Páginas

domingo, 18 de março de 2018

Lesão de João Paulo, marcação perdida e buraco: por que o Bota perdeu do Vasco


Alvinegro se perde em campo sem seu capitão, oferece muitos espaços e acaba sofrendo três gols no clássico. Mesmo com derrota por 3 a 2, time se classifica no saldo de gols para a semifinal da Taça Rio




O Botafogo está classificado para a semifinal da Taça Rio. Graças ao saldo de gols, ultrapassou a Portuguesa-RJ, que perdeu de 4 a 0 do Flamengo, e terminou em segundo luar no Grupo C. Mas há mais motivos de preocupação do que comemoração.


O Alvinegro perdeu seu capitão João Paulo com uma grave lesão na perna direita, viu sua marcação ficar perdida em campo, deu muitos espaços pela direita e perdeu por 3 a 2 para o Vasco no Nilton Santos. A nova formação, com Marcos Vinícius e Leonardo Valencia, deu alguns resultados, mas ainda é nítida a falta de entrosamento. Para a revanche com o Cruz-Maltino, Valentim terá muito trabalho.



João Paulo fica caído após entrada forte de Rildo (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)


MARCAÇÃO PERDIDA
A perda de João Paulo foi além do abalo emocional: deixou um espaço na marcação que Valentim não conseguiu ocupar. O volante vinha sendo o melhor jogador alvinegro da temporada, organizando a defesa e fazendo a ligação com os homens de frente. Marcelo, que entrou em seu lugar, ainda está sem ritmo e sem entrosamento. E a zaga se perdeu. No primeiro gol do Vasco, dois jogadores estavam livres dentro da área. E no segundo, Ríos teve a liberdade de sair da direita para esquerda, onde ainda teve espaço para pensar e mandar no ângulo.


BURACO NA DIREITA
Paulinho também fez o que quis pelo lado direito da defesa. Foi nas costas de Marcinho que o Vasco criou chances claras no segundo tempo. Em uma, Igor Rabello salvou em cima da linha. Na outra, Paulinho entrou completamente livre para marcar o terceiro gol vascaíno. No ataque, Marcinho deu a assistência para o gol de Brenner, mas na defesa ficou devendo. Assim como sua cobertura.



Leo Valencia ainda não se entenderam no meio do Botafogo (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


NOVA FORMAÇÃO

A dupla de meias, com Marcos Vinícius centralizado e Valencia na ponta, ficou em campo até 25 minutos do segundo tempo. Criou boas chances enquanto teve fôlego, como o chute do brasileiro que desviou em Brenner e quase entrou, e a pancada do chileno de fora da área que passou rente à trave. Marcos Vinícius ainda sofreu o pênalti de Wellington. Para um primeiro teste, a produção não foi ruim, mas ainda precisa de mais entrosamento.


AGENDA

O Botafogo volta a campo já na quarta-feira, às, 21h45, pela semifinal da Taça Rio, de novo contra o Vasco, que terá a vantagem do empate pela melhor campanha.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro