seu orçamento.


As negociações, no entanto, ainda não começaram. Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, Valentim se mostrou animado com a possibilidade, mas disse que não foi procurado ainda por ninguém do clube. Ele está livre no mercado desde dezembro.


– Qualquer treinador gostaria de trabalhar em um clube como o Botafogo, principalmente para um cara que está começando a carreira, como eu. Trabalhei com o Cuca, que sempre falou muito bem do Botafogo. Seria uma honra, mas não tem nada, ninguém me procurou ainda.



Primeira experiência como técnico foi no Red Bull Brasil no Paulistão (Foto: Red Bull Brasil / Media Manager)


Valentim começou como assistente técnico no Atlético Paranaense em 2012, e dois anos depois foi para o Palmeiras, onde foi auxiliar e eventualmente interino quando saíram os treinadores Ricardo Gareca, Oswaldo de Oliveira e o próprio Marcelo Oliveira. Trabalhou com Cuca na campanha do título brasileiro de 2016 e assumiu a equipe nas últimas 11 rodadas da competição do ano passado, obtendo seis vitórias, um empate e quatro derrotas, terminando como vice-campeão.


Mesmo após contratar Roger Machado para 2018, o Palmeiras queria a permanência de Valentim, que era funcionário do clube, com contrato sem tempo determinado. O clube ofereceu uma valorização salarial, mas ele nunca escondeu que seu interesse é seguir a carreira como treinador e entrou em acordo para sair. O Botafogo pode ser a nova oportunidade.


Enquanto o novo comandante não chega, Bruno Lazaroni é quem dá os treinos para os jogadores desde esta segunda-feira, no Nilton Santos. Filho do técnico Sebastião Lazaroni, ele era gerente das categorias de base do Botafogo no ano passado e desde o início da temporada vinha ocupando o cargo de auxiliar permanente da comissão técnica.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro